Buscar

HISTORIA DO DIREITO_GRECIA_FACISA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
 
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
HISTÓRIA DO DIREITO NA GRÉCIA
*
HISTÓRIA DO DIREITO NA GRÉCIA
A História da Grécia é dividida nas seguintes fases:
Período Homérico (1700-800 a.C.)
Período Arcaico (800-500 a.C.)
Período Clássico (500-338 a.C.)
Período Helenístico (338-30 a.C.)
*
Atenas foi a principal cidade na Grécia durante o grande período da civilização grega, no primeiro milênio a.C., durante a "Idade do Ouro" da Grécia (aproximadamente 500 a.C. até 338 a.C.) ela era o principal centro cultural e intelectual do Ocidente. 
Neste período do século V a.C. sob o governo de Péricles, Atenas tornou-se a cidade mais importante da Grécia, pois a sociedade, a política, a economia e o direito alcançaram seu apogeu no período. 
O Direito ateniense era costumeiro, mas já utilizando leis escritas, consagrando as inscrições públicas das leis (democracia). 
*
Não ouve um único modelo normativo grego, pois cada cidade tinha o seu próprio direito, tanto público como privado.
Alguns costumes eram comuns a todas as cidades gregas, como o culto público e a taxação de impostos, por exemplo. 
Atenas (Escritos literários e a filosofia) e Esparta (conquistas) e Gortina (epigrafia) são as três cidades que deixam maior legado normativo, devido ao desenvolvimento da organização das instituições políticas. 
Em Atenas há a formação do modelo político democrático, graças ao desenvolvimento da região. 
*
O Direito Privado Grego
O direito privado grego é mais expressivo em Atenas, na época clássica (Séc. V e VI a.C.)
O Poder Paternal, no seio da família é limitado diante da emancipação do filho, mas as filhas e esposas são submissas aos cuidados e tutela do pai ou marido.
Transferência da propriedade realiza-se em direito grego apenas por efeito do contrato, mas este efeito é limitado às partes, em relação a terceiros, é organizado um sistema de publicidade, que em Roma não existia. 
Nos contratos gregos o direito consagrava a vontade entre as partes. 
*
ESTRUTURA POLÍTICA DE ATENAS
A democracia ateniense era formada com a participação de cidadãos atenienses (adultos, filhos de pai e mãe ateniense) que correspondiam a uma minoria, pois eram excluídos os estrangeiros, escravos e mulheres.
A "Democracia" da Atenas da antiguidade não satisfaria os critérios correntes do mundo ocidental moderno. O povo ateniense democrata não constituía uma totalidade. 
Em praça pública ágora formando a Eclésia (Assembléia política) para ouvir os demagogos (orientadores do povo). 
*
O direito dos cidadãos era uma garantia atribuída a indivíduos adultos, masculinos e nascidos em Atenas – passaram a decidir os destinos da pólis na ágora, a praça pública. Fundamentado no regime denominado de “democracia direta”. Demokratia: os cidadãos (demos) detinham o poder político (kratos) do Estado. 
*
 Em seu famoso discurso fúnebre, o Epitáfio narrado pelo historiador Tucídides, Péricles a definiu:
 “A constituição que nos rege nada tem de invejar à dos outros; não imita nenhum; ao contrário, serve-lhes de modelo. Seu nome é democracia, porque não funciona no interesse duma minoria, mas em beneficio do maior número. Tem por princípio fundamental a igualdade. Na vida privada a lei não faz diferença alguma entre os cidadãos. Na vida pública, a consideração não se ganha pelo nascimento ou pela fortuna, mas unicamente pelo mérito; e não são as distinções sociais, mas a competência e o talento que abrem o caminho das honrarias. Em Atenas, todos entendem de política e se preocupam com ela; e aquele que se mantém afastado dos negócios públicos é considerado um ser inútil. Reunidos em assembléia, os cidadãos sabem corretamente quais as melhores soluções, porque não acreditam que a palavra prejudique a ação e, pelo contrário, desejam que a luz surja da discussão.” 
 (PÉRICLES apud TUCÍDIDES, História da Guerra do Peloponeso. 1987, p. 63)
*
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL EM ATENAS :
Cidadãos - A este grupo pertenciam os homens residentes em Atenas e filhos de pais atenienses, com 18 anos (ou mais), serviço militar cumprido e com alguma riqueza. 
Metecos (estrangeiros) - sem privilégios políticos. Podiam, entretanto, exercer atividades sociais e intelectuais. 
Escravos - compunha quase 50% da população. Muitos deles ocuparam posição de destaque na educação do jovem ateniense e nas realizações intelectuais. 
*
REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA O TÍTULO DE CIDADANIA ATENIENSE:
Não dever nada ao Tesouro Público;
Ser legitimamente casado;
Possuir bens em Atenas;
Ter cumprido os deveres para com seu pai e mãe;
Ter feito expedições militares sem “arremessar o escudo”;
Ser filho de pais atenienses. 
*
ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DA FORMAÇÃO DO DIREITO GREGO ANTIGO: 
 O aparecimento da escrita, da moeda, as colonizações gregas rumo ao Mediterrâneo, o comércio e as atividades de transformação da matéria (industria) foram elementos preponderantes para formação do Direito Grego; 
Consolidação das instituições gregas: a Assembléia, o Conselho e Magistrados. 
O início da Guerra do Peloponeso e Atenas atingindo sua maioridade quanto à democracia e sua extensão a outras cidades. 
*
UM DIREITO ESCRITO? 
 O direito grego a partir da escrita como primazia da fala; 
A escrita sendo reaprendida pelos gregos e o uso dessa nova arte para a inscrição pública das leis;
Sólon e a iniciativa de democratização das leis;
 
As leis gregas antigas, principalmente as inscrições públicas em muros, demonstrando o poder da cidade sobre o povo. 
As leis escritas gregas são um instrumento de poder! 
Uso da retórica como instrumento jurídico. 
*
Michael Gagarin classifica as leis gregas por meio de categorias divididas em crimes, família, pública e processual. 
Na categoria crimes encontra-se as leis de Zaleuco (que fixava penalidades para algumas ofensas); as leis de Carondas (penalidades para tipos de assaltos); as leis de Sólon (multa para estupro, penalidades para roubo, penalidades para calúnia e difamação). 
Na categoria família encontra-se leis para o casamento, sucessão, herança, adoção, legitimidade dos filhos, escravos, cidadania, comportamento, das mulheres em público entre outros. 
*
Na categoria pública encontra-se as leis que regulam as atividades e os deveres políticos, as atividades religiosas, a economia, as finanças, as vendas, os aluguéis, o legislativo, a relação entre cidades, a construção de navios, as dívidas entre outros. 
 Quanto as instituições gregas: 
 As instituições gregas classificadas em: instituições políticas de governo e instituições relativas à administração da justiça. 
As instituições políticas de governo compostas por: Assembléia do povo, Conselho , Comissão Permanente do Conselho, estrategos e os magistrados. 
As instituições relativas à administração pública eram divididas em: justiça criminal e justiça civil. 
*
Questão para debate: 
Referência: BOBBIO, Noberto. O futuro da democracia: as regras do fogo. 9º. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2000. 
 Democracia direta (Rousseuniana – virtude e liberdade – sufrágio universal) 
Democracia representativa ou liberal (independência e autonomia) – diferenças individuais e pluralismo. = Representada pelos dirigentes que prestam contas. 
*
1) Como entender a democracia como um legado político e jurídico grego numa sociedade (in)justa quanto ao acesso aos direitos? 
2) Conforme o que foi estudado os gregos criaram o regime democrático (direto ou representativo?), como podemos classificá-lo no contexto grego? 
*
Grécia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais