Buscar

Sistemas da Informação - Resumo AV2 Paulo Alipio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SISTEMA RESUMO
Segurança da Informação – Controles Bimétricos: Resumindo, a biometria é a autenticação / identificação de um indivíduo pelas suas características biológicas e comportamentais. Acesso restrito a determinado bem ou serviço. Pode ser realizada por aquilo que se possui (crachá, cartão), por aquilo que se sabe (senha) ou por aqui que se é (íris, voz, impressão digital). A biometria pode ser utilizada em um sistema de informação para resolver dois problemas importantes: a identificação e o acesso de usuários à rede de computadores. A autenticação biométrica envolve duas fases: registro no sistema (coleta de dados) e reconhecimento da característica biométrica
Os procedimentos de reconhecimento do usuário por meio da biometria podem ser aplicados de duas formas:
Um-para-um – o sistema simplesmente compara a característica biométrica apresentada com a informação registrada no banco de dados para aquele usuário;
Um-para-muitos – o sistema efetua a busca em todo o banco de dados, comparando as informações fornecidas até que seja encontrado ou não um registro idêntico aquele fornecido.
Quando a verificação da informação é positiva, o usuário terá acesso assegurado ao sistema, senão, será bloqueado.
Internet, intranet e extranet:
Internet: - conjunto de redes de computadores interligados no mundo todo, que os usuários podem obter informações e comunicação de alcance mundial.
Intranet: - Uma rede interna que as empresas usam para fornecer compartilhamento de informação, comunicação, colaboração e suporte.
Extranet - são conexões de rede via internet que liga a intranet das empresas com as intranets dos seus clientes e fornecedores.
Sistemas de Informação e seus conceitos:
Os principais tipos sistemas de informação nas empresas são :
Sistemas de processamentos de transações (SPTs): tem a funções de realizar e registrar as transações e informações necessárias para funcionamento da organização.
Sistemas de informações gerenciais (SIGs): desenvolve relatórios sobre o desempenho atual da organização, permitindo monitorar e controlar a empresa e até mesmo prevê seu desempenho futuro.
Sistema de apoio à decisão (SADs): sistema que foca em problemas únicos alterando-se com rapidez e que não possui procedimentos de resoluções pré-definidos. Esse sistema utiliza informações obtidas pelo SPT e SIG e também informações externas que auxiliaram na análise e na resolução do problema.
Sistema de apoio ao executivo (SAEs): auxilia a gerência com a apresentação de graficos e dados de diversas fontes através de uma interface de fácil manuseio. Estes sistemas são projetados para incorporar dados sobre eventos externos, como novas leis ou novos concorrentes, utilizando também informações do SIG e do SAD internos. Filtram, condensam dados críticos, mostrando apenas os mais importantes para gerência.
Sistema de informação – Conceitos básicos: - conjunto de componentes quando coletados, manipulados, armazenados e processados dados e informações são utilizados para tomadas de decisões e controle em uma organização. 
Um sistema e composto por: software, hardware, pessoas, banco de dados e telecomunicações.
CIO - Gerente de sistema de informação/ liderar serviços/ cria e comunicar visão/ promover e iniciar mudanças/ construir parcerias/ administrar informações e tecnologia
SPT - Sistemas processamentos de transações/ sistema que dão suporte às transações permitindo processamento em tempo real. Exemplo: processamento de pedidos, fatura, folha de pagamento... Nível operacional
SIG - Sistema de Informação Gerencial- Transformação de dados em informações. Gera informações para tomada de decisão/instrumento de avaliação e controle empresarial.
SAD - Sistema que através de informações e modelos especializados ajudam a resolver problemas organizacionais, tomada de decisão planejamento estratégico/controle gerencial e operacional.
CRM - Gerenciamento de relacionamento com cliente
ERP - Sistema de integração de gestão empresarial/ sistema que integra todos os dados e processos de uma organização em único sistema.
EDI é a sigla de Electronic Data Interchange, que em português significa Troca Eletrônica de Dados. É a troca de documentos via sistemas de teleinformática entre duas ou mais organizações de forma padronizada. Tem como um dos principais objetivos, ao substituir o fluxo de papéis entre elas, agilizar e reduzir os custos dos processos mercantis.
TEF é uma sigla de Transferência Eletrônica de Fundos, e consiste no conjunto de ações necessárias para executar um pagamento por meios eletrônicos, incluindo aí a Internet e vendas com cartões de crédito em estabelecimentos comerciais.
Na Automação Comercial, TEF é um módulo integrante ao aplicativo Frente de Loja ou PDV (Ponto-de-Venda) que possui a capacidade de processar pagamentos por cartão de crédito, tendo sido homologado junto às administradoras de cartão de crédito através de empresas especialmente contratadas para este objetivo.
Existem 3 tipos principais de TEF no mercado:
O TEF discado
O TEF dedicado
O TEF IP
Business Intelligence: refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e uteis a fim de analisar o negócio. As tecnologias BI são capazes de suportar uma grande quantidade de dados desestruturados para ajudar a identificar, desenvolver e até mesmo criar uma nova oportunidade de estratégia de negócios.
Toda e qualquer estrutura de BI deve possuir origem para os dados, pois não existe milagre ou mágica para geração das informações. Podem ser oriundas de várias fontes, mas com no mínimo uma. Lembre-se: tudo no BI possui uma origem. Consolidação: Uma solução BI deve possuir uma fase de consolidação dos dados da origem, com processos de transformação e tratamento de acordo com as características intrínsecas, que o tornam consistente, estável, centralizado e à disposição das necessidades informacionais da organização. Decisão: Todo sistema BI possui como único e exclusivo objetivo auxiliar a decisão. Por isso, esse é o seu último marco. Se a solução ao final não contemplar o que dela mais se espera, de nada ela servirá.

Outros materiais