Buscar

Síndrome de Burnout

Prévia do material em texto

Atividade
 Pedagógica
 II
Aluno: Daniel Sales Pimentel
Disciplina: Psicologia e Administração
Síndrome de Burnout
	É um distúrbio psíquico que ocorre quando há um esforço físico e/ou mental muito intenso.
	Primeiramente temos que entender o que é um distúrbio psíquico e quais são suas características. A psicose é um estado psíquico em que o paciente normalmente apresenta certo desvio da realidade como a entendemos. Apresenta delírios, alucinações e alterações da consciência em geral.
	A Síndrome de Burnout se caracteriza por um cansaço mental ou físico que surge a partir da dedicação exacerbada que o profissional tem para com o seu trabalho. A “necessidade” que o ser humano tem em ser o melhor no que faz, pode acarretar inúmeros problemas. Quando uma pessoa quer ser a melhor em alguma coisa, ela se esforça para conseguir atingir o nível esperado. O grande problema da Síndrome de Burnout é que, de certo modo, a pessoa não consegue enxergar este limite, acreditando que o seu desempenho nunca está satisfatório. Enquanto o desempenho do portador da Síndrome é reconhecido, não há problemas, porém quando o desempenho é considerado insuficiente, os problemas começam a surgir. Como o portador mede sua auto-estima a partir do seu desempenho/sucesso profissional, quando acontece uma reprovação a auto-estima dele irá cair, ele aplicará um esforço maior para atingir o reconhecimento, ocorrendo um maior cansaço físico e mental, tomando mais tempo do seu dia. A pessoa começa a evitar contatos externos empregando toda sua atenção ao trabalho. Na mente do portador da Síndrome, o que importa é o trabalho e o reconhecimento do mesmo, criando um descaso com as necessidades pessoais como: tomar banho, comer, divertir-se, entre outros. A pessoa se mantém “escondida”, não percebendo os problemas que estão acontecendo com ela mesma. Dependendo do nível em que a Síndrome se encontra, a depressão é um dos sintomas, seguida de indiferença, exaustão, desesperança, entre outros. Muitos outros sintomas podem aparecer no decorrer da Síndrome, porém não são necessariamente definitivos no diagnóstico da síndrome, tais como: dores de cabeça, tremores, tonturas, falta de ar, falta de concentração, insônia, problemas digestivos, entre outros. 
	Como os sintomas são muito variados, o diagnóstico da Síndrome torna-se complicado por ser parecido com sintomas de outras doenças e síndromes. A observação prévia da Síndrome de Burnout é muito importante para ajudar o paciente a voltar ao seu estado psíquico normal. Quando a Síndrome é observada e diagnosticada na fase em que ocorre depressão e colapso físico e mental, o tratamento médico e psicológico é urgente.

Outros materiais