Buscar

Conceitos de Estrutura Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503112435)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em uma organização, o processo de diferenciação corresponde à divisão do trabalho organizacional em departamentos ou subsistemas e em camadas de níveis hierárquicos. Aponte, dentre as opções abaixo, aquela que aborda corretamente o conceito de diferenciação:
		
	 
	A diferenciação é responsável pela complexidade organizacional. Quando há muitos níveis hierárquicos e muitos departamentos diferentes, tornam-se necessários vários esquemas de integração para coordenar o funcionamento e obter harmonia.
	
	Quanto menor a diferenciação, tanto maior será a heterogeneidade dentro da organização pelo fato de acarretar maior número de departamentos e de níveis hierárquicos.
	
	Quanto menor a complexidade das atividades requeridas pelo ambiente externo e quanto menor for a diversidade das tarefas executadas internamente, maior deverá ser a diferenciação dentro da organização.
	 
	A diferenciação pode ser feita em dois sentidos: horizontal e vertical. A diferenciação vertical refere-se ao desdobramento em departamentos ou divisões pela departamentalização. A diferenciação horizontal corresponde ao desdobramento em níveis hierárquicos pela criação pela de vários escalões de autoridade.
	
	Quanto menor a variedade de clientes/consumidores e quanto menor a variedade de produtos/serviços produzidos pela organização, tanto maior será a diferenciação existente dentro da organização.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503112361)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O desenho organizacional aborda a configuração da estrutura organizacional da empresa e dos processos utilizados para fazê-la funcionar e alcançar resultados. A estrutura organizacional representa os órgãos e as unidades que compõem a empresa e suas relações de interdependência. Dentre as opções abaixo, assinale a única que não desenvolve adequadamente o conceito de estrutura organizacional estudado:
		
	
	É constituída por três subsistemas: subsistema de autoridade, subsistema de comunicação e subsistema de atividades.
	
	A estrutura organizacional é o resultado de um processo através do qual a autoridade é distribuída, as atividades, desde os níveis mais baixos até a alta administração, são especificadas e um sistema de comunicação é delineado, permitindo que as pessoas realizem as atividades e exerçam a autoridade para o atingimento dos objetivos organizacionais.
	
	Por meio da estrutura organizacional, busca-se o arranjo e a disposição dos recursos organizacionais para alcançar objetivos estratégicos. Ela é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades.
	 
	Existe para cada organização uma estrutura organizacional acabada e perfeita.
	
	O desenho organizacional estabelece a estrutura da organização e define os órgãos, níveis, atribuições, responsabilidades, recursos e competências necessários à dinâmica operacional.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503135311)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma estrutura organizacional é representada pelo:
		
	
	Fluxograma.
	
	Funcionograma.
	 
	Organograma.
	
	¿Layout¿.
	
	Diagrama de Bloco.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502380217)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Se uma ________________________, os funcionários dispõem de um mínimo de arbítrio sobre o que deve ser feito, quando deve ser feito e como devem fazê-lo.
		
	 
	Organização é altamente formalizada
	
	Organização é altamente descentralizada
	 
	Organização é altamente centralizada
	
	Organização é altamente departamentalizada
	
	Organização é altamente especializada
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502968537)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os principais executivos de uma confecção de moda praia optaram por desenvolver um modelo de tomada de decisão visando à otimização da produção e ao fornecimento de uma estrutura lógica consistente. Sobre os motivos para escolha de um modelo de tomada de decisão, considere as afirmativas seguintes: I - A adoção do modelo de tomada de decisão força a identificação e o registro dos tipos de decisões que influenciam os objetivos estratégicos da organização. II - A adoção do modelo de tomada de decisão força o pensamento cuidadoso sobre variáveis quantificáveis e definições correspondentes. III - A adoção do modelo de tomada de decisão permite o reconhecimento de restrições (limitações) nos valores que as variáveis podem assumir. É correto o que se afirma em:
		
	
	I e II, apenas.
	
	III, apenas.
	
	II, apenas.
	
	I, apenas.
	 
	I, II e III.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais