Buscar

Públicos na Comunicação Empresarial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Públicos
Comunicação Empresarial Integrada
Profa. Ms. Raquel Schorn
Públicos - Conceitos
Toda atividade de comunicação é realizada junto a públicos. 
 São grupos de pessoas, direta ou indiretamente, ligados às organizações, que possuem caráter efêmero ou duradouro, amplo ou restrito.
Públicos - Conceitos
Dicionário da Comunicação, de Rabaça e Barbosa (1990):
Conjunto de indivíduos aos quais se destina uma determinada mensagem (artística, jornalística, publicitária,...);
Conjunto de pessoas atingidas por um veículo de comunicação;
Públicos - Conceitos
Conjunto de indivíduos cujos interesses comuns são atingidos pelas ações de uma organização, instituição ou empresa e cujos atos manifestam direta ou indiretamente os interesses da organização;
Públicos - Conceitos
Para Penteado:
- público é o grupo de pessoas no qual o trabalho de comunicação se desenvolve, a serviço de uma organização, com o fim de direcionar mensagens específicas para se alcançar cada meta de comunicação que se priorizou.
 
Públicos - Classificação
Uma das etapas fundamentais do processo de comunicação é o levantamento e a identificação dos grupos ligados a uma organização. 
A importância dessa etapa no processo de planejamento está na clareza com que a comunicação poderá selecionar os diversos públicos e estabelecer os objetivos de comunicação a serem perseguidos para cada público determinado.
Públicos - Classificação
O processo de classificação é iniciado através do mapeamento de todos os públicos existentes, levando em consideração o nível e o grau de relacionamento desses com a organização. A partir disso, determinam-se quais os públicos serão trabalhados prioritariamente. Cada organização tem seus públicos específicos, sendo que alguns públicos são mais importantes que outros em determinadas circunstâncias (campanhas, lançamentos de produtos, problemas localizados).
Para Hebe Wey:
Público Externo
Público Interno
1.Comerciais: revendedores, consumidores, fornecedores e entidades;
2. Financeiros: bancos, estabelecimentos de crédito, grupos financeiros;
3. Governamentais: órgãos federais, estaduais e municipais;
Comunitários: grupos organizados de ação ou de pressão - sociais, religiosos, estudantis, minorias;
4. Educacionais: corpo docente e discente dedeterminado nível;
5. Comunicação: imprensa, rádio, TV e internet;
6. Trabalhista: sindicatos e entidades patronais e de empregados.
1. Empregados e familiares;
2. Acionistas.
Para Margarida Kunsch e Cicília Peruzzo (1993):
Público Externo
Público Misto
Público Interno
consumidores, imprensa, comunidade, poderes públicos, concorrentes, escolas, sindicatos, bancos;
acionistas, revendedores, fornecedores;
funcionários, diretores e seus familiares.
Para Roberto Porto Simões (1995):
Decisão
Consulta
Comportamento
Opinião
cuja autorização ou concordância permite o exercício das atividades organizacionais. Ex.: Governo - permite o surgimento e a permanência legal da organização. Esse poder também se exerce em caráter suspensivo, desde que a organização venha a descumprir sua parte, face ao estado ou à comunidade.
são sondados pela organização quando a mesma pretende agir. Ex.: Acionistas, sindicatos patronais (quando a organização for tomar uma atitude que afete as políticas do setor econômico a que pertencem).
públicos cuja atuação pode frear ou favorecer a ação da organização. Ex.: Funcionários (as atividades fim e meio dependem deles); Clientes - sua conduta individual condiciona a permanência da organização no mercado, na medida em que aceitem ou não consumir os produtos oferecidos.
públicos que influenciam a organização pela simples manifestação de seu julgamento ou ponto de vista. São os multiplicadores de opinião. Ex.: Líderes comunitários, os colunistas de jornais, os comentaristas de rádio e TV.
Público Alvo 	≠ Público de Interesse
Público Alvo X Público de Interesse
Numa nomenclatura emprestada do marketing e da publicidade, os públicos passaram a ser identificados como Alvos a serem atingidos pelas estratégias de RP. Entretanto, esse conceito os coloca em uma situação de passividade que em nada se parece com a atitude que se busca despertar quando se desenvolve um trabalho de RP com esses públicos.
	
Em vista dessa inadequação à área de RP, surgiu a nomenclatura "Públicos de Interesse", que denomina o grupo de indivíduos que têm interesses referenciais comuns aos da organização. Trabalhar com o conceito de público de interesse significa estimular o fluxo comunicacional com determinado público, fazendo com que ele responda a essa ação e passe a entrar em processo de interação com a organização, através da troca de informações e de ações conjugadas.
A grande diferença existente entre "Público Alvo" e "Público de Interesse" não reside somente no aspecto semântico, mas no tipo de processo comunicacional que se pretende estabelecer entre eles e as organizações. O primeiro, ESTIMULADO, REAGE e o segundo, MOTIVADO, ATUA.
Públicos - Fontes
Andrade, Cândido T. de S. Curso de Relações Públicas : Relações com os diferentes públicos. São Paulo (SP) : Atlas, 1991.
Barbosa, Gustavo G. & RABAÇA, Carlos Alberto. Dicionário de Comunicação. 3 ed., Rio de Janeiro (RJ) : Ática, 1990.
Kunsch, Margarida M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo (SP) : Summus, 1993.
Penteado, José Roberto W. Relações Públicas nas empresas modernas.
Simões, Roberto P. Relações Públicas: função política. 4º ed. Porto Alegre (RS): Sagra, 1995. 
Wey, Hebe. O Processo de Relações Públicas. São Paulo (SP) : Summus, 1986.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais