Buscar

Constitucional III 001

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Jefferson Lucas – Questões Comentadas
Direito Constitucional 
 Organização Político-Administrativa
1 – (CESPE - 2013 - PC-BA - Investigador de Polícia) Com relação à organização político-administrativa do Estado brasileiro, julgue. Recusar fé aos documentos públicos inclui-se entre as vedações constitucionais de natureza federativa.
Comentário:
Alternativa verdadeira, recusar fé aos documentos públicos é uma vedação que está expressa no Art. 19, III da Constituição Federal.
Resposta – Correta
2 – (CESPE - 2013 - PC-BA - Investigador de Polícia) - Com relação à organização político-administrativa do Estado brasileiro, julgue. A organização da polícia civil é estabelecida no âmbito da competência legislativa concorrente dos estados, do DF e da União, cabendo a esta a determinação de normas gerais.
Comentário:
Alternativa verdadeira, a competência para legislar sobre a organização da polícia civil no âmbito dos estados, do DF e da União está disposta no Art. 24, XVI da CF, cabendo aos estados complementar a norma geral dada pela União.
Resposta – Correta 
3 – (MPT - 2013 - MPT - Procurador) A respeito do princípio da autonomia federativa é INCORRETO afirmar que: 
a) os Estados e Municípios podem estabelecer, mediante lei própria, o regime jurídico de seus servidores. 
b) no âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais, a qual não exclui a competência suplementar dos Estados. 
 c) os Estados podem estabelecer, por ato administrativo, a fusão de municípios. 
 d) os municípios podem legislar sobre matéria tributária. 
 e) não respondida.
Comentário:
a) Alternativa verdadeira, o Art. 39 da Constituição Federal reza que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir o regime jurídico único no regime de suas competências.
b) Alternativa verdadeira, o Art. 24, §§ 1º e 2º dizem exatamente isso.
c) Alternativa falsa, o Art. 18, §4º da Constituição Federal determina que a criação, a incorporação, o desmembramento e a fusão de municípios deve ser feita por lei estadual e não por ato administrativo.
d) Alternativa verdadeira, o Art. 30, III da Constituição Federal autoriza os municípios a legislar sobre matéria tributária de interesse local.
e) Alternativa falsa, a questão foi respondida com a alternativa C.
Resposta – Letra C
4 – (CESPE - 2013 - PRF - Policial Rodoviário Federal) A respeito da organização político-administrativa do Estado e da administração pública, julgue. Distrito Federal (DF) é ente federativo autônomo, pois possui capacidade de auto-organização, autogoverno e autoadministração, sendo vedado subdividi-lo em municípios.
Comentário:
A alternativa apresenta-se verdadeira, pois as três características da autonomia são: auto-organização, autogoverno e auto administração e o Art. 18 da Constituição Federal confere esta prerrogativa ao Distrito Federal também; e, o Art. 32 da carta maior veda a divisão do DF em municípios.
Resposta – Correta
5 – (CESPE - 2013 - PRF - Policial Rodoviário Federal) A respeito da organização político-administrativa do Estado e da administração pública, julgue. Em se tratando de matéria para a qual se preveja a competência legislativa concorrente, a CF autoriza os estados a exercerem a competência legislativa plena para atenderem a suas peculiaridades se inexistir lei federal sobre normas gerais.
Comentário:
Alternativa verdadeira, o Art. 24 da Constituição Federal, que trata da competência legislativa concorrente determina em seu §3º que quando o Congresso Nacional foi omisso em relação à criação de determinada lei, desta omissão é afastada a competência complementar dos Estados e surge a competência plena, podendo os estados editar matéria geral e específica correspondendo às peculiaridades do Estado.

Outros materiais