Buscar

Meu resumo de LITISCONSÓRCIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LITISCONSÓRCIO
CONCEITO = pluralidade de pessoas atuando como parte no mesmo polo da relação processual.
ATIVO: mais de 1 autor
PASSIVO: mais de 1 réu
MISTO: mais de 1 autor e mais de 1 réu
ESPÉCIES 
INICIAL OU INICIARIO: Já consta na petição inicial. Quando a ação já começa com vários sujeitos no polo passivo ou ativo
Ex : Fulano e Cicrano são donos de uma oficina mecânica. Os dois me devem uma grana. Por causa disso, resolvi propor uma ação de cobrança contra os dois. Nesse caso, haverá um litisconsórcio passivo nesta ação e ele será inicial.
ULTERIOR: é aquele que não consta na petição inicial, Surge incidentalmente no curso do processo.
 Ex: chamamento ao processo, denunciação da lide.
Ex: fulano movia uma ação sozinho e morre no curso do processo , fulano tem 2 herdeiros que entram como autores.
Ativo Ulterior: é possível desde que não tenha dado nenhuma liminar
LITISCONSÓRCIO SIMPLES: há uma demanda conjunta, mas a decisão do juiz vai ser separada para cada uma das pessoas que compõem o polo.
Exemplo, um acidente de avião no qual ninguém morreu, mas muitas pessoas se feriram e tiveram perdas materiais, (malas e seus pertences que pegaram fogo). Como o acidente é um fato único, todos os passageiros poderiam propor apenas uma ação. Teríamos um litisconsórcio ativo inicial. Entretanto, como cada passageiro teve danos diferentes, o juiz poderia dar uma decisão diferente para cada um, como, por exemplo, um valor de indenização diferenciado para cada passageiro. Nesse caso, chamamos de litisconsórcio SIMPLES. 
LITISCONSÓRCIO UNITÁRIO: A sentença deve ser necessariamente idêntica para todos.
Ex: O ministério público, percebendo que a autoridade que realizou um casamento era incompetente, decide propor uma ação de desconstituição de vínculo conjugal contra os cônjuges. Essa ação deve ser proposta contra o marido e contra a mulher. Nesse caso, percebam, há um litisconsórcio passivo unitário no processo, pois, quando for desconstituída a relação, ambos deixarão de ser casados, ou seja, a mesma decisão igual para os dois. 
LITISCONSÓRCIO Facultativo: é aquele que pode ou não ser instaurado.
Ex: 2 credores solidários, eles podem mover a ação sozinhos ou em conjuntos
Ex: 2 devedores solidários é possível mover a ação somente contra 1 ou em face de ambos.
Facultativo unitário:
Ex: A, B e D são condôminos de um prédio de apartamentos, ou seja, são
Proprietários de um bem que possui áreas comuns, dividindo, portanto, vários interesses. Um morador "C", desse prédio, resolve construir um "puxadinho" em uma dessas áreas comuns. Nesse caso, ele estará ofendendo o direito de A, B e D. Qualquer um deles pode reivindicar o bem que C invadiu. Assim, podemos concluir que o resultado dessa ação atingirá todos os condôminos. Portanto, o litisconsórcio será unitário (mesma decisão para todos). 
 Ocorre, porém, que, talvez, B e D não queiram ir para a justiça. A então, sozinha propõe a ação. Mas será que ela pode? Sim, A pode propor sozinho a ação, pois esse litisconsórcio é facultativo, conforme dispõe o art. 1314 do Código Civil. 
LITISCONSÓRCIO ANOMALO OU ANORMAL: É aquele em que os litisconsortes são ou foram adversários em outro processo.
EX: A Move em face de B uma ação reivindicatória de uma casa, dai um terceiro move uma ação de oposição em face de A e B.
EX: Marido move uma ação de anulação de casamento em face da mulher e o casamento foi anulado, dai o Ministério público move uma ação rescisória cujo os réus são, Marido e Mulher.
LITISCONSÓRCIO MULTIDUNÁRIO: são aqueles em que tem um número excessivo de litisconsortes.
Ex: 30 pessoas se unem e movem uma ação .
Litisconsórcio Necessário: é aquele em que é exigida a presença de duas ou mais pessoas num dos pólos do processo, seja em virtude da natureza da relação jurídica, seja por imposição da lei.
É aquele cuja formação é obrigatória. O processo não pode prosseguir e o juiz não pode julgar validamente, se não estiverem presentes todos os litisconsortes necessários.
GERALMENTE O LITISCONSORCIO NECESSARIO É UNITARIO
Ex : ação Pauliana, proposta por Credor prejudicado contra os celebrantes do negócio Celebrado em fraude contra credores (ação anulatória).
Ex :
a) a ação verse sobre direitos reais imobiliários; 
b) ações resultantes de fato que digam respeito a ambos os cônjuges ou de atos praticados por eles; 
c) ações fundadas em dívidas contraídas pelo marido a bem da família, mas cuja execução tenha de recair sobre o produto do trabalho da mulher ou de seus bens reservados; 
d) ações que tenham por objeto o reconhecimento, a constituição ou a extinção de ônus sobre imóveis de um ou de ambos os cônjuges.
obs: o fato de haver um litisconsórcio necessário não significa que obrigatoriamente ele deverá ser unitário. Pode sim haver litisconsórcio necessário e simples.
Ex: ação de uso capião = necessário simples.
Aquele que quer usucapir um imóvel precisará citar o antigo proprietário e todos os vizinhos fronteiriços ao imóvel a ser usucapido. Haverá, nesse caso, um litisconsórcio passivo necessário Porém, vocês hão de concordar que a decisão não será a mesma para o proprietário e para os vizinhos. O proprietário, cujo nome consta no registro do imóvel, poderá perder o imóvel em discussão. Já os vizinhos apenas terão preservados os limites dos seus imóveis juntos aquele imóvel usucapido. Ou seja, o litisconsórcio é necessário e, ao mesmo tempo, simples.

Outros materiais