Buscar

Av. - Rebeca - ADM. DE SISTEMAS DE INF.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0432_AV_ » ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	CARLA CASTILHO FERREIRA BASTOS
	Turma: 9006/AC
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 13/11/2015 08:30:28
	
	 1a Questão (Ref.: 201402730150)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Nas empresas, as pessoas utilizam os sistemas de informação como recursos para efetuar a coleta, o processamento, a produção, o armazenamento e as atividades de controle que transformam os recursos de dados em produtos de informação. Os dados, a informação e o conhecimento são elementos essenciais para que as pessoas possam desenvolver, da melhor forma possível, as suas atividades. Entretanto, dado não é informação e Informação não é conhecimento.
Nesse contexto, explique quais são as diferenças conceituais entre Dados, Informação e Conhecimento.
		
	
Resposta: Dados: São informações coletadas, porém não muda nada na tomada de decisão. Ex: Em momentos de eleição,um pesquisador recolheu dados da população sobre em quem iriam votar. Esses dados são importantes , mais não diz quem irá ganhar. Informação: Já as informações são inseridas no sistema gerando um maior resultado. Conhecimento: Vai muito além das informações. O conhecimento gera um dado inteligente, pois é toda parte humana onde extrai as informações por conhecimento,vivência e não por informações coletadas.
	
Gabarito:
O aluno deverá tangenciar os seguintes pontos: Dado é a simples representação de um determinado fato, sem que se possa estabelecer algum significado. É um simples registro, um elemento em sua forma bruta que, isoladamente, não possibilita análise e não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Informação é um conjunto organizado de dados aos quais foi atribuído um significado, dentro de um contexto específico, permitindo, portanto, avaliar (e compreender) uma situação e, a partir daí, resolver problemas e tomar decisões. Trata-se de um conjunto de dados que foram processados, relacionados, tratados e contextualizados. O conhecimento é a capacidade de estabelecer relações e refletir sobre as informações que estão à disposição, criando assim mais (novas) informações e/ou ampliando o conhecimento já existente, com o propósito de resolver problemas, tomar decisões, inovar e aprender. É o esforço de investigação para explorar, descobrir aquilo que está oculto e que ainda não está compreendido, ou seja, é se inteirar realmente do assunto. Portanto, o conhecimento vai muito além da informação, pois ele além de possuir um significado tem uma aplicação prática.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Veja o gabarito.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402539868)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Por que, na atualidade, é grande a necessidade de se utilizar melhores mecanismos para prover a segurança das transações e do armazenamento de informações?
		
	
Resposta: A tecnologia tem crescido a cada estante na atualidade. Os sistemas a cada dia tem se tornado o maior meio de comunicação e administração das organizações. Porém, não basta ter apenas os melhores mecanismos de sistema, se não houver segurança. As empresas precisam se preocupar com a segurança de seus dados, pois do mesmo modo que a tecnologia avança, os hackers avançam, tentando invadir a privacidade dos sistemas, e assim, afetando toda a organização. É necessário uma proteção maior e sempre se preocupar com a segurança dos dados,com senhas e logins, criptografia, etc...Investindo sempre em software de proteção.
	
Gabarito: O aluno devrá tangenciar: Computadores cada vez mais rápidos são lançados em curto espaço de tempo, as redes de computadores são cada vez mais usadas por organizaçõescada vez mais dependentes dessa nova tecnologia, sendo quase impossível manter seus negócios sem o auxilio do computador. Dentro desse contexto e, devido a extrema importância das informações internas e externas à organização, surgiu, então a necessidade de se utilizar melhores mecanismos para prover a segurança das transações e do armazenamento de informações, principalmente informações confidenciais e/ou críticas para o negócio.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Veja o gabarito.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403087233)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com a implementação de um Sistema de Informação as empresas procuram um benefício significativo, preferencialmente de longo prazo sobre a concorrência, e que proporcione o aumento do custo de oportunidade. De qual benefício estamos falando:
		
	
	Operações
	
	Clientes
	 
	Estratégia
	
	Lucro
	 
	Vantagem Competitiva
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402529834)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os recursos de um sistema de informação podem ser classificados em:
		
	 
	Pessoas, Hardware, Software, Dados e Redes.
	
	Funcionários, Hardware, Software, Dados e Redes.
	
	Funcionários, Computadores, Software, Dados e Redes.
	
	Pessoas, Computadores, Programas, Informação e Redes.
	
	Funcionários, Computadores, Programas, Informação e Conhecimento.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403185351)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	1- Em SI ____________ significa que um sistema de informação deve produzir feedback, ser monitorado e avaliado, para determinar se o sistema está atendendo aos padrões de desempenho estabelecidos, ou seja, se ele está se dirigindo à realização de sua meta. A função de controle faz os ajustes necessários aos componentes de entrada e processamento de um sistema para garantir que seja alcançada a produção adequada.
		
	
	Hardware
	
	Software
	
	Arquivos
	
	Banco de Dados
	 
	Controle
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403185353)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os sistemas colaborativos, aumentam as comunicações e produtividades de equipes ou grupos de trabalho. Logo, um bom exemplo para os sistemas colaborativos são:
		
	
	Os projetos de uma organização.
	
	O Sistema Financeiro adotado.
	
	O Marketing da empresa.
	 
	As Videoconferências para realizar reuniões e coordenar suas atividades.
	
	Os Recursos Humanos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403064957)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque a opção CORRETA, quanto aos fatores importantes na construção dos sistemas de informação. I. Os sistemas de informação podem ser usados para ajudar as empresas a se tornarem fabricantes de alto custo. II. Os sistemas de informação podem ser usados para ajudar as empresas a se tornarem fabricantes de baixo custo. III. Os sistemas de informação podem ser usados para ajudar as empresas a diferenciar produtos e serviços para reter clientes e fornecedores. IV. Os sistemas de informação podem ser usados para ajudar as empresas a atender novos mercados utilizando aplicações de respostas eficientes.
		
	 
	Todas as opções estão incorretas.
	
	Somente as opções I, II e III estão corretas.
	 
	Somente as opções II, III, IV estão corretas.
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	Somente as opções I, II e IV estão corretas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403221805)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Após estudarmos o Sistema de Informação Gerencial (SIG) entramos em um sistema mais que envolve diretamente o nível diretivo da empresa dando apoio à decisão denominado SAD - Sistema de Apoio á Decisão que é baseado em computadores que combina modelos e dados, com grande envolvimento dos utilizadores, e que visa resolver problemas pouco/não estruturados. Escolha abaixo a opção correta.
		
	
	Apoio em partes das fases intermediárias, técnicas e operacionais relativas as áreas gerenciais.
	 
	Apoio em algumas partes das fases relativas à tomada de decisão.
	
	Combinação de técnicas (analíticas) de modelação com técnicas de manipulação sem apresentação de dados para os tomadores de decisão.
	
	Possui pouca ênfase na facilidade de utilização ena flexibilidade /adaptabilidade.
	 
	Apoio em decisões sobre problemas complexos, insuficientemente especificados.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403189785)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando buscamos Sistemas Especialistas e sistemas baseados em conhecimento, também procuramos ampliar o conceito de decisões programadas e possibilitar que conhecimentos sejam armazenados nos computadores. Portanto, podemos afirmar que:
		
	
	O Marketing da empresa está baseado exclusivamente para o SE.
	
	Se não houver o Sistema Especialista, não haverá contratação de profissionais.
	 
	De fato, Sistemas Especialistas são importantes para a manutenção da empresa no Mercado.
	
	Não há como dissociar o SE do SIG, ambos são iguais.
	
	O DP só funciona com um Sistema Especialista, sem este, não há DP.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403200567)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Além da transferência bancária e do cartão de crédito há ainda outra forma de pagamento utilizada no e-commerce (Comércio Eletrônico), denominada Transferência Eletrônica de Fundos (TEF). Marque a afirmativa FALSA referente aos tipos de serviços criados sobre essa tecnologia:
		
	
	Correspondente bancário, o que permite que depósitos, saques, pagamentos de contas e outras transações bancárias sejam feitos diretamente no caixa (PDV) de qualquer estabelecimento comercial que disponha do serviço de TEF instalado.
	
	Consulta de fichas de crédito (ACSP - Associação Comercial de São Paulo).
	 
	Efetuar pagamentos a um estabelecimento comercial com a necessidade do uso de papel moeda ou cheque.
	
	Consulta de cheques (Serasa - Centralização de Serviços dos Bancos).
	
	Consulta de dados, documentos e informações cadastrais.

Outros materiais