Buscar

Competitividade e Estratégia

Prévia do material em texto

Competitividade e estratégia de produção:
A competitividade presente no ramo da administração da produção é algo que as empresas pesquisam com o objetivo principal de terem a idéia de como está à qualidade do seu serviço e a eficácia em relação a outras empresas do ramo. A competitividade mostra-se quando diferentes empresas e com mesmos objetivos, apresentam diferentes níveis de: qualidade, desempenho na entrega, flexibilidade e inovações, são estes os pontos onde as empresas que competem pelo mercado focam como prioridades competitivas e assim, podendo se auto-afirmar no mercado.
As prioridades competitivas se dão a partir dos desejos dos clientes, pelo que procuram numa empresa, esses desejos são o que fazem com que empresas tenham um objetivo para competir por clientes e suas vontades, as estratégias comerciais usadas.
Custo:
 	O custo esta diretamente ligado à competitividade comercial, no momento que os clientes procuram o menor custo de um produto e ao mesmo tempo de boa qualidade, é necessário para a empresa buscar de alguma forma o menor custo para produzir, aquela que consegue produzir mais com menor custo e lançar um produto ou serviço de menor custo estará obtendo o maior lucro e se saindo por cima na competição por consumidores, para que uma empresa tenha essa visão é necessário que se faça uma pesquisa de opiniões priorizando o custo desejado pelos clientes.
Qualidade:
 	A qualidade de um produto pode ser dividida em três pontos importantes: Primeiro deles a qualidade do projeto que se refere a como um produto ou serviço produzido atende as necessidades do cliente; qualidade de conformação que abrange a eficiência e eficácia do processo pelo qual o produto ou serviço passa ate estar finalizado e de bom rendimento de acordo com especificações e necessidades do cliente; e qualidade de serviço que pega toda a parte de informação, qualidade de atendimento ao consumidor tal como assistência técnica.
Desempenho na entrega:
 	A entrega do produto ou serviço se da pela velocidade de produção e eficácia no tempo de entrega. A velocidade de produção é um objetivo totalmente competitivo, pois se da pelo tempo que uma empresa levaria para produzir e entregar um produto ou finalizar um serviço de boa qualidade de acordo com especificações do consumidor, num tempo mais rápido que a concorrência; a eficácia na entrega é um objetivo que a empresa não pode deixar de lado, pois se da pelo tempo que se leva para entregar o produto a seu consumidor no prazo definido com antecedência, seja ele a longo ou a curto prazo.
Flexibilidade:
 	Essa flexibilidade que se fala representa como uma empresa pode: adaptar seus produtos as necessidades dos seus clientes, a relação entre o tempo definido para um produto ser feito e o tempo que ele leva para ser feito podendo passar do tempo ou se adiantar na produção, com que facilidade a empresa consegue suprir a demanda do mercado ou de clientes específicos, essa flexibilidade é uma prioridade, pois reflete como a empresa lida com seus funcionários, seu produto e seu cliente consumidor, a flexibilidade é a facilidade que a empresa tem em geral com a produção, rapidez, entrega qualidade, menos custo e mais lucro alem da satisfação do cliente.
Inovação:
 	Inovação é um objetivo muito importante na competição por mercado, tendo um foco em melhorias nos produtos, nos processos de produção e serviços, inovar é o objetivo necessário nas empresas, pois através das inovações a produção em massa fica mais rápida suprindo mais o mercado lucrando mais, isso ajuda na diminuição de desperdícios e na produtividade, a qualidade do produto e a rapidez na entrega, a necessidade dos produtos estarem sempre atualizados é muito grande para que não haja uma queda no mercado consumidor. A inovação dos processos é aquela parte que através de pesquisas com os consumidores podem-se ter novas idéias para produtos, inovações para que os produtos não fiquem obsoletos e não saiam do mercado, novos processos para facilitar a produção e os serviços prestados.
Processo de tomada de decisões:
 	Para um administrador da produção tomar decisões que afetaram a forma de trabalho de uma empresa ele não podera simplesmente tomar essa desisão sem fazer pesquisas em campo com os consumidores, pesquisas de qulidade, demanda , custo beneficio.
O administrador deverá pesar cada decisão e conseguencia de sua escolha, visando a melhoria na qualidade do produto ou serviço,velocidade no processo de produçao , eficacia no termino, diminuição no desperdicio de materias e almento do lucro final.

Outros materiais

Perguntas Recentes