Buscar

Fisiologia do Sistema Nervoso

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO
SISTEMA NERVOSO CENTRAL: Encéfalo (cerebelo, tronco encefalico e cerebro) e Medula Espinhal
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO: Somatico (sensitivo e motor) e Autonomo (simpático e parassimpático)
SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO: é composto por neurôniossensoriais e motores que estão submetidos ao controle consciente para gerar ações motoras voluntárias, resultantes da contração de um músculo esquelético. Sua principal função é inervar a musculatura esquelética, responsável pelas ações voluntárias, como a movimentação de um braço ou perna. 
NEURÔNIO EFERENTE: Conduzir o impulso nervoso do SNC ao efetuador (músculo ou glândula). Axonios no SNC até os órgãos.
NEURÔNIO AFERENTE: Responsável por levar informações da superfície do corpo para o interior. Relaciona o meio interno com o meio externo. (receptores sensitivos → SNC). Possuem o corpo nos ganglios e o botão terminal no SNC.
MIELINA: substância branca lipídica que forma uma bainha ao redor das fibras nervosas e serve como isolante elétrico (importante no fenômeno da condução saltatória, ou seja, no aumento da velocidade da transmissão dos impulsos nervosos). Os axônios podem ou não conter esta substância. 
CÉLULAS DA GLIA: São células lábeis, de importância vital para os neurônios, sendo a sua principal função a nutrição (além da estrutural). Estas células não produzem potencial de ação. 
	Astrocitos: responsáveis pela fagocitose, liberação de citocinas, armazenam glicogenio e axiliam na barreira hematocefalica.
	Oligodendrocitos: mielina reveste vários neuronios no SNC.
	Células de Schwann: mielina que reveste apenas um neuronio do SNP. 
*doenças da glia: esclerose multipla (perda de oligodendrocitos), Alzheimer (microglia hiperativas, degeneração de neuronios colinergicos), Parkinson (células da glia aumentam a produção de agentes inflamatórios, degeneração de neuronios dopaminergicos)
	
	
	Área
	Função
	Lesão
	SNC
	Encefalo Primitivo
	Tronco Encefalico
	Bulbo
	Contém vários núcleos motores de nervos cranianos e centros que controlam os sistemas cardiovascular e respiratório.
	Deficit da reação postural (hemiou tetraparesia)
Alteração dos nervos cranianos.
Alteração do estado mental.
	Ponte
	serve de elo entre as informações do córtex que vão para o cerebelo para que este coordene os movimentos pretendidos e reais. Também vai estar no caminho dos impulsos direcionados a medula.
	Mesencéfalo
	Importante para o movimento ocular e o controle postural subconsciente e contem a FORMAÇÃO RETICULAR que regula a consciência.
	Cerebelo
	responsavel pela coordenação dos movimentos (cortex cerebelar) e equilibrio e posição do corpo em relação ao ambiente (lobo floculonodular), não inicia movimentos apenas coordena.
	Desequilibrio
Incoordenação motora (dismetria, tremor de intenção)
	Região dos Talamos
*controle hormonal, responsável pelo comportamento inato e primitivo.
	Tálamo
	região controladora dos impulsos direcionados ao córtex cerebral. 
	
	Hipotálamo
	Controle do sistema nervoso autnomo, regulação da temperatura, controle de emoções, regulação do sono e vigilia, regulação da fome e sede, metabolismo de gordura e carboidratos, regualçao da diurese, regulação da hipofise.
	Subtálamo
	Situado na parte posterior do diencéfalo (área de transição). Região que possui continuação com estruturas mesencefálicas (núcleo rubro, formação reticular e substância nigra). 
	Epitálamo
	Se encontra na região posterior dorsal do diencéfalo. 
	
	Cortex Cerebral
	Hemisférios Cerebrais
(LOBOS)
	Frontal
	Motor
	Modulação da atividade neuronal, reponde adequandamente a estimulos, responsável pelo raciocinio, estrategia e pensamento logico, estado de vigilia. Possui a atividade motora fina.
*Contralateral
	Convulsão;
andar compulsivo p/ lado da lesão;
head press;
obnubilação(alteração comportamental);
alteração do estado mental;
deficit de reação postural contralateral.
	Parietal
	Sensitivo
	Occiptal
	Visual
	Temporal
	Auditivo e Comportamental
	Medula Espinhal
	Trato medular Sensitivo (informação dos nervos perifericos espinhais sensitivos até o encefalo)
	Possui uma substância cinzenta localizada no centro, que se assemelha a um H maiúsculo, que consiste de corpos celulares de neurônios, fibras amielínicas e células da glia. A substância branca (rica em mielina) é composta de diversos tratos e também células da glia.
Recebe potenciais de ação oriundos de receptores da pele, músculos, tendões, articulações e órgãos viscerais.
Emite axônios dos nervos motores inferiores que saem pela raiz ventral e atingem o músculo esquelético.
Contém axônios que conduzem informações sensoriais para o cérebro e do cérebro para os neurônios motores inferiores, integrando as partes mais distantes do corpo ao Centro Nervoso Superior.
	Paresia ou paralisia caudal a lesão. Geralmente para ou tetrapareseia/plegia.
Raramente monoparesia/plegia.
Ausencia de outros defictes neurologicos.
	Trato medular motor (informação do encefalo até os nervos motores)
	SNP
	
	Nervos Perifericos
	Formado apenas por axonios, podem ser sensitivos ou motores.
Cada um tem um dermatomo correspondente.
	Nervos perifericos: Mono ou tetraparesia/plegia.
Atrofia muscular neurogenica
diminuição dos reflexos flexores.
Junção Neuromuscular(motor): fraqueza muscular que piora com exercicios, tetraplegia com diminuição dos reflexos flexores e sensibilidade preservada.
SINAPSES: É o ponto de encontro entre dois neurônios ou entre um neurônio e a célula muscular, onde não há contato físico, havendo então uma fenda sináptica. Os impulsos são transmitidos de um neurônio para o outro ou para a célula muscular por meio de mediadores químicos liberados neste espaço, chamados neurotransmissores. 
SINAPSE EXCITATÓRIA: Abertura dos canais de Na+ e Ca²+ (canal cationico)
SINAPSE INIBITÓRIA: Abertura dos canais de ions negativos principalmente Cl – (canal anionico)
O processo da sinapse ocorre da seguinte forma:
1º - Estímulo
2º - Potencial de Ação (ocorre a despolarização da membrana)
3º - Entrada de Cálcio
4º - O cálcio desloca a vesícula sináptica em direção à fenda sináptica
5º - Liberação dos neurotransmissores
6º - Acoplamento do neurotransmissor no receptor
7º - Despolarização do terminal pós-sináptico
8º - Destruição do neurotransmissor na fenda sináptica
NEUROTRANSMISSORES: São substâncias encontradas em vesículas próximas as sinapses, de natureza química variada, que ao serem liberadas pela fibra pré-sináptica na fenda sináptica estimulam ou inibem a fibra pós-sináptica. 
PRINCIPAIS NEUROTRANSMISSORES:
	ACETILCOLINA: principal neurotransmissor das vias motors centrais, preifericas e do sistema nervoso parassimpático. 
Foi o primeiro neurotransmissor descoberto.Tem um papel importante tanto no SNC no qual está envolvida na memória e na aprendizagem, como no SNP - do qual fazem parte o sistema nervoso somático e pelo sistema nervoso autônomo. 
É o único neurotransmissor utilizado no sistema nervoso somático e um dos muitos neurotransmissores do sistema nervoso autônomo (SNA). É também o neurotransmissor de todos os gânglios autônomos.
No sistema nervoso somático, a contração muscular ocorre devido à liberação desta substância pelas ramificações do axônio.
No sistema nervoso autônomo, os nervos simpáticos também produzem a acetilcolina, além da noradrenalina, diferentemente do parassimpático.
	NOREPINEFRINA: importante para a manutenção do estado de vigilia. É um neurotransmissor pós ganglionar do sistema nervoso simpático. É numa das monoaminas também conhecidas comocatecolaminas que mais influencia o humor, ansiedade, sono e alimentação .
	GLUTAMATO: O glutamato é um importante neurotransmissor excitatório do SNC, que desempenha um papel chave na potenciação de longa duração e é importante para o aprendizado e a memória. Secretado pelos neurônios pré-sinapticos das vias sensoriais e em muitas areas do cortex.
GABA: é um inibidor bem-conhecido da transmissão pré-sináptica no SNC e também na retina. A formação do GABA ocorre por descarboxilação do glutamato catalizada pelaglutamato descarboxilase (GAD). A GAD está presente em muitas terminações no cérebro assim como as células b do pâncreas. Os neurônios que secretam GABA são chamados de GABAergicos.
GABA exerce seus efeitos através da ligação de dois receptores distintos, GABA-A e GABA-B. Os receptores GABA-A formam um canal Cl-. A ligação do GABA aos receptores GABA-A aumenta a condutância de Cl- dos neurônios pré-sinápticos. As drogas anxiolíticas do grupo das benodiazepina exercem seus efeitos calmantes graças à potenciação das respostas dos receptores GABA-A à ligação do GABA. Os receptores GABA-B estão acoplados a uma proteína G intracelular e agem aumentando a condutância de um canal associado K+.
	GLICINA: Principal neurotransmissor inibitóriio da medula espinhal.
	DOPAMINA: secretada principalmente pelos neuronios da substancia negra(nigrans) que enviam suas terminações para o nucleos da base (atividade motora). Relacionado com a doença de Parkinson.
	SEROTONINA: núcleos do neurio se encontram principalmente no tronco encefalico e se difundem pela medula espinhal (modulação da dor) e hipotalamo (modulação do humor e sono). Neurotransmissor alvo dos antidepressivos.
POTENCIAL DE REPOUSO
	é o potencial de membrana antes que ocorra a excitação da célula nervosa.
	é o potencial gerado pela bomba de Na+ e K+ que joga 3 Na+ para fora e 2 K+ para dentro contra os seus gradientes de concentração, pela permeabilidade seletiva da membrana ao K+ e não ao Na+ e pelos ânions com carga negativa retidos no interior da célula pela membrana celular.
	-75 mV
POTENCIAL DE AÇÃO
	se caracteriza por alterações “explosivas” no potencial de membrana que se inicia com uma etapa de despolarização, seguida da repolarização e hiperpolarização..
ETAPA DE DESPOLARIZAÇÃO
	é a etapa, em que a membrana torna-se extremamente permeável aos íons Na+, ocorre portanto influxo de Na+ e conseqüente aumento de carga positiva no interior da célula
	75mV até +35 mV
	A etapa de despolarização só ocorre se atingir o limiar de excitabilidade da célula (-65mV) . ..."TUDO OU NADA"
ETAPA DE REPOLARIZAÇÃO
	é a etapa em que ocorre fechamento dos canais de Na+ e abertura dos canais de K+.
	+35 mV até -75 mV
ETAPA DE HIPERPOLARIZAÇÃO
	é um período de alguns milissegundos em que a célula não reage aos neurotransmissores pois estão com excesso de negatividade em seu interior o que impede a ocorrência de um novo potencial de ação (isto permite um tempo de descanso, somente um estímulo de maior intensidade levará a célula de -90 a -65mv).
	-75mv até -90 mV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais