Buscar

EXERCÍCIO_HISTÓRIA DO DIREITOS_facisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO 
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS 
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
DISCIPLINA: HISTÓRIA DO DIREITO E ANTROPOLOGIA JURÍDICA
PROFESSOR: MARCELO EUFRASIO
ALUNO (A): ____________________________________________________
EXERCÍCIO DE REVISÃO – II UNIDADE
Observação: Este exercício tem pontuação até 3,0 (três) mediante a apresentação em sala das questões de cada conteúdo e mais a entrega das questões respondidas no dia da avaliação referente à II Unidade. Não será pontuado o exercício que seja plágio de sites, livros ou trabalhos dos colegas. 
1. Disserte sobre a ideologia dominante (violência simbólica) na Idade Média a partir dos seus instrumentos repressivos. 
2. Explique o que significa o direito canônico da Igreja Medieval. 
3. Apresente os elementos influenciadores da Cultura Jurídica, inclusive destacando os reflexos destas categorias históricas para o ordenamento jurídico moderno. 
4. Explique a seguinte afirmação a partir dos elementos que formaram a Cultura Jurídica Moderna: “[...] o Capitalismo irá constituir-se gradualmente, consolidando-se e alcançando quase toda a Europa depois dos séculos XVI e XVII. Nas suas origens, a mentalidade capitalista está identificada às práticas comerciais, ao empreendimento individualista e competitivo, bem como ao afã de lucro ilimitado, ao cálculo previsível e ao procedimento administrativo racionalizado” (WOLKMER, 2005, p. 9). 
5. A colonização do Brasil trouxe significativas influencias para formação jurídica e política na nação que ora surgia. Apresente alguns dos elementos que legaram a formação do país a partir do século XVI.
6. Relacione o trecho a seguir com o modelo jurídico alienígena implantado no Brasil: “Certamente, a Metrópole, para garantir o seu domínio, tratou de enviar à Colônia um corpo burocratizado de agentes públicos. Regra geral, as burocracias procuraram ficar afastadas da população, sem que dela sofressem influências; isto é, com a profissionalização dos cargos públicos, os fatores pessoais foram afastados do centro das decisões” (CRISTIANI, 2006, p. 301).
7. Qual a contribuição das revoluções burguesas para efetivação formal dos direitos fundamentais? Escolher uma destas revoluções para exemplificar. 
8. Explique a contribuição do socialismo para o movimento dos direitos do homem. 
BONS ESTUDOS!

Outros materiais