Buscar

Atenção a crise

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATENÇÃO À CRISE/ EMERGÊNCIA
CRISE: 
Período de desorganização de um sistema aberto. A crise é precipitada por uma ou mais circunstâncias que, às vezes, ultrapassam a capacidade do indivíduo de manter a sua homeostase. 
Pode ser uma desestabilização passageira ou pode permanecer prejudicando o estado de equilíbrio do homem em relação ao seu corpo e ao meio ambiente.(CAPLAN e cols, 1980) .
Inabilidade da pessoa para resolver um problema, que provoca aumento da ansiedade e deve ser considerada um evento crítico. (STEFANELLI, 2008)
Tipos de crise:
a)Maturacional ou do desenvolvimento.
b) Situacional
c) Acidental.
Crise/ Emergência psiquiátrica 
Segundo Stefanelli (2008, p.643), “emergência psiquiátrica é qualquer situação na qual exista risco significativo e iminente de morte ou de lesão grave provocado por sentimentos, pensamentos ou ações que colocam em risco a integridade da pessoa, de outras, do ambiente ou da sociedade. Exige intervenção terapêutica imediata”. 
O atendimento em EP deve ser realizado por equipe multiprofissional.
O quadro de emergência, não significa necessariamente uma indicação de internação hospitalar.
Na prática psiquiátrica: crises caracterizadas por delírios, alucinações visuais e auditivas, agressividade, agitação psicomotora etc, a chamada “agudização da sintomatologia psiquiátrica” e demonstram um “desequilíbrio”.
Intervenção: equilibrar o sujeito, com utilização de fármacos e contenção. Função das urgências / emergências psiquiátricas. 
Ferigato, Campos e Ballarin (2007)
Pensar a crise depois da Reforma Psiquiátrica:
Leitos de emergência em HG
CAPS II e III.
Hospitais Psiquiátricos
Nos HG: Tentativa de suicídio; Agitação e agressividade; Intoxicação aguda ou abstinência de drogas; Surtos psicóticos agudos; Intoxicação de psicofármacos; Alterações psíquicas decorrentes de quadros orgânicos. 
Nos CAPS: situações do dia-a-dia. Uso de recursos da Rede.
Nos Hospitais Psiquiátricos: internação?
Bibliografia
JARDIM, K. & DIMENSTEIN, M. Risco e crise: pensando pilares da urgência psiquiátrica. Psicologia em Revista. Belo Horizonte, v. 13, n. 1, jun. 2007
FERIGATO, S. H.; CAMPOS, R. T. O. & BALLARIN, M. L. G. S. O atendimento à crise em saúde mental: ampliando conceitos. Revista de Psicologia da UNESP, 6(1), 2007. 
STEFANELLI, M. e cols. Enfermagem psiquiátrica em suas dimensões assistenciais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais