Buscar

CORPO DO TRABALHO

Prévia do material em texto

1 – INTRODUÇÃO
Ainda na barriga de nossa mãe, o primeiro sentido que se desenvolve é a audição e o paladar, e quando nascemos ouvimos melhor que qualquer outra fase da nossa vida, mas enxergamos mal, a nossa visão ainda não está completamente pronta. Os cheiros, os barulhos, as cores, as coisas, tudo é muito confuso e assustador para um beber, mas é através do cheiro e do barulho que fazemos nossas primeiras relações com o exterior, o nosso olfato já esta aguçado e nos ajudando a sentir o estranho. 
Em poucas semanas eles estarão prontos e adaptados para não se assustarem mais com o que ouvem e sentem. Com propriedades mais aguçadas, nossos olhos, o que sentimos ou ouvimos nos deixam fitados as coisas em nossa volta, recebemos informais nervosas como se fosses estímulos a querer descobrir exatamente como é... E é nesse momento que começamos a desenvolver o sentido mais apurado: o tato. É hora de explorar o mundo.
O tato nos permite sentir o mundo a nossa volta, as nossas mãos são as principais resposta para que possamos entender como as coisas funcionam, o tamanho, textura, enfim. Aos poucos as mãos já não são suficientes e a boca entra em ação, como poderosa forma de também conhecer o mundo, as coisas.
Assim que nascemos sentimos a necessidade de nos alimentar e o olfato nos ensina exatamente como chegar até lá, mas não sentimos os gostos de forma muito desenvolvida pois o nosso paladar ainda não está pronto, o que só vai acontecer com o tempo. Por volta dos 2 ou 3 anos de idade é que as preferências e rejeições começam a aparecer com mais nitidez.
Com os sentidos prontos, estaremos prantos a conhecer o mundo, experimentar novos sabores, ver os melhores espetáculos, sentir o melhor abraço, ouvir as melhores musicas, e viver a maior experiência da nossa vida: a prender a relacionar-se com as pessoas, e consigo mesmo.
2 – ÓRGÃOS DOS SENTIDOS 
Os seres humanos têm cinco sentidos: audição, olfato, tato, paladar e visão. Eles nos garantem a percepção do ambiente em que estamos inseridos, reconhecendo tudo que está ao nosso redor, identificando se algo oferece ou não perigo à nossa sobrevivência.
Neste trabalho falaremos apenas de três: olfato, tato e paladar.
Por meio do tato, pegamos um objeto, sentimos como é sua textura, temperatura, etc. O paladar garante que percebamos os diferentes sabores e se o alimento está estragado, assegurando nossa saúde. O olfato permite que as partículas dispersas no ar sejam captadas e levadas ao cérebro, reconhecendo os diferentes odores. Para que os sentidos exerçam suas funções é necessário que as informações captadas cheguem ao cérebro, pois é ele quem decodifica e interpreta os dados.
Os sentidos são responsáveis pela nossa capacidade de interpretar o ambiente, ou seja, captar diferentes estímulos ao nosso redor. Sem os sentidos não seríamos capazes de perceber as variações do meio e, consequentemente, de produzir uma ação adequada diante de um perigo. 
O nosso organismo possui mecanismo de percepção que são denominados receptores sensoriais, essa capacidade de perceber o meio é possível graças à presença de receptores sensoriais, que captam os estímulos e transformam-nos em impulsos nervosos. Estes são interpretados em centros específicos do sistema nervoso, que produzirá respostas adequadas àquele estímulo. Esses receptores estão localizados nos chamados órgãos dos sentidos.
 Os receptores sensoriais podem ser classificados a partir do estímulo que são capazes de perceber. Os principais receptores são: quimiorreceptores - são receptores capazes de perceber estímulos químicos; fotorreceptores - são receptores capazes de perceber estímulos luminosos; mecanorreceptores - são receptores capazes de perceber estímulos mecânicos, como pressão e toques; fonorreceptores - são receptores capazes de perceber estímulos sonoros. Muitos autores consideram esses receptores como mecanorreceptores.
3 - OLFATO
Podemos adivinhar o que está no forno apenas pelo cheiro que sentimos no ar da cozinha. Esse é o sentido do olfato. Partículas saídas dos alimentos, de líquidos, de flores, etc. chegam ao nosso nariz e se dissolvem no tecido que reveste a região interna do teto da cavidade nasal, a mucosa olfatória. Ali a informação é transformada, para ser conduzida, através do nervo olfatório, até o cérebro, onde será decodificada.
  A capacidade do nosso olfato é significativa. Podemos distinguir milhares de odores diferentes e identificar substâncias que têm cheiro forte, mesmo quando muito diluídas. Em relação ao sentido do olfato de outros animais, o nosso não pode ser considerado um dos mais desenvolvidos. O cachorro, por exemplo, tem o olfato muito mais apurado.
 
3.1 ANOSMIA 
 
Perda parcial ou total do olfato. A perda de olfato pode ocorrer devido a congestão nasal ou um bloqueio do nariz. Não é grave, mas às vezes pode ser um sinal de uma condição do sistema nervoso (neurológica).
A perda temporária de olfato é comum com resfriados e alergias nasais, como febre do feno (rinite alérgica). Ela pode ocorrer depois de uma doença viral.
 Alguma perda de olfato ocorre com o envelhecimento. Na maioria dos casos, não há motivo óbvio, e não existe tratamento. O olfato frequentemente é perdido com desordens que evitam que o ar chegue à parte do nariz onde receptores de cheiro estão localizados (a lâmina cribriforme, localizada na parte superior do nariz). Esses distúrbios podem incluir pólipos nasais, deformidades do septo nasal e tumores nasais.
Outros distúrbios que podem causar perda de olfato incluem:
Mal de Alzheimer
Desordens do sistema endócrino
Trauma na cabeça
Desordens nervosas
Desordens nutricionais
Tumores da cabeça ou cérebro
Muitos medicamentos podem alterar ou diminuir a capacidade de detectar odores.
O olfato também aumenta sua capacidade de sentir gosto. Muitas pessoas que perdem o olfato também reclamam que perdem o paladar. A maioria ainda consegue distinguir entre gostos salgados, doces, azedos e amargos, que são sentidos na língua. Elas podem não conseguir diferenciar outros sabores. Alguns condimentos (como pimenta) podem afetar os nervos da face. Você pode senti-los em vez de cheirá-los.
Causas:
Alguns medicamentos (como anfetaminas, estrogênio, nafazolina, fenotiazinas, uso prolongado de descongestionantes nasais, reserpina e, possivelmente, produtos baseados em zinco)
Lesões na cabeça
Intoxicação por chumbo
Cirurgia nasal ou nos seios da face ou doença
Processo natural de envelhecimento
Radioterapia
Infecção respiratória superior viral recente
4 - PALADAR
Mesmo com os olhos vendados e o nariz tapado, somos capazes de identificar um alimento que é colocado dentro de nossa boca. Esse sentido é o paladar. Partículas se desprendem do alimento e se dissolvem na nossa boca, onde a informação é transformada para ser conduzida até o cérebro, que vai decodificá-la. 
Os seres humanos distinguem as sensações de doce, salgado, azedo e amargo através das papilas gustativas, situadas nas diferentes regiões da língua.
 
 Para sentirmos os diferentes sabores, os grupamentos atômicos dos alimentos são dissolvidos pela água existente em nossa boca e estimulam nossos receptores gustativos existentes nas papilas.
4.1 - ATUAÇÃO DO OLFATO EM CONJUNTO COM O PALADAR
Quando mastigamos uma goiaba, também sentimos o cheiro que ela exala. Isso ocorre porque as partículas da substância que compõe a fruta – a essência – são captadas pelo sentido olfativo. O fato que podemos detectar pelo olfato a essência da fruta nos possibilita identificar o sabor da goiaba. 
É pelo olfato que identificamos os sabores específicos, por exemplo, da pera e da goiaba, mesmo ambas sendo doces. Quando ficamos gripados, podemos constatar a atuação conjunta do olfato e do paladar. Um dos sintomas da gripe ou do resfriado é a produção de muito muco pelo nariz. Isso dificulta a circulação de ar (que carrega as partículas das substâncias) pela cavidade nasal. O ar não chega as célulasolfativas, prejudicando a percepção dos cheiros. Nessas ocasiões temos a percepção de que os alimentos, até os mais saborosos, perderam o gosto.
 
 
 
4.2 DISGEUSIA 
Os problemas vão de paladar distorcido a uma completa perda de paladar. Entretanto, uma incapacidade completa de sentir gosto é rara. 
A língua pode detectar apenas gostos doces, salgados, azedos e amargos. Uma boa parte do que é percebido como "gosto" é, na verdade, cheiro. Pessoas com problemas de paladar frequentemente têm um distúrbio de olfato que pode dificultar a identificação do sabor de um alimento (Sabor é uma combinação de gosto e cheiro).
Problemas de paladar podem ser causados por qualquer coisa que interrompa a transferência de sensações de gosto para o cérebro ou por condições que afetam a forma como o cérebro interpreta tais sensações.
Causas:
A sensação de gosto normalmente diminui depois dos 60 anos. Mais frequentemente, gostos salgados e doces são perdidos primeiro. Gostos azedos e amargos duram um pouco mais. Consulte: Mudanças nos sentidos com o envelhecimento.
As causas para paladar prejudicado incluem:
Paralisia de Bell
Resfriado
Gripe
Infecção nasal, pólipos nasais,sinusite
Faringite e faringite por estreptococos
Infecções nas glândulas salivares
Cirurgia no ouvido
Fumar bastante (especialmente cachimbo)
Ferimento na boca, nariz ou cabeça
Secura na boca
Medicamentos, como remédios antitireoidianos, captopril, griseofulvina, lítio, penicilamina, procarbazina, rifampin e alguns usados para tratar câncer
Glândulas inchadas ou inflamadas (gengivite)
Deficiência de vitamina B12 ou zinco
5 - TATO
O tato é um dos cinco sentidos. O órgão responsável por esse sentido é o maior órgão do corpo humano: a pele. Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na segunda camada da pele, a derme. O tato é o primeiro sentido a se desenvolver no embrião humano.
Na pele existem diversos tipos de receptores de estímulos táteis. São esses receptores que recebem e transmitem ao cérebro a sensação de toque. Alguns desses receptores são terminações nervosas livres, que reagem a estímulos mecânicos, químicos e térmicos, sobretudo os dolorosos.
Permite perceber a textura dos diferentes materiais, assim como a temperatura dos objetos, pelas diferenças de pressão, captando as variações da energia térmica e ainda as sensações de dor. Podemos sentir a suavidade do revestimento externo de um pêssego, o calor do corpo de uma criança que seguramos no colo e a maciez da pele de um corpo que acariciamos. Sem essas informações, nossas sensações de prazer seriam diminuídas, poderíamos nos queimar ou nos machucaríamos com frequência. Essa forma de percepção do mundo é conhecida como tato.
 Os receptores do tato percebem as diferenças de pressão (receptores de pressão), traduzem informações recebidas pelo contato com diferentes substâncias químicas, percebem também a transferência de energia térmica que ocorre de um corpo para outro (receptores de calor).
 
5.1 - LENDO COM AS PONTAS DOS DEDOS
Os deficientes visuais podem ler textos, algarismos, notas musicais etc. e também redigir os seus próprios textos pelo sistema braile. O alfabeto desse sistema é constituído de pequenos pontos salientes em uma folha de papel. A leitura é feita por leve pressão da ponta dos dedos sobre os pontos para a percepção de sua posição e número. A escrita é realizada por perfuração do papel por um instrumento apropriado. Isso é possível à grande concentração de receptores sensíveis às pressões na ponta dos dedos.
O sistema braile é utilizado internacionalmente e em todos os idiomas. Ele permite a representação de letras e de diversos outros sinais.
 Nossos sentidos nos informam, de várias maneiras, sobre o que está acontecendo a nossa volta. Podemos ver e ouvir, cheirar e sentir sabores. Podemos sentir a textura e a temperatura das coisas que tocamos. Nossos sentidos são impressionados pela matéria e a energia e, assim, nosso organismo entra em contato com o meio ambiente.
 No entanto, nossos órgãos dos sentidos são limitados, percebem apenas uma determinada quantidade de comprimentos de ondas luminosas, sonoras, etc. Do mesmo modo, nosso corpo suporta somente uma determinada quantidade de pressão. Mas o homem passou a criar instrumentos para ampliar a sua percepção do mundo, podendo enxergar objetos cada vez menores e maiores, compreender e identificar ultra-sons e infra-sons. Com a possibilidade de um novo olhar, o homem foi encontrando novos problemas, levantando novas hipóteses, chegando a novas conclusões e conhecendo novas realidades.
5.2 HANSENÍASE
A hanseníase, conhecida oficialmente por este nome desde 1976, é uma das doenças mais antigas na história da medicina. É causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Não é, portanto, hereditária.
Com período de incubação que varia entre três e cinco anos, sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas.
Com o avanço da doença, o número de manchas ou o tamanho das já existentes aumenta e os nervos ficam comprometidos, podendo causar deformações em regiões, como nariz e dedos, e impedir determinados movimentos, como abrir e fechar as mãos. Além disso, pode permitir que determinados acidentes ocorram em razão da falta de sensibilidade nessas regiões.
O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. Exames laboratoriais, como biópsia, podem ser necessários.
Esta doença é capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado. Entretanto, segundo a Organização Mundial de Saúde, a maioria das pessoas é resistente ao bacilo e não a desenvolve. Aproximadamente 95% dos parasitas são eliminados na primeira dose do tratamento, já sendo incapaz de transmiti-los a outras pessoas. Este dura até aproximadamente um ano e o paciente pode ser completamente curado, desde que siga corretamente os cuidados necessários. Assim, buscar auxílio médico é a melhor forma de evitar a evolução da doença e a contaminação de outras pessoas.
O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos e, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, em face do estigma que esta doença tem, não é necessário o isolamento do paciente. Aliás, a presença de amigos e familiares é fundamental para sua cura.
Durante este tempo, o hanseniano pode desenvolver suas atividades normais, sem restrições. Entretanto, reações adversas ao medicamento podem ocorrer e, nestes casos, é necessário buscar auxílio médico.
Segundo a OMS, nosso país é líder mundial em prevalência da hanseníase. Em 1991, foi assinado pelo governo brasileiro um termo de compromisso mundial, comprometendo-se a eliminar esta doença até 2010. Entretanto, a cada ano, há mais de quarenta mil novos casos tendo, entre eles, vários indivíduos em situação de deformidade irreversível.
Nos dias 24, 26 e 27 de janeiro são comemorados, respectivamente, o Dia do Hanseniano, o Dia Mundial de Combate à Hanseníase e o Dia Estadual de Combate à Hanseníase.
“Lepra”, designação antiga desta doença, era o nome dado a doenças da pele em geral, como psoríase, eczema e a própria hanseníase. Devido ao estigma dado a esta denominação e também ao fato de que hoje, com o avanço da medicina, há nomes apropriados para cada uma destas dermatoses, este termo deixou de ser utilizado (ou, pelo menos, deveria ter sido).
6 - CONCLUSÃO 
Com a ajuda dos órgãos dos sentidos o nosso corpo realiza a importante função, com auxilio de receptores externos de estímulos sensoriais dos sentidos. As suas funções são transformar os estímulos(luz, som, calor, pressão, etc.) em impulsos nervosos, onde esses percorrem as células nervosas até o centro nervoso, o cérebro (receptor interno). O cérebro traduz, interpreta e transforma os impulsos nervosos em sensações de quente, frio, de sabores, de cheiros, de sons, de percepção de luminosidade (claro ou escuro) ou de distinção de cores, ou seja, os órgãos dos sentidos permite-nos perceber o mundo à nossa volta.
REFERENCIA 
www.brasilescola.com/oscincosentidos/ 
Acessado em 29 de outubro de 2015
www.infoescola.com/anatomia-humana/tato/
Acessado em 29 de outubro de 2015
www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sentido5.php
Acessado em 31 de outubro de 2015
Portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9524
Acessado em 02 de outubro de 2015
www.minhavida.com.br/saude/temas/hanseniase
Acessado em 09 de outubro de 2015
www.google.com.br/imgens
Acessado em 10 de outubro de 2015

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes