Buscar

Sociologia Jurídica Caso 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA - CCJ0108TítuloSEMANA 10Descrição
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica,envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudadocomo fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado como sistema disciplinador derelações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casosconcretos, a saber:
CASO CONCRETO
De acordo com MacIntyre (1983), os seres humanos têm uma necessidade de autoconhecimento, que inclui as possibilidades derelacionamento com outros seres humanos. O estudo das formas conviviais é objeto da reflexão de homens comuns e dasociologia. É a observação das relações intersubjetivas que permite identificar novos temas, e estes tem dado origem àteorização. Chegamos a um ponto em que a evolução tecnológica torna mais complexa a organização social e do trabalho, e osindivíduos têm, cada vez mais, identidades fragmentadas e uma dependência orgânica uns dos outros. De acordo com essa novaformatação social, expande-se uma lógica pluralista e multiplicamse os interesses, os grupos de pressão e a natureza dasreivindicações ao Estado. Diversos movimentos sociais impõem novos desafios ao fazer político. Especialmente movimentossupranacionais, como o movimento feminista e o movimento ambientalista alteram o coletivo significante para determinadotipo de institucionalização. (Adaptado de CARVALHO, Alvino. Movimentos culturais e justiça social: um estudo da cultura hiphop mineira. Disponível em: www.bibliotecadigital.ufmg.br). O movimento feminista e a luta em favor dos direitos das criançassão reconhecidos historicamente como movimentos sociais essenciais que estimulam mudanças no plano jurídico e alteram oestatuto legal da família no Brasil.
Responda:
1. O que é necessário para o surgimento de um movimento social?R: A existência de tensões sociais por uma multiplicidade de interesses em torno das quais pessoas se reúnam comengajamento político.
2. Aponte exemplo de produção normativa que seja decorrente da pressão do movimento feminista, em nosso país?R: O fim do pátrio poder, a união estável.
3. Além do movimento feminista e do ambientalista que outro movimento pode ser considerado supranacional?R: Os movimentos anti-raciais, movimentos pela paz, movimento LBGT, etc...
QUESTÕES OBJETIVAS1. O problema do analfabetismo é alvo de discussões e estudos desde a independênciado Brasil, quando apenas 0,20% da população era alfabetizada. Desde então, sabe-sequais grupos sociais não têm acesso à escolarização. Os dados do SAEB são exemplos disso e apontam que o problema doanalfabetismo, na escola ou fora dela, é parte de problemas maiores, de natureza política, que envolvem
A) igualdade social, o da justiça social e o da inclusão.B) igualdade social, o da cidadania e o da exclusão social.C) desigualdade social, o da cidadania e o da exclusão social.D) desigualdade social, o da justiça social e o da inclusão social.
2. Abaixo são apresentadas duas proposições:I – Ao indivíduo transexual que tenha realizado cirurgia de mudança de sexo é autorizada, por jurisprudência do STJ, amudança de prenome e de gênero no registro civil.Porque
II – Os ministros do STJ reconhecem que as pessoas sejam nomeadas e reconhecidaspelo modo como elas se identificam para o outro, e sejam respeitadas como tal.Considerando-se essas proposições, é CORRETO afirmar que:
A) as duas são falsas.B) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.C) as duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.D) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa

Outros materiais

Outros materiais