Buscar

Teoria Geral do Processo - Questionário II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Teoria Geral do Processo
Teoria Geral do Processo
Questionário II
Explique o princípio do devido processo legal.
O princípio do devido processo legal, previsto no inciso LIV do Art. 5º da CF, versa que ninguém será privado de liberdade, ou de seus bens, sem o devido processo legal, ou seja, o Estado só poderá emitir sentença após serem esgotadas as etapas previstas em lei, por meio do processo.
Por que se diz que do princípio do devido processo legal derivam todos os demais princípios processuais. 
Por garantir que todos tenham direito a um processo dotado das garantias constitucionais, com todas suas etapas previstas em lei.
O que se entende por princípio do acesso à justiça
O princípio do acesso à justiça, redigido no inciso XXXV do Art. 5º da CF, versa que o Poder Judiciário não pode se abster de apreciar qualquer ameaça ou lesão de direitos que lhe for apresentado por meio do processo.
Explique o princípio do contraditório.
O princípio do contraditório e da ampla defesa, definido pelo inciso LV do Art. 5º da CF, versa que todo acusado terá o direito de se defender contra a acusação que lhe foi feita. É a opinião contrária daquela manifestada pela parte oposta da lide.
Quais as exigências que resultam do princípio do contraditório.
Dado que a oposição de interesses integra a própria essência do processo, tem-se por exigência a manifestação das partes sobre todos os atos em que se encontrem envolvidas.
Explique o contraditório diferido, exemplificando.
Contraditório diferido é aquele em que o juiz julga o mérito da causa para, depois, intimar a parte a se manifestar. São exemplos, as medidas cautelares, as medidas liminares e as antecipações de tutela.
Qual a importância da duração razoável do processo, explicando o respectivo princípio.
Visa assegurar a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação com vistas à efetividade da prestação jurisdicional, o princípio da duração razoável do processo, consagrado no Pacto de San José da Costa Rica, versa para que se busquem os melhores resultados possíveis com a maior economia de esforços, defesas e tempo possível.
Como se aplica o princípio da isonomia no processo civil.
Na esfera do processo civil, o princípio da isonomia processual determina que os litigantes devam receber tratamento igualitário por parte do juiz, não sendo permitido favorecimento de uma das partes em detrimento da outra.
O que se entende por juiz natural, explicando o respectivo princípio.
O princípio do juiz natural, ou juiz competente, vem a assegurar que o processo seja apreciado por órgãos judiciais criados previamente e com competência prevista nas leis, por um juiz investido para tal, pelo Estado.
Qual a importância e a finalidade do duplo grau de jurisdição, explicando o respectivo princípio.
O princípio do duplo grau de jurisdição constitui um direito de recurso para revisão da decisão por um Tribunal superior. Serve para controlar os atos judiciais quando houver inconformidade das partes.
Por que se diz que os atos processuais são públicos? Há exceções?
Para que seja garantida a segurança jurídica, o inciso LX do Art. 5º da CF versa que todos os atos dos juízes e Tribunais são de domínio público, à exceção daqueles em que se encontrem a intimidade das partes ou que haja interesse social.
No que consiste o princípio da motivação das decisões judiciais, explicando também quais os atos judiciais que necessitam ser fundamentados.
A fim de assegurar transparência, todas as decisões dos juízes ou Tribunais devem ser motivadas, fundamentadas e justificadas. A fundamentação é essencial à fiscalização da atividade judiciária, garantindo segurança jurídica. Dentre os atos judiciais, apenas despachos não necessitam ser fundamentados.
27 de outubro de 2015

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes