Buscar

ATIVIDADE ESTRUTURADA-PESQUISA DE CAMPO pronta

Prévia do material em texto

Atividade Estruturada
Pesquisa de Campo- Futebol Infantil
‘
 Trabalho solicitado pelo professor como critério para obtenção de nota parcial para a matéria Psicologia Social II 
Alunos: Ademir Moura Camila Aves Maria Mônica Raquel da Silva
Profª: Kátia Flores
 �
	
	Psicologia Social II
	Atividade Estruturada-Pesquisa de Campo 
	
	Futebol infantil
	26/11/2015
	
 
Trabalho Solicitado pelo professor como critério para obtenção de nota parcial para AV 2. 
Alunos: 
Ademir Moura Camila Mattos Maria Monica RaquProfessora : Kátia Flores
�
 ATIVIDADE ESTRUTURADA – PESQUISA DE CAMPO
 TEMA: ESCOLINHA DE FUTEBOL
 DATA: 10/10/2015 (sábado)
 HORARIO: 08h30 min. ÀS 12h00
 LOCAL: CAMPO DA CICLOVIA-COMPLEXO DA MARÉ
Introdução 
O futebol chega ao Brasil no final do século XIX e início do século XX., mais especificamente em São Paulo, ocorre em 1894, quando Charles Miller, um estudante, filho de ingleses radicados em São Paulo, chegou de seus estudos na Inglaterra trazendo na bagagem duas bolas de futebol, um livro de regras e uniformes, além dos conhecimentos sobre o jogo aprendido na Banister Court School.
Observação 
As crianças começam a chegar por volta de 08h30min da manha no sábado, juntamente com os responsáveis e fazem a concentração fora e dentro do campo.
Os Responsáveis interagem entre si. Já possuem certa familiaridade por se encontrarem regulamente nos dias de atividade da Escolinha que é Terça, Quinta e Sábado.
Antes da partida ocorre um ritual. O TREINADOR coloca as crianças em fila e as fazem percorrer toda a ciclovia, dando Bom dia as pessoas que estão no local.
Enquanto as crianças jogam, os pais as observam e proferem palavras de incentivo, para que os mesmos tenham um ótimo desempenho dentro do campo.
As crianças variam de tamanho e por isso são dividas por altura: Primeiro joga os menores, depois os medianos e por último os maiores.
Ao final de cada partida todos se dirigem para uma garagem, aonde é chamada de SEDE pelo treinador. Nessa “SEDE” ficam guardados, os troféus, cones, medalhas, redes e material necessário para os treinos.
Enfim todos os apetrechos relacionados a Escolinha de futebol,é nessa “SEDE” também que ao final de todas as partidas todos se confraternizam desde Responsáveis,Crianças e ate o treinador, através do patrocínio que eles conseguiram com a Convenção (distribuidora de refrigerante) e Piraquê. 
Nascido e criado na Comunidade do Complexo da Maré, o treinador Mário Alves do Nascimento fundou a ESCOLINHA DO MÁRIO em 12/10/1996.
Palavras do TREINADOR: 
ESCOLINHA DO MARIO F.C FOI FUNDADA NO ANO DE 1996 COM INTUITO DE RETIRAR ALGUMAS CRIANÇAS DA RUA. NO COMEÇO ERAM JOGOS SÓ AOS SÁBADOS COMEÇAMOS COM 25 CRIANÇAS HOJE TEMOS 84 COM IDADE ENTRE 5 A 17 ANOS. MEU TRABALHO É DIFÍCIL, POIS NÃO TENHO NENHUM APOIO, MAIS FAÇO UM TRABALHO SÉRIO É POR AMOR. TENHO ALUNOS QUE SAIRAM DAQUI PARA CLUBES TUDO COM MUITO SACRIFÍCIO, MAIS VALE APENA. (MÁRIO, 2014)
“Eu sempre tive um sonho de ter uma escolinha de futebol para trabalhar com as crianças. Meu objetivo é retirar crianças da rua para que elas não fiquem ociosas” (MÁRIO, 1996)
ANÁLISE:
A prática esportiva é considerada um dos fatores importantes porque possui uma série de valores em seu contexto. 
A visão desse Treinador foi além de um simples jogo de futebol. Com essa iniciativa ele proporciona as crianças com vulnerabilidade social, a oportunidade , de brincar, se divertir, se sociabilizar com outras crianças, criar vínculos de amizade, afastando-as e as conscientizando sobre o perigo das drogas, pedofilias e prostituições, fatores estes infelizmente predominante nesse meio.
RELATÓRIO
A pesquisa abordou um tema sobre valores na sociedade e na educação. Um tema subjetivo que juntamente com uma iniciativa pessoal e com a família que são responsáveis pela formação de caráter, da percepção de valores dentro de uma sociedade da criança, tentam através do esporte inserir sentimentos e comportamentos “saudáveis” para esses indivíduos.
O contexto analisado foi Uma Instituição privada (ESCOLINHA DO MÁRIO), onde abrange cerca de 120 crianças de aprox. 6 a 14 anos.
Utilizou-se como recurso de coleta de informações a observação não-participante. Através dessa observação tentou-se registrar de forma sucinta a realidade das manifestações do futebol vivenciado no campo através dessa Escolinha.
Essa Escolinha revela como uma principal característica a presença de um Técnico, ou melhor, a intervenção de uma pessoa disposta a ensinar as qualidades de um jogador e a inserção de princípios e valores.
CONCLUSÃO:
O esporte tem o poder de unir pessoas na parte coletiva, pois requer um trabalho em equipe, espírito de solidariedade, ação conjunta e respeito. O futebol sempre esteve respaldado no significado cultural brasileiro. Nossas crianças são incentivadas, recebendo bolas, uniformes dos clubes preferidos de pais e parentes desde cedo.
Muitos grupos se formam ou se formaram pelo futebol, seja pra torcer ou praticar. Essa pratica proporciona a possibilidade de reunir pessoas independe das classes sociais, religião, cor, raça, gordo, magro, enfim pessoas diferentes unidades por um único prazer: O futebol.
Os adolescentes excluídos socialmente, sem acesso a uma educação de qualidade, encontram um espaço, um grupo e uma forma de “ser alguém” no futebol. Sendo assim, constata-se que é possível fazer a inclusão social deste neste esporte, já que este trás em si toda uma dinâmica de trabalho que exigirá concentração e total entrega do seu participante.
Referencia :
ESCOLINHA DO MÁRIO: https://www.facebook.com/Escolinha-do-mario-219845901543385/
http://fugedu.com.br/repositorio/wp-content/uploads/2015/03/O-FUTEBOL-COMO-FERRAMENTA-DE-INCLUS%C3%83O-SOCIAL-DE-ADOLESCENTES.pdf
http://www.efdeportes.com/efd111/futebol-das-ruas-as-escolinhas-de-futebol.htm
http://www.educacional.net/reportagens/futebol/parte-01.asp

Outros materiais