Buscar

Desafio Profissional corrego

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TUTORA A DISTÂNCIA: ELIANE MARIA DA SILVA ANUNCIAÇÃO
PROJETO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS HABITANTES DE UMA COMUNIDADE COM PROBLEMAS DE INFRAESTRUTURA URBANA.
ANHANGUERA - UNIDERPUNIVERSIDADE 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO: HORTOLÂNDIA
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINAS NORTEADORAS: DIDÁTICA - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - RESPONSÁBILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
ACADÊMICO: KEILA FRANCIELE PEREIRA
RA: 2809637216
 HORTOLÂNDIA/ SÃO PAULO
16/11/2015
INTRODUÇÃO
Os problemas decorrentes da má qualidade das águas do córrego da comunidade Boa Esperança, afetam a qualidade de vida de todos os moradores direta ou indiretamente.
A partir do cenário apresentado, visualizando quais são os impactos da poluição do córrego no seu cotidiano e das famílias . Em seguida apresentarei medidas práticas adotadas para melhorar a qualidade das águas do córrego que corta a comunidade.
Medidas práticas adotadas para melhoria da qualidade das águas do córrego.
Impactoscausados pela poluição do córrego nocotidiano
Medidastomadas para a melhoria da qualidade das águas do córrego
Transbordamentosdo córrego em dias chuvosos
Não jogar lixo nas vias publicas
Mau cheiro
Iniciarum processo para reverter a poluição por meio do tratamento que será aplicado ao esgoto antes de ser depositado no córrego.
Despejo de esgotodoméstico no córrego
Coleta públicaeficiente
Doenças
Projeto relacionado a mudanças de hábitos como jogar lixos no rio, ferver água antes de usar, usar chinelos e não tomar banhoe usar água contaminada .
Sugestões de ações para melhoria da qualidade das águas do córrego boa esperança
Grupos da Sociedade Civil Organizada
Açõesque podem ser Desenvolvidas
Rádio comunitária
Divulgardatas, horários e pauta de reunião da Associação de Pais e Mestres na escola do bairro, para discutir as melhorias do córrego e da comunidade.
Agentes comunitários e deSaúde
Dialogando com os moradores, promovendo e/ou participando de debates locais, incentivando a organização da comunidade para conhecer problemas e buscar soluções.
Orientando as pessoas que apresentem sintomas das doenças relacionadas com as enchentes a procurar os serviços de saúde.
Orientando quanto a medidas preventivas das doenças relacionadas às enchentes.
Ações para melhoria do córrego
Grupos da Sociedade Civil Organizada
Açõesque podem ser Desenvolvidas
Agentes comunitários de Saúde
Disseminando informações quanto aos cuidados básicos com o ambiente para benefício da saúde de todos.
Orientando a população, inclusive os adultos, quanto à importância de manter suas vacinas em dia, de acordo com o calendário de vacinação vigente no país.
Igreja do bairro
Juntamente com os demais grupos formar uma corrente de conscientização dos moradores para posturas mais adequadas em relação a vida em comunidade, chamando para reflexão do papel de cada um em frente ao problema.
Propostas de ações desenvolvidas pela escola
Ações que podem ser desenvolvidas na escola
Detalhamentodas ações
Coleta seletiva do lixo
AA.A.P.M, deverá adquirir lixeiras seletivas dos lixo, para incentivar por meio do projeto a destinação adequada do mesmo. Possibilitando a reciclagem..
Parcerias com empresas privadas
O Grêmio Estudantil , poderá fazer parceria com as empresas que recolham óleo de cozinha, pilhas, e lâmpadas fluorescentes. Que além de preservar o ambiente gera recursos para escola.
Palestras sobre reciclagem e lixo orgânico
Montar projeto na escola sobre a separação correta do lixo e a utilização dolixo orgânico para adubo em casa em plantas e hortas . Fazer palestra para a comunidade na escola .
Propostas de ações desenvolvidas pela escola
Ações que podem ser desenvolvidas na escola
Detalhamentodas ações
Envolvera Associação de Pais e Mestres e os órgãos colegiados da escola para o enfrentamento do problema com o córrego e possíveis soluções.
O problema da comunidade afeta direta e indiretamente a escola assim é papel dosórgãos colegiados elaborarem documento legitimando em assembleias para serem entregues ao poder público. Sobre estratégias que visam sanar os problemas apresentados pela poluição e enchente do córrego .
Adoçãodo uso de produtos BIODEGRÀDAVEIS.
Produtos cuja sua decomposição é mais rápida na natureza,pois são compostos por itens orgânicos. para que os agentes biológicos naturais facilitem sua degradação. Os produtos de limpeza não biodegradáveis, nocivos ao meio ambiente, são compostos por derivados de petróleo, poluem principalmente os rios já que os detergentes em geral e outros produtos são descartados junto à rede de esgoto e muitas vezes não recebem tratamento adequado.
7
Leitura da comunidade
Problemas,especificados e características da comunidade
Sugestão de melhoriasque podem ser contempladas no Plano Diretor Municipal
Destruição da mata ciliar
Recuperação da mata ciliar com plantio de árvores asmargens do córrego.
Terrenos públicosutilizados como lixões.
Desenvolver projetos de hortas comunitárias,espaços de lazer e praças públicas.
Assoreamento do córrego.
Drenagem periódica do córrego e recuperação através da recuperação da vida aquática.
Faltade saneamento básico.
A passagem de esgoto emtodo bairro , coleta correta dos lixos através do lixeiro
Presença de grandes terrenosbaldios repletos de lixo, animais peçonhentos e mato alto.
Limpezaatravés da prefeitura dos terrenos e retirada dos lixos.
conclusão
À escassez de água potável é um dos maiores problemas da humanidade, devido ao crescimento acentuado da poluição.
Precisamos entender de que forma podemos nos organizar para melhorar as infraestruturas das comunidades, principalmente no que diz respeito ao saneamento básico.
Para participarmos ativamente na execução e construção de leis que regulamentem a política urbana,é importante que conheçamos os Estatuto das Cidades.
A participação na gestão democrática da cidade em grupos da sociedade civil organizada é de grande importância para a implementação de um Plano Diretor Municipal que atenda aos interesses da maioria.
Especialistas de diversas áreas defendem que as cidades podem assumir plenamente a responsabilidade pela proteção e preservação do meio ambiente, assegurando o acesso equilibrado dos bens naturais pela população.
Podemos fazer a diferença !!!
Onde seja !!!!
Referências 
 MARTINELLI,Lindolfo Anderson. Desafio Profissional das Disciplinas de Didática,Língua Brasileira de Sinais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente (online). Valinhos 2015,p.1-12.Disponível em : Acesso em: outubro. 2015.
 BRASIL.Secretária de Educação Fundamental.PCN: meio ambiente,saúde.MEC/SEF,1997.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf . Acesso em: 5 Outubro 2015.
 ROLNIK,Raquel (coord.). Vamos mudar nossas cidades? São Paulo: Editora Instituto Polis,2002. Disponível em: http://www.polis.org.br/uploads/960/960.pdf. Acesso em : 8 Outubro 2015.
 Portal do Rio de janeiro, informação publica, enchentes ,:http://www.saude.rj.gov.br/vigilancia-em-saude/803-vigilancia-ambiental-em-saude-do-trabalhador/fatores-de-risco-ambiental/vigidesantre/319-chuvas-fortes.html. Acesso em : 18 Novembro 2015.
 SANTORO,Paula Freire;CYMBALISTA,Renato.Plano Diretor: participar é um direito. São Paulo: Instituto polis,2005.Disponível em: http://www.polis.org.br/uplouds/959/959.pdf . Acesso em : 8 Outubro de 2015.
TRATA BRASIL. Estudo avalia saneamento básico nas 100 maiores cidades do país.
Disponível em: http://www.tratabrasil.org.br/multimidia/tv-globo-bom-dia-brasil-estudo-avalia-saneamento-basico-nas-100-maiores-cidades-do-pais. Acesso em : 12 Outubro 2015.
YOUTUBE. LIBRAS – ÀGUA POLUÌDA. Disponível em: http://youtube.be/jtqw3nmkj6y . Canal: tutoread. Acesso em: 15 Outubro de 2015.
_____ .Mais da metade da população não tem rede de tratamento de esgoto . Disponível em:http://youtu.be/jv4iPVoedEo . Canal: Instituto Trata Brasil. Acesso em : 25 de Outubro 2015
_____ . Mais de 1 milhão
de vidas seriam salvas se houvesse saneamento.Disponível em:http://youtu.be/JT7ul4hcMNU. Canal : Trata Brasil. Acesso em: 25 Outubro 2015.
_____. Globo comunidade. Canal : Leonardo Robbeiro.Disponível em:http://youtu.be/FobixjEyTug. Acesso em : 5 Novembro 2015.
_____. Programa Cidades Sustentáveis – Bens Naturais Comuns.Disponível em: http://youtu.be/ukBNAR4FIQ. Canal: Instituto Trata Brasil. Acesso em: 7 Novembro 2015.
UNIVESP TV. Libras No Ensino Regular: os educadores e suas estratégias.Disponível em : http://youtu.be/oOYdZfV5-IQ. Canal: UNIVESPTV. Acesso em: 10 novembro 2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais