Buscar

Tarefa 1 - CRE1100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Nathalia Barbieri Crespo
Curso: Administração
Disciplina: CRE1100 – O Humano e o Fenômeno Religioso
Professor: Roberto Teixeira Correa
Data:13 de Abril de 2015
TAREFA 1:
Construa um texto que contemple as principais ideias apresentadas nestas aulas. Indique o que constituiu novidade para você sobre o tema da tolerância/ intolerância religiosa. Cite exemplos. É possível lutar contra o fundamentalismo e intolerância religiosa? Qual o lugar e o papel do diálogo entre as religiões?
Ao meu ver e entender, religiões são motivos ou fábulas que o ser humano criou para ter mais confiança em suas atitudes e crenças. Estas, oferecem às pessoas, uma esperança de salvação e um método para reforçar o bem viver. 
Independente de serem completamente diferentes, todas as religiões tem algo em comum. Dentre os assuntos em comum estão: o debate sobre a origem e para onde tudo vai ou em busca de um fim à tudo; o direcionamento do caminho de como se livrar de sofrimento e da culpa; a explicação como se deve agir com outros; e o questionamento do sentido da vida e da morte. Para o Pastor Israel Belo de Azevedo da Igreja Batista Itacurucá, “Religião é o espaço para esperança, tanto para o presente, quanto para o futuro.”
A disseminação das religiões foi acontecendo aos poucos. A maioria dos cristãos morava na Europa, mas com a evangelização de colonos, essa grande maioria se transformou nos residentes das colônias europeias. Com o tempo houve separações evangélicas também presencialmente fortes nessas regiões. Da parte dos judeus, esse espalhar de conhecimentos teve ajuda da migração para a América durante a segunda Guerra mundial. Já dos  budistas e do povo híndi cresceram mais pelo fato da globalização, facilitando o acesso às religiões que antes eram menos comuns.
Eu acho que o pluralismo religioso brasileiro, mostrado pelo censo 2000/2010, já era esperado segundo a globalização e mostra também como o brasileiro tem uma tolerância religiosa bastante abrangente. Diferentes religiões têm aprendido a conviver entre si, o que resulta no reconhecimento e respeito mútuo. 
Porém, nem todas as religiões conseguem atingir esse respeito e reconhecimento às outras. A igreja evangélica pentecostal demoniza os cultos afro-brasileiros entre outros que sugerem um deus, uma imagem diferente. Na maioria das religiões no Brasil, dá para perceber uma certa "disputa" por seguidores e para ver qual é a melhor, qual a população prefere, qual irá sobreviver. Hoje em dia, religião não tem mais relação com status ou educação. É somente uma questão de fé. Por isso, dá pra perceber que a religião católica vem perdendo seguidores, pois muitos ideais da igreja são bastante retrógados à maneira de se pensar da população brasileira.
Em "O Sagrado em Novos Itinerários", o autor vê a secularização como uma pluralidade e recomposição de crenças. A forma em que se observa o enfraquecimento dos grandes pilares religiosos ajuda a entender o aumento daquelas pessoas que misturam vários pontos de diversas religiões parar formar a sua própria fé. Isso se reflete na Nova Era, que tem a experimentação religiosa primeiro, para depois a pessoa gerar uma própria visão de religião. Esse tipo de relação com religiões também vem crescendo no Brasil.
O grupo dos "sem religião", na minha opinião, é composto por pessoas que ainda não se identificaram com uma proposta ainda. São pessoas que sofreram desilusões religiosas ou apenas não se conformam aos ideais alguma religião mais conhecida. Muitos desse grupo acreditam na existência de um deus ou poder superior, mas buscam uma maneira mais informal de demonstrar suas crenças. Essas pessoas geralmente tem uma mente mais aberta e se esforçam a entender e respeitar a religião dos outros. 
O que eu entendo dessas pesquisas é que as pessoas fazem da religião, uma competição pra ver quem tem mais fiéis e essa não é a proposta inicial das religiões. É simplesmente um modo de uma pessoa se identificar com algo que ela acredita, juntando seus valores e sua cultura. Nada mais. Não se deve demonizar crenças dos outros. Se o objeto de veneração de outra pessoa parece ser ridículo, deixe que esta descubra por conta própria. Não se pode converter alguém à força. Tem que se acreditar numa mudança interna para haver uma externa.
Respeito acima de tudo é fundamental para qualquer tipo de religião.

Outros materiais