Buscar

Analisando o comportamento do consumidor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analisando o comportamento do consumidor[1: Arquivo criado em outubro de 2011 para discussão de estudo do consumidor .]
Ao analisar os resultados, deve se ter em mente que ao estudar o comportamento do consumidor o mesmo é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais, psicológicos e culturais e, que esses exercem a maior e mais profunda influência nas pessoas (KOTLER, 2008). A esse respeito, pesquisa do CAEPM/ESPM mostrou que as mulheres detêm a decisão de compra, o que leva a entender que os respondentes do gênero masculino serão em algum momento influenciados pela opinião das esposas, filhas, mães, etc.
O estudo de Heineck, Freitas e Paulino (1996) mostrou que caracterizar o perfil dos clientes, e um meio de direcionar o produto imobiliário, e que para conquistá-lo requer o plano de marketing para estabelecer os objetivos e sugerir estratégias para alcançar tais objetivos.
Os dados apresentados compreendem informações do cliente que identificam e definem as oportunidades, selecionando entre os que têm a pretensão de compra um oportunidade de venda e, dentre os que não apresentaram uma oportunidade de compra, a de melhoria no produto para conquista desse novo cliente. Lembrando que o valor que o cliente dá ao produto ou serviço é que deve direcioná-lo, mostrando que o cliente é o principal enfoque, ou seja, ele é o mercado-alvo, são sua necessidades que devem atendidas. A esse respeito Kotler e Keller (2006) pronunciaram ser o marketing um meio de satisfazer o cliente e que tem como retorno para a empresa o lucro. Bogmann (2000) mostrou que conhecer o cliente também proporciona a criação do marketing de relacionamento possibilitando um relacionamento mais duradouro.
Almeida (2000) relaciona que as pesquisas de mercado e o profissional de marketing devem levar em as diversas fontes de informação (jornais de grande circulação, revistas genéricas e técnicas, estudos regionais de comportamento do consumidor, pesquisas de alcance de propaganda, ensaios econômicos e até mesmo dados históricos da região a ser atendida) como meio de apresentar ao consumidor o produto ou serviço a ser ofertado. Ocorre novamente uma oportunidade de conquista de novos clientes, devendo aprofundar a pesquisa como meio de verificar o porque da variação de pontos. Quando se trata de um empreendimento imobiliário, até mesmo um a baixa porcentagem em descontentamento pode fazer uma grande diferença no final, que pode definir a venda ou não do imóvel.
Kother (2008) alertou sobre a competitividade na economia atual, ressaltando a importância do marketing como meio de conhecer as necessidades e preferências do consumidor e como forma de verificar os pontos fortes e os deficientes na oferta de um produto ou serviço. Almeida (2000) nos lembra que no mercado imobiliário o consumidor faz apenas uma ou duas compras em toda a sua vida e os componentes do produto são diferenciados, o que releva a necessidade de oferecer um produto que esteja de acordo com suas preferencias. 
Zimmermann (2012) já pontuou sobre a busca de qualidade de vida quando da aquisição de um imóvel, além de espaços com alternativas de lazer.
Referencias 
ALMEIDA, S. P. de. Marketing imobiliário. São Paulo: SP marketing Editorial e Empresarial, 2000.
BOGMANN, I.M.. Marketing de relacionamento. São Paulo: Nobel, 2000.
HEINECK, L. F. M.; FREITAS, A. A. F. de; PAULINO, A. A. D. Caracterização dos novos clientes do mercado imobiliário. 1996. Disponível em: <
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1997_T3205.PDF>. Acesso em: 12 set. 2011.
KOTLER, P. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice HALL, 2008.
KOTLER, P; KELLER, K. Administração de marketing. 11. ed. São Paulo: Prentice HALL, 2006.
ZIMMERMANN, T. B. As tendências do mercado de imóveis e o comportamento da sociedade. Disponível em: <http://www.unserheim.com.br/empresa_historico.php >. Acesso em: 7 set. 2011.

Outros materiais