Buscar

Modelos de Gestão de Produção

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
MODELOS DE GESTÃO DE PRODUÇÃO
Comunicação Empresarial Integrada
Profa. Raquel Schorn
*
*
Começa na Inglaterra, no século XVIII (1780-1830). Em meados século XIX, chega aos Estados Unidos. E, no final do século, retornou ao continente europeu para retomar seu fio tardio na Alemanha e na Itália, chegando, também, ao Japão.
O ramo característico é o têxtil de algodão e a siderurgia, dada a importância que o aço tem na instalação de um período técnico apoiado na mecanização do trabalho.
1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
*
*
A tecnologia característica é a máquina de fiar, o tear mecânico.
 O sistema de transporte característico é a ferrovia, além da navegação marítima, também movida à energia do vapor do carvão.
O trabalho é assalariado, cujo cerne é o trabalhador por ofício - ARTESÃO. Um trabalhador qualificado é geralmente pago por peça.
*
*
Começou por volta de 1870. Foi um fenômeno muito mais dos Estados Unidos que dos países europeus.
E esta segunda revolução industrial que está por trás de todo desenvolvimento técnico, científico e de trabalho que ocorre nos anos da Primeira (1914-1918) e, principalmente, da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
*
*
A Segunda Revolução Industrial tem suas bases nos ramos metalúrgico e químico. 
A indústria automobilística assume grande importância nesse período. O trabalhador típico desse período é o metalúrgico. 
*
*
Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte americano Frederick Taylor (1856-1915).
TAYLORISMO
*
*
Ele buscava ter um maior rendimento do serviço do operariado da época (ênfase nas tarefas), o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas. 
O estudo de "tempos e movimentos" mostrou que um "exército" industrial desqualificado significava baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem mais operários.
TAYLORISMO
Os salários chegaram a atingir, em alguns casos, o dobro do que eram antes;
A jornada de trabalho foi reduzida consideravelmente;
Redução de custos extraordinários dentro do processo produtivo, como a eliminação de inspeções e gastos desnecessários.
*
*
O trabalho taylorizado é especializado, fragmentado, não-qualificado, intenso, rotineiro, insalubre e hierarquizado.  
TAYLORISMO
*
*
Henry Ford (1863-1947), fundador da 
Ford Motor Company, Detroit; foi o responsável por 
trazer as ideias de Taylor para a indústria automobilística, na primeira metade do século XX.
Fordismo, termo criado por Antonio Gramsci, em 1922 refere-se aos sistemas de produção em massa e gestão idealizados em 1913 pelo empresário Henry Ford.
FORDISMO
*
*
Trata-se de uma forma de racionalização da produção capitalista baseada em inovações técnicas e organizacionais que se articulam tendo em vista, de um lado a produção em massa e, do outro, o consumo em massa.
Ford criou o mercado de massa para os automóveis. Sua obsessão era tornar o automóvel tão barato que todos poderiam comprá-lo.
Uma das principais características do fordismo foi o aperfeiçoamento da linha de montagem. 
*
*
Com o fordismo, surge um trabalhador desqualificado, que desenvolve uma função mecânica, extenuante e para a qual não precisa pensar. Pensar é a função de um especialista, o engenheiro, que planeja para o conjunto dos trabalhadores dentro do sistema da fábrica.
Ver: Filme TEMPOS MODERNOS
de Charlie Chaplin
*
*
A máquina, aos poucos, ocupava espaços que antes eram exclusivos dos produtores, os quais passaram a desempenhar atividades cada vez mais mecânicas. Agora os produtores não eram mais os responsáveis diretos por aquilo que foi produzido, uma vez que passaram aos poucos a serem operários. Dessa forma, os lucros eram concentrados nas mãos dos patrões, detentores dos meios de produção.
*
*
Início na década de 1970, tendo por base a alta tecnologia, a tecnologia de ponta (HIGH-TECH). As atividades tornam-se mais criativas, exigem elevada qualificação da mão-de-obra e têm horário flexível. E uma revolução técnico-científica, tendo a flexibilidade do toyotismo. 
JUST IN TIME: nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa.
3ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
*
*
Sistema Toyota de Produção ou simplesmente toyotismo.
ENGENHEIRO MECÂNICO JAPONÊS TAIICHI OHNO 
*
*
As características do toyotismo foram desenvolvidas pelos engenheiros da Toyota, indústria automobilística japonesa, cujo método foi abolir a função de trabalhadores profissionais especializados para torná-los especialistas multifuncionais, lidando com as emergências locais anonimamente.
*
*
O computador é a máquina da terceira revolução industrial. É uma máquina flexível, composto por duas partes: o hardware (a máquina propriamente dita) e o software (o programa). 
*
*
A finalidade desta forma de organização é:
 
1. suprir a demanda colocada no momento exato, bem como atender um mercado diferenciado, dotado de públicos cada vez mais específicos;
2. acompanhar as rápidas transformações dos padrões de consumo;
3. No que se refere à organização industrial, ocorreu uma dispersão espacial das fábricas pelo mundo, ocasionado uma descentralização da produção;
4. Aumento das propagandas para fomentar o consumo.
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais