Buscar

sistema reprodutor cães e gatos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Cleber Sônego
Fernando Anschau
Jaqueline Bergmann
Elias Hillebrand
Vanessa Kaufert
*
 O cio em cadelas e gatas
 
	O ciclo reprodutivo de cadelas e de gatas é constituído por diferentes fases que se repetem periodicamente e que é denominado ciclo estral. 
	Uma das fases é conhecida como cio e é quando se manifesta o período de fertilidade das fêmeas das espécies animais. É neste período que elas se mostram receptivas aos machos, ocorrendo os acasalamentos e a fertilização. 
*
 O ciclo estral nas cadelas
		A cadela é uma fêmea monoéstrica que entra no cio, em média, a cada seis meses. Existem algumas que dependendo da raça ou linhagem podem ciclar apenas uma vez ao ano e outras a cada 4 a 5 meses.
		O surgimento do primeiro cio, ou puberdade, pode ocorrer a partir de seis meses de idade em fêmeas de raças pequenas ou ao redor de oito a nove meses em fêmeas de raças médias e maiores. Algumas podem ter o primeiro cio somente após 24 meses de idade. 
*
 Quais são os órgãos sexuais femininos das cadelas?
2 ovários
2 ovidutos (trompas de Phalopio)
Útero 
Vagina
Vulva
As mamas (8 a 10)
*
As cadelas tem o ciclo estral dividido em quatro fases distintas: proestro, estro, anestro e diestro.
Proestro – com a duração de 10 dias.
Estro – duração de 7 a 9 dias.
Diestro – duração de 60 dias.
Anestro – duração de 4 meses.
*
		
	
PROESTRO
A fase de proestro é quando a cadela começa a apresentar secreção sero sanguinolenta pela vulva, tem a mesma edemaciada e atrai machos, porém não os aceita. É o que denomina-se de “cio”; Ocorre uma variação muito grande de dias podendo ser de apenas 3 ou até de 21 dias, uma das razões da existência de diferença entre o cio de uma e outra cadela. A média é de 9 dias.
*
*
		CARACTERÍSTICAS DE PROESTRO
Edema de vulva
Descarga sangüínea.
A citologia vaginal é predominantemente de células parabasais.
 		COMPORTAMENTO
A cadela é agitada e secreta feromonas.
É agressiva com o macho.
Torna-se mais passiva no começo do estro.
*
Comparativo de vulva de cadela que não está no cio e depois quando está no cio. 
*
Vulva de cadela no cio 
*
	ESTRO
No estro ela aceita a presença do macho e o acasalamento. Nesta fase ocorre a ovulação, maturação oocitária e a fertilização. A média de duração é de 6 dias.
	CARACTERÍSTICAS DE ESTRO
Aumenta o edema de vulva.
Descarga vulvar será ligeiramente cor-de-rosa.
Algumas fêmeas terão uma descarga sangrenta no estro que é normal.
Na citologia vaginal haverá uma concentração elevada de células corneificadas.
*
	COMPORTAMENTO
A cadela procura o macho, fica rodeando, levanta a região pélvica, move a cauda para o lado e aceita a cópula.
	Apresenta o cio aparentemente normal mas, não ocorre ovulação. Seguido por outro o cio 2-6 semanas mais tarde (cio ovulatório).
*
*
	DIESTRO
Após o estro ela terá um período de diestro caracterizado por altos níveis de progesterona que auxiliam na manutenção da gestação caso ela tenha acasalado. Este período tem duração de 60 dias.
	CARACTERÍSTICAS DE DIESTRO
Diminuição do edema vulvar
Não apresenta descarga vulvar
A citologia vaginal não apresenta células queratinizadas e apresenta células brancas do sangue em grande quantidade.
COMPORTAMENTO: Não aceita o macho
*
	ANESTRO
	Finalmente ela entra na fase de anestro e assim permanecerá por 120 dias (as cadelas que ciclam a cada seis meses) Esta fase é caracterizada por uma inatividade hormonal até a prepação para o próximo estro.
	CARACTERÍSTICAS DE ANESTRO
Período de inatividade ovariana
Nenhuma descarga vaginal
Retorno ao cio por volta dos 4 meses
*
A progesterona é um hormônio esteróide que é produzido na cadela desde o início do cio até 60 dias após o término do mesmo ou durante a gestação.
*
A puberdade do cão macho ocorre entre os 7 e 10 meses de idade, de acordo com a raça à qual pertence. As raças pequenas revelam-se mais precoces do que as de tamanho médio e de raças grandes. 
 Demonstram evidentes sinais de excitação perante certas cadelas. Por vezes demonstram o seu entusiasmo nas almofadas, nas pernas do dono, comportamento que deverá evitar.
O macho percebe que uma fêmea está no cio através do cheiro de sua urina, que contém metabólitos dos estro-gênios.  
*
 Por que os cachorros ficam grudados quando estão acasalando?
Os cães machos possuem uma espécie de “bulbo” próximo a base dos testículos, chamado de “bulbus glandis“. Quando ocorre a ereção peniana, este bulbo é preenchido com sangue e isto fará com que ele aumente o seu volume. As cadelas possuem uma cérvix que é praticamente plana e possui uma “fossa”, na qual o “bulbo” peniano irá se encaixar. O processo de preenchimento sanguíneo do bulbo ocorre já no interior da vagina da cadela. Uma vez com o bulbo inchado, é praticamente impossível que o pênis seja retirado da vagina. 
*
Pênis canino demonstrando o bulbo 
*
Parece ser uma situação desconfortável, mas tudo tem uma razão biológica de ser! Os cães machos possuem uma ejaculação por “gotejamento”, ou seja, eles liberam o esperma parceladamente, e podem demorar (dependendo da espécie) cerca de 30 minutos naquela posição estranha, conhecida como “grudar”, “colar” ou “engatar”. Esse grude na hora da cópula é uma forma de minimizar as perdas de esperma e garantir a fecundação. 
*
O parto 
A gestação nas cadelas dura em torno de 58 a 63 dias.
30 dias - Pode ser feito diagnóstico através de palpação
35 dias - Observa-se o desenvolvimento das glândulas mamarias, que ficam rosadas e túrgidas. Aumento acentuado de peso.
40 dias - Abdome está maior.
45 dias - Radiografia evidencia ossos da cabeça, vértebras, costelas e ossos longos dos membros.
49 dias - A cabeça dos fetos é palpável e há grande aumento nas glândulas mamarias.
*
Curiosidades 
• O filhote é expulso, ainda envolvido na bolsa amniótica 
• A mãe abre a bolsa com os dentes e puxa-a para baixo 
• A cadela corta o cordão umbilical e lambe o filhote
• Ao lambe-lo, estimula a circulação 
• Os filhotes encontram os mamilos da mãe por instinto
*
O ciclo estral nas gatas
As gatas podem ter seu primeiro cio (puberdade) entre 5 a 12 meses de idade, ocorrendo em média aos 10 meses de idade. Se a gata começa a se esfregar nas pessoas mais intensamente e fica no chão deitada de costas pode significar que está no cio. Outros sinais são às vezes sair correndo selvagemente, gritar e a vulva ficar inchada com corrimento de coloração amarelo-escuro, nem sempre visível. 
	
*
*
		O ciclo estral (reprodutivo) dura em média de 14 a 21 dias podendo ocorrer o início de novos ciclos duas semanas após o parto ou logo após a amamentação. Semelhante aos outros mamíferos, esse ciclo é regulado pelos hormônios ovarianos e divide-se em: anestro, proestro, estro e diestro.
*
O anestro pode ter duração de 1 a 3 meses, normalmente se iniciando entre o final do outono e início do inverno. É um período no qual o ovário praticamente não produz nenhum hormônio.  
*
Assim que a gata entra no cio, denominada fase de proestro, inicia-se a fase folicular. Porém, ela ainda não permite que o macho a cubra. Ocorre nessa fase a preparação para o acasalamento: as fêmeas atraem os machos por meio de vocalização (miados), rolamento e fricção em objetos animados e inanimados. Não estando ainda receptivas, reagem às investidas do macho com patadas, arranhões e rosnados. Quando afagadas no dorso na região posterior assumem posição de lordose (curvada).
*
O estro apresenta uma duração variável entre 1 a 21 dias (média de 7 dias). Se ocorrer a cópula, o estro irá terminar entre 4 a 5 dias após a ovulação. As fêmeas atraem os machos e assumem postura típica, permitindo a cópula. É nesta fase que ocorre a ovulação caso a fêmeas seja coberta. A ovulação da gata é induzida pelo acasalamento, pois
a mucosa do pênis do macho possui espículos que promovem uma liberação de hormônios pela ação mecânica na cérvix (região genital) no momento da cobertura. 
*
Após esse período vem a fase denominada diestro, caso ela não tenha sido coberta, que dura ao redor de 15 dias. Há produção do hormônio progesterona pelo corpo lúteo presente no ovário.
 Caso ela tenha sido coberta por um macho fértil, a gestação vai durar ao redor de 63 dias.
*
O pênis de um gato possui espículas (como se fossem espinhos) que provocam sangramento e muita dor por ocasião do coito. O sangramento é importante para estimular o aumento da secreção do hormônio LH (hormônio luteinizante) que leva a ovulação na gata. 
*
Pênis felino demonstrando espículos 
*
O acasalamento em gatos ocorre muito rapidamente; assim que o gato retira seu pênis, as espículas penianas saem “rasgando tudo”, por isso a gata grita tanto. A dor é tão intensa, que na maioria das vezes a gata vira e ataca o gato. E como processo natural da espécie, o machucado causado após o acasalamento, impede a gata de se acasalar com outro gato até a cria. 
*
Gestação e parto
	Os óvulos passam pela tuba uterina dentro de 2-4 dias, ingressando no útero 4-5 dias após a monta, e 10 dias mais tarde, ocorre a implantação. Ocorrem sinais óbvios de gestação na 6ª-7ª semana. Aumentam as dimensões das glândulas mamárias e os mamilos se tornam firmes. A distensão do abdômen aumenta e a gata repousa mais que o usual. Durante as últimas 2-3 semanas de gestação, são visíveis os movimentos fetais da parede abdominal.
A duração da gestação, em média, é de 63-66 dias (faixa: 52-71 dias).
*
- Cão e gatos apresentam um osso peniano
- Gato apresenta espículas penianas e orientação posterior
*
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes