Buscar

Explicação Sucessao Ecologica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sucessão Ecológica
Processo ordenado da instalação e desenvolvimento de uma comunidade. Ocorre com o tempo e termina quando se estabelece na área uma comunidade estável.  
Classificação dos processos sucessionais:
" Quanto às forças que direcionam o processo:
Sucessão alogênica: direcionamento das mudanças por forças externas ao sistema (incêndios, tempestades, processos geológicos),  é um tipo de sucessão em que o processo de substituição de espécies ocorre como resultado de mudanças geofisicoquímicas..(Bruno)
Sucessão autogênica: mudanças ocasionadas por processos biológicos internos ao sistema; ocorre em ambientes recém-criados, geralmente decorrentes de processos biológicos que modificam condições e recursos. Se divide em dois tipos:
" Quanto à natureza do substrato na origem do processo:
- Sucessão primária “ecese”: em substratos não previamente ocupados por organismos.  é aquela que se inicia em um novo habitat, que não foi influenciado por uma comunidade anterior. Exemplos de sucessão primária ocorrem em rochas nuas, formação de ilhas por erupções vulcânicas ou exposição de ambientes após retração de geleiras, afloramentos rochosos, exposição de camadas profundas de solo, depósitos de areia, lava vulcânica recém solidificada.(Mayke)
Hidrossere: comunidades em água doce
Lithosere: comunidades sobre rochas
Psammosere: comunidades em areia
Xerosere: comunidades em áreas secas
- Sucessão secundária “séries”:  é aquela que ocorre em ambientes pré-existentes. O processo inicia-se quando a vegetação de uma área foi parcial ou totalmente removida (pela passagem de fogo, para implantação de campos de agricultura seguidos de abandono da área, etc.), mas existe um solo bem desenvolvido, ou mesmo um banco de sementes para recomeçar o processo. Em substratos que já foram anteriormente ocupados por uma comunidade e, consequentemente, contêm matéria orgânica viva ou morta (detritos, propágulos). Ex: clareiras, áreas desmatadas, fundos expostos de corpos de água.
Obs: A sucessão autogênica, da lugar a vários processos importantes na composição do ecossistema dentre eles a facilitação( com a decomposição de espécies do inicio da sucessão promove condições necessárias para o aparecimento de novas espécies mais evoluídas) e a inibição(Contrariamente ao processo da facilitação, algumas espécies inibem mudanças futuras e impedem a entrada de outras espécies na seqüência evolutiva)(Israel).
Sucessão Degradativa: é aquela que ocorre em uma escala de tempo relativamente curta. Ocorre em qualquer tipo de matéria orgânica morta, como o corpo de um animal ou partes de uma planta. Geralmente, diferentes espécies invadem e desaparecem à medida que a degradação da matéria orgânica utiliza alguns recursos e torna outros disponíveis. Outra característica da sucessão degradativa é que ela é um processo finito, uma vez que o recurso pode ser totalmente mineralizado ou metabolizado.(Mateus)
Comunidade seral
São os estágios intermediários da sucessão das comunidades ecológicas, que se iniciam após a implantação de espécies pioneiras, passando por um ou mais estágios intermediários, até atingir as condições de uma comunidade clímax.
Cada ecossistema apresenta diferentes padrões de clima e substrato. Na medida em que se estabelece a dinâmica dos eventos que envolvem a sucessão das formas vegetais, as condições de luz, a ocupação e proliferação dos microorganismos e animais também vai se apresentar de forma diferenciada em cada etapa(Wiliam)
O conceito de clímax
A sucessão ecológica pára quando o sere consegue alcançar um equilíbrio com o ambiente físico e biótico, ou estado estacionário. A comunidade atinge o ápice de suas relações ecológicas, aonde se chega ao ponto final da sucessão, ou clímax. Esta diversidade vai persistir indefinidamente, a não ser por ocorrência de grandes perturbações(Luciana)
Características do clímax
As populações não se alteram e o ecossistema está equilibrado.
Últimas espécies a instalarem-se, onde os indivíduos são substituídos por outros da mesma espécie.
De acordo com as formas de vida ou crescimento, são considerados indicadores de clima da região.
Para cada ambiente físico, há um tipo de clímax.
[editar]Tipos de clímax
Clímax Climático – Apenas uma comunidade clímax, sendo que, esta se encontra em equilíbrio com o clima regional.
Clímax Edáfico – Mais de uma comunidade clímax, modificada pelas condições locais. Término da sucessão ecológica, onde as condições edáficas não permitem que o clímax climático se desenvolva.
Clímax Catastrófico ou Cíclico – Ecossistema com clímax natural cíclico vulnerável a um evento catastrófico.
[editar]Teorias sobre o clímax
Monoclímax – Defendida por Clements (1916)[3] [5], o clímax da unidade vegetacional e animal (bioma) é determinada apenas pelo clima.
Policlímax – Para Tansley (1935)[5], o clímax não é determinado apenas pelo clima, mas também pela combinação de outros fatores, como topografia, nutrientes e umidade no solo, ação do fogo e animais.
Clímax Padrão – Proposta por Whittaker (1953)[6], reconhece uma variedade de clímax regido pelas respostas da comunidade às condições de estresses bióticos e abióticos do ambiente. É definida como clímax climático a comunidade central e mais difundida na região. [7]
Uma teoria apresentada recentemente, chamada Teoria Alternativa dos Estados Estáveis, sugere que não há um ponto final na sucessão, mas muitos estados de transição ao longo do tempo ecológico (Jackson, 2003)

Outros materiais