Buscar

Trabalho de Histologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Acadêmicos: Cleber, Elias, Fernando, Jaqueline e Vanessa.
Sistema digestivo dos carnívoros: cães e gatos
Características gerais: 
O sistema digestivo é formado pelo canal alimentar e pelas estruturas acessórias, como os lábios, a língua, os dentes e as glândulas extramurais.
O trato alimentar é uma estrutura tubular ou tubular modificada que se estende da boca até o ânus.
Os lábios musculosos e a língua ajudam na preensão, enquanto os dentes permitem a mastigação.
Sistema digestivo do gato 
O sistema digestivo do gato é parecido com o nosso, mas sua dieta carnívora originou algumas diferenças: ele não precisa do ceco para ingerir fibras, e o intestino é curto em comparação com o dos herbívoros, como carneiros, ou dos onívoros, como os humanos.
Os dentes afiados cortam a carne e a língua áspera descola o músculo dos ossos.
A saliva lubrifica o alimento engolido; este desce pelo esôfago até o estômago, onde é desfeito pelo ácido e enzimas. O estômago também secreta muco para se proteger, e ao intestino, contra o dano desses sucos gástricos. O duodeno recebe a bile, capaz de dissolver a gordura, da vesícula biliar, no fígado, e enzimas do pâncreas. A digestão prossegue ao longo do intestino delgado; os nutrientes são absorvidos pelas paredes intestinais. O sangue transporta esses nutrientes até o fígado, o maior órgão interno, que os processa, gerando ácidos graxos e aminoácidos, os componentes mais essenciais à vida.
Sistema digestivo do cão
	O sistema digestivo canino inicia-se pela boca onde, além da língua, há diferentes tipos de dentes (incisivos, caninos, pré-molares e molares). A comida ingerida pelo cão é envolvida pela saliva, produzida pelas glândulas salivares e depois é transportada através do esôfago ao estômago, onde ocorre o processo da digestão. 
	
A comida será dissolvida no intestino fino, com as seções duodeno e intestino vazio, através dos sucos de digestão provindos do fígado e do pâncreas. No intestino grosso termina o processo digestivo e os resto não assimilados serão engrossados para as fezes. O fígado e o pâncreas colaboram mediante a secreção de determinados sucos para o progresso digestivo. 
A digestão se inicia com a introdução dos alimentos na cavidade oral.
O processo de captação varia de acordo com o tipo de animal doméstico considerado, conforme a adaptação da espécie, podendo ser utilizados, em variados graus, os dentes, lábios, língua, cabeça e eventualmente as extremidades dos membros anteriores.
Com exceção de alimentos que podem ser prontamente engolidos e de líquidos, as partículas de alimento, logo após a ingestão, são esfregadas com auxílio da língua contra a face de atrito dos dentes posteriores, antes de iniciar-se o processo de mastigação.
Função da saliva: No cão a secreção salivar tem uma função especial na termorregulação e as glândulas parótidas do cão quando estão sob forte estimulação parassimpática podem secretar uma taxa 10 vezes maior (programa de tecido glandular) do que a glândula parótida humana.
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais