Buscar

Sociologia Jurídica Caso 12

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA - CCJ0108TítuloSEMANA 12
Descrição
Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica, envolvendo a compreensãonecessária de que o direito, para ser entendido e estudado como fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado comosistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casosconcretos, a saber:
CASO CONCRETO
Menores são apreendidos com drogas em favela de Niterói
O DIA
Rio – Quatro menores e grande quantidade de drogas foram apreendidos nesta quarta feira, durante patrulhamento deuma unidade de Patrulha Tático Móvel (Patamo) do 12º BPM (Niterói). Segundo a PM, em ronda de rotina pelacomunidade Nova Brasília, em Niterói, Região Metropolitana, os agentes avistaram quatro adolescentes suspeitos que,em seguida, tentaram fugir e foram alcançados pelos policiais.
Com eles, a polícia encontrou: uma pistola 9 milímetros com numeração raspada, munições, pedras de crack, maconha,pinos de cocaína, frascos de cheirinho da loló, caderno de anotações do tráfico e um aparelho celular. Os menores, trêsde 16 anos e um de 17, foram conduzidos à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), no centro dacidade, onde a ocorrência foi registrada. (Disponível em: http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-06-03/menores-sao-apreendidoscom-drogas-em-favela-de-niteroi.html,acesso em 27 jun 2015).
A notícia retrata a situação da materialização do desvio social nas comunidades carentesno país, em especial em relação aos mais jovens.
1. Aponte, com base na leitura do Livro Didático, quais entre as principais causas da violência se aplicam ao casoapresentado.R: As principais causas são: polícia ineficiente, legislação criminal defasada, estrutura do judiciário obsoleta, sistemaprisional que não reeduca.
2. A aplicação de lei mais rigorosa solucionaria o problema?R: Não, o que pode modificar são ações efetivas e alternativas para a ressocialização do preso, com trabalho etratamento digno.
QUESTÕES OBJETIVAS
1. O crime por encomenda retorna ao noticiário policial do país, seja na forma de um assassinato à queima-roupa à mesade um bar, ou na degola serial que ceifou sete vidas em uma fazenda: exemplos de brutalidade em um Brasil onde aposse da terra, a disputa política e a desavença pessoal ainda são decididas pela justiça das próprias mãos.
O Estado de S. Paulo. Caderno Aliás, 6/5/2011, capa.
O crescimento da violência no país nos últimos trinta anos produziu uma estatística trágica: cerca de 1,1 milhão depessoas foram assassinadas nesse período. Apenas no ano passado, foram mortas cinquenta mil pessoas, ou cento etrinta e sete por dia, média superior ao massacre do Carandiru. Esses números são muito maiores aos registrados, porexemplo, em cinquenta e três anos de disputa entre Israel e árabes, que levou à morte de 125 mil civis. O Globo.15/12/2011, capa (com adaptações).Tendo os textos acima como referência e considerando a amplitude do tema por elessuscitada, aponte a opção correta:
A) A violência hoje existente no Brasil reflete uma realidade essencialmente urbana, possivelmente fruto de umprocesso de urbanização sem planejamento e incapaz de absorver os segmentos mais excluídos da população.
B) A violência é uma questão tipicamente racial, se verificar a maioria da população criminosa pertence a somente umtipo étnico.
C) A violência não se restringe aos centros urbanos, mas a todos os locais como bem o demonstram os exemplosapresentados.
D) A violência está restrita às parcelas economicamente inferiores e que desejam a qualquer custo ter acesso aos bens deconsumo dos mais privilegiados economicamente.
2. Sobre as proposições abaixo:
I - O narcotráfico é uma das expressões mais visíveis do crime organizado, o qual, identificando-se com a realidademundial contemporânea em que está inserido, também procura agir de forma globalizada.
II – Com o desenvolvimento da tecnologia da informação, um dos vetores da globalização, aumentam também aspossibilidades de expansão das atividades do crime organizado, como o terrorismo, as máfias e o tráfico de drogasilícitas.
III – A ação de organismos multilaterais, como a ONU e o Tribunal Penal Internacional, contribuiu consideravelmentepara a redução da ação do crime organizado em escala global, especialmente o relacionado ao tráfico de drogas ilícitas eà lavagem de dinheiro.
A) I apenas está correta.B) II apenas está correta.C) III apenas está correta.D) I e II estão corretas.E) II e III estão corretas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes