Buscar

relatório infantil

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
C – RA: 
 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO INFANTIL
TAUBATÉ
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
c– RA
 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO INFANTIL
 Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera-UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado da Educação Infantil.
TAUBATÉ - SP
2015
	
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP	
SUMÁRIO
	Cronograma do Estágio Supervisionado……………………………………...
	02
	Ficha de Identificação do Aluno………………………………………………..
	03
	Introdução………………………………………………………………………...
	04
	Atividades desenvolvidas durante o estágio
	
	Atividade 1 – Avaliação da orientação e da discussão do estágio…………
	05
	Atividade 2 – Apresentação da unidade escolar……………………………..
	06
	Atividade 3 – Pesquisa no Plano Escolar da escola…………………………
	07, 08
	Atividade 4 – Entrevista com o coordenador pedagógico…………………..
	09
	Atividade 5 – Observação de aula na Educação Infantil……………………
	10, 11 e 12
	Atividade 6 – Observação de brincadeiras desenvolvidas com as crianças…………………………………………………………………………...
	
13
	Atividade 7 – Observação de atividades que envolvem cuidados com o corpo………………………………………………………………………………
	
14
	Atividade 8 – Elaboração de plano de aula…………………………………..
	15, 16, 17
	Atividade 9 – Desenvolvimento e avaliação da aula ministrada……………
	18, 19 e 20
	Considerações Finais……………………………………………………………
	21
	Referências Bibliográficas………………………………………………………
	22
CRONOGRAMA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL
	ATIVIDADE
	DESCRIÇÃO
	CH
	DATA DE REALIZAÇÃO
	Manual de estágio
	Leitura do manual de estágio obrigatório e do manual de estágio de Pedagogia.
	05h
	10/08/15 á 11/08/15
	Autoestudo
	Atividades realizadas para fundamentação teórica do relatório de estágio. Tais como: assistir teleaulas, pesquisas online, leituras do PLT, leituras completares, entre outras.
	20h
	12/08/15 á 24/08/15
	Observação na escola
	Elaboração de diário de registro de dados da realidade escolar que contém a formulação de questões e reflexões sobre intervenções adequadas.
	10h
	10/08/15 á 20/08/15
	Interação na escola
	Participação na programação da escola. Por meio de observação, sugestão e execução atividades na escola e sala de aula.
	10h
	21/08/15 á 26/08/15
	Plano de Aula
	Elaboração de um plano de aula sobre a orientação do professor-tutor presencial e do professor-tutor a distância.
	10h
	11/08/15
16/08/15
21/08/15
26/08/15
	Regência
	Execução e regência das atividades propostas no plano de aula sob a orientação do professor regente, bem como do professor-tutor presencial e professor-tutor a distância.
	20h
	24/08/15 á 30/08/15
	Relatório 
	Elaboração do relatório do Estágio Supervisionado na Educação Infantil.
	20h
	20/08/15 á 31/08/15
	Documentação
	Apresentação todas as etapas do Estágio Supervionado, inclusive as Fichas de Frequência e demais documentos devidamente assinados e carimbados pela escola.
	05h
	25/10/15
 
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
Nome do Estagiário: 
R.A.: 
Curso: Pedagogia
Semestre: 4º
Ano: 2015
Início do estágio: 10/08/2015
Término do estágio: 31/08/2015
Instituição concedente do estágio
Nome da instituição: E.M.E.I Irmã.....
Endereço: Rua ....Vila São José
Telefone: 12 3621-92
Responsável: Jo
INTRODUÇÃO
O trabalho de Conclusão do Estágio Supervisionado em Educação Infantil aqui apresentado foi realizado na E.M.E.I Irmã, localizada na Rua Geraldo de Bona, nº401, bairro Vila São José, com o objetivo de colocar em prática, a teoria vista ao longo dos quatro semestres do curso EAD Pedagogia.
Durante o Estágio Supervisionado foi observado o trabalho da coordenadora/ diretora pedagógica, tendo sempre o foco na observação do relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada na Educação Infantil deste estabelecimento de ensino.
Nas observações em sala de aula foi registrado a prática docente do Maternal I A do turno matutino, assim como o relacionamento entre professor- alunos e de diversas atividades que fazem parte da rotina diária da escola, como: brincadeiras, roda de história, roda de conversas, oficinas de desenho, modelagem e música e, atividades que envolvem cuidados com o corpo das crianças. 
Após as observações na sala de aula foi elaborado o planejamento semanal, de acordo com a grade curricular presente no planejamento anual da escola.
O Estágio Supervisionado é uma oportunidade concreta da vivência e aprendizado da profissão. Ele nos prepara para o mundo real lá fora, fazendo com que realizem uma atuação transformadora na realidade escolar, ajudando no desenvolvimento integral do aluno.
A teoria apresentada durante as aulas do curso de Pedagogia proporciona ao estagiário um olhar científico da verdadeira realidade presenciada na escola, podendo assim, compreender a complexa relação que há entre a teoria e a prática no trabalho de um docente da Educação Infantil.
Atividade 1 - Avaliação da orientação e da discussão do estágio
O Estágio é uma disciplina que articula a teoria com a prática, proporcionando ao estagiário, experiências práticas que complementam o seu aprendizado teórico.
Historicamente, nas Comunidades Primitivas a Educação acontecia com prazer, onde as gerações mais velhas repassavam seus conhecimentos ás crianças. Não havia assim, a preocupação com a formação de professores. Na Sociedade escravista não há ainda locais, nem preocupação com a formação intelectual de educadores, mas são praticadas ações intencionais de educação pela família, preceptores, mestres e pedagogos.
A Sociedade Feudal é marcada pela Educação Religiosa, onde educadores e teólogos como, Martinho Lutero e Erasmo defendem a necessidade da formação de professores. Durante a transição para a Sociedade Capitalista a formação tem relação com saberes necessários ao trabalho, começando as discussões pela escolarização das massas e pela qualificação do professor.
Já na Sociedade Capitalista surgem as primeiras experiências na formação de professores. No Brasil, essa formação se dá no âmbito da Companhia de Jesus, que apesar da expulsão dos jesuítas, sua concepção permanece por mais de dois séculos. A formação continua pela religiosidade. Apenas em 1833 a formação de professores fica sobre responsabilidade do Estado com o início das Escolas Normais.
Todo esse processo histórico revela que a preocupação com a formação profissional do educador ganha cada vez mais importância. Diante disso, o Estágio vem facilitar essa formação, dando oportunidade ao professor de colocar em prática o que aprendeu na teoria.
As tele aulas oferecidas pela Universidade Anhanguera, sempre enfocaram a necessidade da formação de professores e, uma das disciplinas que pode contribuir para isso é a de Estágio Supervisionado, que leva o acadêmico para a vivência em sala de aula, podendo assim, complementar a teoria que estudou em todas as tele aulas.
Atividade 2 – Apresentação da Unidade Escolar
	
A apresentação na E.M.E.I Irmã Bernadete, foi realizada com acolhimento pelos seus coordenadores e professores, nesta creche recém-inaugurada, fui a primeira estagiaria.
A Prefeitura de Taubaté, visando atender as necessidades da comunidade vila São José, construiu a E.M.E.I Irma,hoje com três anos, atendendo mais de 100 famílias. Tendo salas para atender Berçário, Maternal, e Jardim, nos períodos matutino, e integral.
No período integral as crianças contam com uma professora formada em pedagogia e uma auxiliar.
As atividades eram desenvolvidas segundo os parâmetros normais e de rotina. Com os pais foram feitas reuniões nas quais trabalhavam estudos sobre comportamento, educação, dificuldades de aprendizado da criança.
Atividade 3 – Pesquisa no Plano Escolar
A E.M.E.I Irma tem como missão proporcionar um ensino de qualidade e eficácia, unindo todos os elementos necessários, que possam fortificar e edificar o aluno, para que o mesmo tenha tudo o que for necessário para que se estabeleça o processo ensino-aprendizagem.
O pressuposto teórico dá-se onde o educando constrói o conhecimento por meio de ações efetivas ou mentais que realiza sobre conteúdos de aprendizagem, e o professor assume o papel de mediador e equilibrador em situações de aprendizagem e conflitos que ocorrem na aula.
A aprendizagem é feita de forma significativa e relevante para a vida da criança, no letramento usa-se a interação constante com os mais diferentes agentes de leitura e escrita, visando o estabelecimento de novas relações entre língua oral e escrita e expressão oral.
Sendo assim, as práticas metodológicas da E.M.E.I Irma tem como base os trabalhos de Piaget, Vygotsky, Emília Ferreiro, entre outros, buscando situações de aprendizagem que reproduzem contextos cotidianos e excluam a prática baseada no fazer por fazer, do jogar por jogar, reforçando que a ação pedagógica é um meio para que se atinja aquilo que se pretende.
A avaliação compreende as funções diagnóstica e investigativa, sendo entendida como processo contínuo, cujas informações servem de indicadores para o professor reorganizar a sua ação junto aos alunos.
Os principais objetivos da E.M.E.I Irma Bernadete são:
Oferecer de maneira profissional, afeto, carinho e educação desde o primeiro momento;
Estimular os pais a participarem mais da vida escolar dos seus filhos;
Adquirir recursos materiais que se encontram em falta;
Estabelecer e ampliar relações sociais para que a criança adquira conceitos de solidariedade, respeito e valorização do outro e das culturas referentes;
Compartilhar com a família todas as experiências positivas e negativas vividas pelos alunos;
Poder oferecer aos pais de alunos portadores de necessidades especiais a tranquilidade para que possam trabalhar sossegados;
Estimular e desenvolver a fase lúdica da criança em diversas etapas.
Sua organização didática baseia-se no conhecimento interdisciplinar, que não é visto como fragmento de conceitos produzidos pelo homem, mas uma busca constante pela totalidade.
Os conteúdos são organizados de forma didática por áreas de conhecimento, refletindo as verdadeiras intenções educativas da proposta curricular.
Assim, os conteúdos são divididos em áreas de conhecimento: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes Visuais, Movimento e Música.
Atividade 4 – Entrevista com o Coordenador Pedagógico
	
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: E.M.E.I. Irmã 
 
NOME DO PROFESSOR (A): Jos
 
SÉRIE/ANO: Maternal I a 
 
	1). Quais são as suas atribuições? 
R.: Verificar o caderno de plano de aula, atender as necessidades pedagógicas, providenciar os recursos didáticos, organizar apresentações, promover reuniões de pais, organizar encontros pedagógicos com os professores.
	2) Como se organiza o trabalho didático na escola (formas de planejamento, definição de procedimentos metodológicos e dos conteúdos que serão trabalhados, organizados de projetos...)? 
R.: São realizados encontros pedagógicos no começo e no final do ano, decidindo o que será feito no decorrer do ano e que melhorias devem ser feitas para promover a qualidade da escola. Além disso, nesses encontros serão discutidos que sala de aula cada professor irá lecionar e com que frequência o plano de aula será corrigido.
	3). Em que espaços e com qual frequência são realizadas as formações docentes? Quais assuntos são mais tratados nesses encontros? 
R.: São realizadas nas dependências da escola, ás vezes temos formações em outras escolas (auditório). Semanalmente temos reuniões coletivas, destinada à formação. Os assuntos dependem das necessidades do grupo de professores, o que é predominante é avaliação, psicogêse da leitura e escrita, jogo pedagógicos, estratégia do BIA (Bloco Inicial de Alfabetização), letramento matemático, alfabetização, entre outros.
	4). Você acredita que relacionar a teoria que sustenta a proposta pedagógica escolar à prática utilizada em sala de aula é uma dificuldade encontrada pelos professores? 
De acordo com a sua experiência, por que ocorre essa dificuldade? 
R.: Diante disso, o trabalho realizado pela coordenadora se mostra bem amplo, abrangendo diversos afazeres. Dentre eles, o que se torna mais relevante à qualidade educacional é ajudar o professor a refletir sua prática pedagógica ancorada no conhecimento teórico.
Atividade 5 – Observação de aula na Educação Infantil
O seguinte planejamento foi elaborado pela professora do Jardim II do turno vespertino, no período das observações:
Planejamento semanal
 E.M.E.I. Irmã ,de 10 a 31 de agosto de 2015. 
Etapa: Educação Infantil. 
Identificação da turma: Maternal I A, matutino. 
Número de alunos: 23. Incluindo um altista.
Tempo da aula: 20h (01semana).
Objetivos da semana:
Exercitar escrita das vogais e algarismos, para reforçar o interesse por escrever palavras e textos.
Trabalhar cores e formas geométricas.
Desenvolver habilidades para trabalhar em grupo.
Conhecer características das plantas carnívoras, para que os alunos saibam diferenciar essas plantas de outras.
Cantar para perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos.
Desenvolver equilíbrio corporal por meio da aeróbica.
Desenhar.
Trabalhar com sucatas.
Rever noções de higiene bucal.
Conteúdo da semana:
Linguagem Oral e Escrita: escrita espontânea de vogais e algarismos. 
Matemática: cores e formas. 
Natureza e Sociedade: plantas, reutilização do lixo. 
Música: canto. 
Artes Visuais: desenho.
Metodologia 11 a 15 de agosto: 
Lápis de cor.
Lápis de cera. 
História de fichas. 
Alfabeto e numerais móveis. 
Areia colorida. 
Gliter.
Formas geométricas. 
Massa de modelar. 
Brinquedos da escola.
Acolhida com a história da Mariana a pequena florzinha. Destacar o valor de cumprir suas obrigações, para fazer a diferença no ambiente em que vive. Em seguida, cantar canções e fazer ginástica.
Após o lanche, fazer atividades preparadas pela própria professora, sendo tiradas de vários livros ilustrativos, todas relacionados as histórias expostas anteriormente.
Em seguida, brincar no parque (balança, escorregador, trepa-trepa), no segundo momento brincar livremente com formação de grupos.
Metodologia 16 a 20 de agosto:
Recursos da semana:
Lápis de cor.
Lápis de cera. 
História de fichas. 
Alfabeto e numerais móveis. 
Areia colorida. 
Gliter.
Formas geométricas. 
Massa de modelar. 
Brinquedos da escola.
Acolhida com as histórias da Iara, Mula sem Cabeça, Saci Pererê, bolamos atividades de recorte e cole, gliter, que mechem com a imaginação da criança.
Após essas atividades, brincar de corrida de obstáculos por cima e debaixo da mesa, virar cambalhotas sobre os colchões, arrastar pelo chão, andar de gatinho e brincar livremente.
Metodologia 21 a 25 de agosto:
Lápis de cor.
Lápis de cera. 
História de fichas. 
Alfabeto e numerais móveis. 
Areia colorida. 
Gliter.
Formas geométricas. 
Massa de modelar. 
Brinquedos da escola.
Acolhida com a história do curupira, boi tatá, cuca, cantamos as músicas e suas respectivas historias e marcar ritmo.
Depois brincar no parquinho e participar da devocional da escola.
Metodologia 26 a 31 de agosto:
Lápis de cor.
Lápis de cera. 
História de fichas. 
Alfabeto e numerais móveis. 
Areia colorida. 
Gliter.
Formas geométricas. 
Massa demodelar. 
Brinquedos da escola.
Acolhida com as histórias e Chapeuzinho vermelho e boto cor-de-rosa, cantar e dançar ao som do cd a Casa de Ruth.
Após o lanche, serão realizados ditados divertido com números e vogais, utilizando areia colorida e gliter, como a criança preferir.
Usando o alfabeto móvel os alunos irão construir os próprios nomes e descobertas da semana, usar massinha para fazer formas geométricas. Brincar à vontade com o brinquedo que trouxeram de casa e com panelinhas e fogão da escola para estimular a brincadeira coletiva de casinha.
Atividade 6 – Observação de brincadeiras desenvolvidas com as crianças
São realizados todos os dias atividades com desenho, músicas e higiene bucal, reforçando a importância do cuidado com a higiene. No espaço da sala de aula há cartazes elaborados pelos alunos, o que facilita a conservação dos mesmos, já que os alunos não destroem seus trabalhos. Existe também nesse espaço alfabeto na parede, calendário, canto de leitura com tapete, chamadinha com os nomes dos alunos, sempre com a preocupação em criar um clima atraente, com a prevenção de acidentes.
No ambiente escolar como um todo é evidenciado a organização e a limpeza, com estímulos visuais que despertam o prazer de aprender no aluno.
Em relação às atividades de desenho, modelagem e música são realizadas todos os dias, mas com enfoques diferentes. Os desenhos, na maioria das vezes, são espontâneos e a modelagem dirigida ou livre. São cantadas, diariamente, diversas músicas escolhidas pelos alunos, o que torna a atividade ainda mais satisfatória.
A hora da história é realizada no início da aula com a participação constante dos alunos. Após a história tem-se a roda de conversa para discussão do assunto abordado durante a história que foi lida pela professora.
As brincadeiras são realizadas no pátio descoberto com parquinho, no salão da Igreja e dentro da sala de aula, mantendo sempre a preocupação com a prevenção de acidentes.
As crianças brincam de corda, amarelinha, roda e diversas outras brincadeiras solicitadas pela professora e pelos próprios alunos, garantindo a socialização, imaginação e espontaneidade dos alunos.
Contudo, apesar do espaço escolar ser bem atraente poderia ainda ter mapas, cartazes do corpo humano, jogos e livros ao alcance das crianças.
Atividade 7 – Observação de atividades que envolvem cuidados com o corpo
As atividades de cuidado com o corpo são as de higiene e conteúdo que enfatizam a alimentação saudável. Sempre antes das refeições os alunos lavam as mãos e após escovam os dentes. Os alunos do Maternal I A, pela sala não ficar 100% integral, não tomam banho.
Assim, o cotidiano dos alunos observados é repleto de contos, brinquedos, brincadeiras e cuidado, facilitando o desenvolvimento físico e mental e, consequentemente, contribuindo na formação de indivíduos criativos, críticos e aptos para tomar decisões.
Atividade 8 – Elaboração de plano de aula
PLANO DE AULA SEMANAL
DATA: 11/08/2015 Á15/08/2015.
	SEGUNDA-FEIRA
	TERÇA-FEIRA
	QUARTA-FEIRA
	QUINTA-FEIRA
	SEXTA-FEIRA
	EIXO: LOE
	EIXO: LOE
	EIXO: LOE
	EIXO: LOE
	EIXO: LOE
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Desenvolvimento
IDENTIFICAR LETRA INICIAL DO NOME
	Desenvolvimento
MANUSEIO DE GIBIS
	Desenvolvimento
ALFABETO MOVEL
	Desenvolvimento
MANUSEIO DE LIVROS 
	Desenvolvimento
MANUSEIO DE REVISTAS
	EIXO: MATEMÁTICA
	EIXO: MATEMÁTICA
	EIXO: MATEMÁTICA
	EIXO: MATEMÁTICA
	EIXO: MATEMÁTICA
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Desenvolvimento
ASSOCIAR QUANTIDADE AO NUMERO. (2)
	Desenvolvimento
IDENTIFICAR OS NUMEROS 1 A 5. LIGAR NEMERAIS AOS OBJETOS CORRESPONDENTES
	Desenvolvimento
ASSOCIAS QUANTIDADE AO NUMERO. (3)
	Desenvolvimento
IDENTIFICAR O GROSSO E O FINO
	Desenvolvimento
ASSOCIAR QUANTIDADE AO NUMERO. (4)
	EIXO: NS
	EIXO: NS
	EIXO: NS
	EIXO: NS
	EIXO: NS
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Desenvolvimento
JOGO DA MEMÓRIA
	Desenvolvimento
VISUALOSAÇÃO DE ABELHAS E ZANGÃO (DESENHAR A RESPEITO)
	Desenvolvimento
VISUALIZAR FIGURAS
	Desenvolvimento
MANUSEIO DE LIVROS SOBRE INSETOS
	Desenvolvimento
QUEBRA CABEÇA
	EIXO: ARTES
	EIXO: ARTES
	EIXO: ARTES
	EIXO: ARTES
	EIXO: ARTES
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Desenvolvimento
MASSA DE MOLDELAR
	Desenvolvimento
DESENHO LIVRE
	Desenvolvimento
COLORIR DESENHO DO FOLCLORE
	Desenvolvimento
COLORIR IARA PARA COLOCAR NO MURAL
	Desenvolvimento
COLAR PAPEL PICADO NA MULA SEM CABEÇA
PLANO DE AULA SEMANAL
DATA:16/08/2015 Á 20/08/2015.
	SEGUNDA-FEIRA
	TERÇA-FEIRA
	QUARTA-FEIRA
	QUINTA-FEIRA
	SEXTA-FEIRA
	EIXO: LOE
	EIXO: LOE
	EIXO: LOE
	EIXO: LOE
	EIXO: LOE
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Desenvolvimento
ALFABETO MOVEL
	Desenvolvimento
MANUSEIO DE REVISTAS
	Desenvolvimento
MANUSEIO DE LIVROS
	 Desenvolvimento
MANUSEIO DE GIBIS
	Desenvolvimento IDENTIFICAR LETRA INICIAL DO NOME
	EIXO: MATEMÁTICA
	EIXO: MATEMÁTICA
	EIXO: MATEMÁTICA
	EIXO: MATEMÁTICA
	EIXO: MATEMÁTICA
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Desenvolvimento
ASSOCIAS QUANTIDADE AO NUMERO. (3)
	Desenvolvimento
IDENTIFICAR O GROSSO E O FINO
	Desenvolvimento
ASSOCIAR QUANTIDADE AO NUMERO. (4)
	Desenvolvimento
IDENTIFICAR OS NUMEROS 1 A 5. LIGAR NEMERAIS AOS OBJETOS CORRESPONDENTES
	Desenvolvimento
ASSOCIAR QUANTIDADE AO NUMERO. (2)
	EIXO: NS
	EIXO: NS
	EIXO: NS
	EIXO: NS
	EIXO: NS
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Desenvolvimento
VISUALOSAÇÃO DE ABELHAS E ZANGÃO (DESENHAR A RESPEITO)
	Desenvolvimento
JOGO DA MEMÓRIA
	Desenvolvimento
QUEBRA CABEÇA
	Desenvolvimento
VISUALIZAR FIGURAS
	Desenvolvimento
MANUSEIO DE LIVROS SOBRE INSETOS
	EIXO: ARTES
	EIXO: ARTES
	EIXO: ARTES
	EIXO: ARTES
	EIXO: ARTES
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Desenvolvimento
COLORIR DESENHO DO FOLCLORE
	Desenvolvimento
COLORIR SACI PERÊRÊ PARA COLOCAR NO MURAL
	Desenvolvimento
DESENHO LIVRE
	Desenvolvimento
COLAR PAPEL PICADO NO BOTO COR DE ROSA
	Desenvolvimento
MASSA DE MOLDELAR
PLANO DE AULA SEMANAL
DATA: 21/08/2015 Á 26/08/2015.
	SEGUNDA-FEIRA
	TERÇA-FEIRA
	QUARTA-FEIRA
	QUINTA-FEIRA
	SEXTA-FEIRA
	EIXO: LOE
	EIXO: LOE
	EIXO: LOE
	EIXO: LOE
	EIXO: LOE
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Desenvolvimento
MANUSEIO DE GIBIS
	Desenvolvimento
ALFABETO MOVEL
	Desenvolvimento
IDENTIFICAR LETRA INICIAL DO NOME
	 Desenvolvimento
MANUSEIO DE REVISTAS
	Desenvolvimento
MANUSEIO DE LIVROS
	EIXO: MATEMÁTICA
	EIXO: MATEMÁTICA
	EIXO: MATEMÁTICA
	EIXO: MATEMÁTICA
	EIXO: MATEMÁTICA
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Desenvolvimento
ASSOCIAR QUANTIDADE AO NUMERO. (4)
	Desenvolvimento
ASSOCIAS QUANTIDADE AO NUMERO. (3)
	Desenvolvimento
IDENTIFICAR OS NUMEROS 1 A 5. LIGAR NEMERAIS AOS OBJETOS CORRESPONDENTES
	Desenvolvimento
ASSOCIAR QUANTIDADE AO NUMERO. (2)
	Desenvolvimento
IDENTIFICAR O GROSSO E O FINO
	EIXO: NS
	EIXO: NS
	EIXO: NS
	EIXO: NS
	EIXO: NS
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Desenvolvimento
MANUSEIO DE LIVROS SOBRE INSETOS
	Desenvolvimento
VISUALOSAÇÃO DE ABELHAS E ZANGÃO (DESENHAR A RESPEITO)
	Desenvolvimento
JOGO DA MEMÓRIA
	Desenvolvimento
QUEBRA CABEÇA
	Desenvolvimento
VISUALIZAR FIGURAS
	EIXO: ARTES
	EIXO: ARTES
	EIXO: ARTES
	EIXO: ARTES
	EIXO: ARTES
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Desenvolvimento
DESENHO LIVRE
	Desenvolvimento
COLAR PAPEL PICADO NA FLOR MAIS ALTA
	Desenvolvimento
COLORIR BORBOLETINHA PARA COLOCAR NO MURAL
	Desenvolvimento
MASSA DE MOLDELAR
	Desenvolvimento
COLORIR DESENHO DA PRIMAVERA
PLANO DE AULA SEMANAL
DATA: 27/08/2015 Á 31/08/2015.
	SEGUNDA-FEIRA
	TERÇA-FEIRA
	QUARTA-FEIRA
	QUINTA-FEIRA
	SEXTA-FEIRA
	EIXO: LOE
	EIXO: LOE
	EIXO: LOE
	EIXO: LOE
	EIXO: LOE
	ConteúdoConteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Desenvolvimento
MANUSEIO DE LIVROS
	Desenvolvimento
IDENTIFICAR LETRA INICIAL DO NOME
	Desenvolvimento
MANUSEIO DE REVISTAS
	Desenvolvimento
ALFABETO MOVEL 
	Desenvolvimento
MANUSEIO DE GIBIS
	EIXO: MATEMÁTICA
	EIXO: MATEMÁTICA
	EIXO: MATEMÁTICA
	EIXO: MATEMÁTICA
	EIXO: MATEMÁTICA
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Desenvolvimento
IDENTIFICAR O GROSSO E O FINO
	Desenvolvimento
ASSOCIAR QUANTIDADE AO NUMERO. (4)
	Desenvolvimento
ASSOCIAR QUANTIDADE AO NUMERO. (2)
	Desenvolvimento
ASSOCIAS QUANTIDADE AO NUMERO. (3)
	Desenvolvimento
IDENTIFICAR OS NUMEROS 1 A 5. LIGAR NEMERAIS AOS OBJETOS CORRESPONDENTES
	EIXO: NS
	EIXO: NS
	EIXO: NS
	EIXO: NS
	EIXO: NS
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Desenvolvimento
VISUALIZAR FIGURAS
	Desenvolvimento
QUEBRA CABEÇA
	Desenvolvimento
MANUSEIO DE LIVROS SOBRE INSETOS
	Desenvolvimento
VISUALOSAÇÃO DE ABELHAS E ZANGÃO (DESENHAR A RESPEITO)
	Desenvolvimento
JOGO DA MEMÓRIA
	EIXO: ARTES
	EIXO: ARTES
	EIXO: ARTES
	EIXO: ARTES
	EIXO: ARTES
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Conteúdo
	Desenvolvimento
COLORIR MACIEIRA PARA COLOCAR NO MURAL
	Desenvolvimento
COLORIR DESENHO DA PRIMAVERA
	Desenvolvimento
MASSA DE MOLDELAR
	Desenvolvimento
COLAR PAPEL PICADO NA MAÇÃ
	Desenvolvimento
DESENHO LIVRE
Atividade 9 – Desenvolvimento e avaliação da aula ministrada
O desenvolvimento das aulas, de modo geral, foi realizado como esperado no plano de aula, que procurou tratar de assuntos que fazem parte do cotidiano das crianças.
No primeiro dia foi realizada a leitura da “A História dos Números”, que deixou os alunos entusiasmados por saberem como foi que surgiu a contagem das coisas. Este assunto foi discutido por todos, dando outros exemplos de como se pode contar, usando pedrinhas.
Na brincadeira de amarelinha e nas atividades feitas em folhas, os alunos conseguiram realizar em pouco tempo. Na correção, houve alguns erros, mas todos compreenderam o conteúdo.
O início do projeto realizado sobre as “Cantigas Folclóricas”, trouxe aos alunos um conhecimento das canções vivenciadas pelos seus avós e pais, fazendo-os participar ativamente desse projeto.
No segundo dia, foi trabalhado “Os Animais em Extinção” e a “Preservação Ambiental”, assunto esse muito discutido atualmente pela sociedade. Os alunos já conhecem um pouco do assunto e complementam a aula.
Na realização das atividades, o animal de extinção mais escolhido para desenho foi a onça-pintada e na associação de números com a letra não houve dificuldade, apenas alguns demoraram um pouco mais para realizar essa atividade.
Sobre o “Projeto Cantigas Folclóricas”, a maioria dos alunos perguntaram a seus pais e avós se conheciam a música cantada no primeiro dia: “A Barata Diz que Tem”.
No terceiro dia o tema apresentado foi “O Corpo Humano”. Nesta aula os alunos tiveram muitas atividades lúdicas. Eles desenharam, recortaram, brincaram de “Dança Das Cadeiras” e ouviram a história “Os Três Porquinhos”, participando dos debates realizados com a história.
No quarto dia foi trabalhado o conteúdo de matemática com o tema “Figuras Geométricas Planas”. Os alunos compararam essas figuras com os objetos existentes na sala de aula, o que reforçou ainda mais a aprendizagem deles.
O filme “Dora, a Aventureira” conseguiu a participação de todos os alunos em suas perguntas. Isso envolveu as crianças na aprendizagem das figuras geométricas planas (triângulo, círculo e quadrado). Entre as atividades propostas, o que mais interessou as crianças foi a modelagem das figuras com massinha, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades manuais.
No quinto e último dia de regência do Estágio Supervisionado, a aula se desenvolveu ainda melhor. Os alunos brincaram com o alfabeto manual, identificando cada letra do seu nome e sobrenome.
As brincadeiras no parquinho foram desenvolvidas com os brinquedos que os alunos trouxeram de casa. Alguns alunos tiveram problema ao dividir o brinquedo. Por isso foi preciso intervir, mostrando que se a criança não deixar a outra brincar com o seu brinquedo vai acabar brincando sozinha.
O final do Projeto “Resgate às Canções Folclóricas”, mostrou que os alunos se sentem muito envolvidos com as lembranças dos adultos. Todos os dias ficavam ansiosos para chegar a hora de cantar a canção escolhida.
Esse projeto teve o objetivo, além de ensinar os alunos as músicas que fizeram parte da infância de seus pais, envolver a família com o trabalho realizado na escola. O resultado foi extraordinário, pois os pais queriam resgatar outras músicas que não foram apresentadas aos alunos.
Toda essa semana de regência mostrou a importância de vivenciar na pratica como é dar aula. A reação dos alunos e diferente em relação aos conteúdos trabalhados. Alguns têm mais dificuldade com os números, outros com as letras e outros ainda no canto e nas brincadeiras, por serem muito tímidos.
O que se pode fazer para minimizar esses problemas é manter uma relação de afeto, carinho e respeito mútuo com os alunos, acolhendo-os em suas diferenças.
Trabalhar o lúdico com os alunos torna a aula mais descontraída e menos obrigatória. O jogo, os brinquedos e as brincadeiras são instrumentos que oferecem ao professor diferentes possibilidades educacionais. Por isso, a brincadeira não deve ser entendida como um passatempo, mas considerado como parte da vida do ser humano, fazendo desenvolver a linguagem e a imaginação do indivíduo.
Outro aspecto importante a ser lembrado no desenvolvimento de uma aula é respeitar o tempo de cada um, o estágio em que se encontra.
A interação professora aluno, tanto abordado nos estudos de Vygotsky, também é um aspecto de grande relevância ao trabalho do professor, já que para esse teórico o ser humano se constitui na relação social com o outro. Assim o professor tem o papel de mediador no ensino-aprendizagem.
Contudo, considerar os estudos desses e de outros teóricos que refletiram tanto na educação, faz com que o professor não se perca em sua prática pedagógica, mas que desenvolva um trabalho comprometedor com o desenvolvimento integral da criança.
Considerações finais:
A bagagem teórica compreendida durante as tele aulas, ao longo do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera foi complementada com as observações e a prática pedagógica vivenciada na E.M.E.I Irma .
Todo esse tempo de observação e regência, comprovou o quanto se faz necessário realizar o Estágio Supervisionado, pois traz benefícios tanto ao acadêmico como à escola que recebe o estagiário.
O aluno estagiário pode compreender melhor o que aprendeu durante o curso, pois a prática vivenciada na escola muda completamente seu pensamento de que todas as crianças reagem de maneira igual ao que é apresentado pelo professor.
A escola, de certa forma, também é beneficiada com a presença do estagiário. A sala de aula ganha um novo ajudante que pode intervir, se o professor permitir, nas diversas situações ocorridas no cotidiano dos alunos, aumentando as possibilidades de melhoria do desenvolvimento da aula.
Por tudo o que foi apresentado neste relatório, conclui-se que o foco principal desse estudo é formar um profissional competente capaz de colaborar para o desenvolvimento do aluno da Educação Infantil, oferecendo atividades novas que iram contribuir no aperfeiçoamento de habilidades motoras, intelectuais e cognitivas, levando à criança a possibilidade de ser um adulto criativo, crítico e que possa agir com autonomia.
Referências bibliográficas
SILVA, Nilson Robson Guedes. Estágio Supervisionado em pedagogia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011.
PLT 376
GIFFORD, Chris. Dora, a Aventureira. Chris Gifford, Valerie Walders e Eric Weiner. 2000. 1 DVD.
KORMANN, Jaqueline. Caco, o Macaco. Ilustração: Editora Vale das Letras. Blumenau – SC: Vale das Letras.
NHAIA, Ana Francielle. Meu Corpo e Meu Esqueleto. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?Aula =36176>. Acesso em: 22 out. 2011.
Equipe Girassol. Os Três Porquinhos. Barueri – SP: Girassol, 2010.
PERES, Thalita Carlos Moreno Tomé. As Formas Geométricas Planas. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica Aula.html?aula=22748>. Acessoem: 22 out. 2011.
PERES, Thalita Carlos Moreno Tomé. Vamos Brincar de Amarelinha?Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica Aula .html?aula=8156>. Acesso em: 24 out. 2011.
BRASIL. Leis de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.9394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Senado Federal, 2008.
VERGÉS, Maritza Rolim de Moura; SANA, Marli Aparecida. Limites e Indisciplina na educação infantil. 2 ed. São Paulo: Alínea, 2009
TRACZ Marcelo; DIAS Anderson Nasareno Alves. Estágio Supervisionado: Um estudo sobre a relação do estágio e o meio produtivo. Disponível em: < www.fag.edu.br/adverbio/artigos/artigo04%20-%20adv06pdf >. 
GONÇALVES, Kelly Cláudia. Cantando e aprendendo. São Paulo: Rideel, 2008.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP22

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes