Buscar

Atividade 1 - Direito do Consumidor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

�
Matriz de atividade individual*
	Módulo:	1
	Atividade:
	Título: 	Responsabilidade Civil no CDC
	Aluno: Paulo César dos Santos
	Disciplina: Direito do Consumidor
	Turma:
	Introdução 
O Direito do Consumidor é na verdade um microssistema jurídico, onde se encontram as medidas protetivas do consumidor, ente hipossuficiente nas relações consumeristas. Tem-se por microssistema jurídico a legislação que reúne em si matéria de direito material e processual.
Geralmente, em função dos valores financeiros envolvidos, as ações pertinentes ao Direito do Consumidor são de competência ou de varas especializadas ou dos Juizados Especiais Cíveis, onde são julgadas ações cujo valor não exceda a quarenta salários mínimos. Neste diapasão, busca o Código de Defesa e Proteção ao Consumidor combater práticas abusivas dos fornecedores, bem como responsabilizá-los civil e penalmente (quando existente dolo) por vícios e/ou defeitos em produtos ou serviços.
	Justificativa
A responsabilidade civil do fornecedor é, por conta do CDC, de natureza objetiva, ou seja, existindo o vício e/ou defeitos em determinado produto ou serviço, deverá o fornecedor ressarcir o consumidor, ou, se for o caso de vício, saná-lo em tempo hábil.
	Desenvolvimento
Essa proteção dada ao consumidor pelo Estado por meio da legislação consumerista é fruto do amadurecimento do legislador pátrio que busca tutelar os interesses do ente hipossuficiente das relações de consumo – o consumidor.
	Conclusão 
Por sermos humanos, sabemos que a evolução das relações humanas possui dinâmica própria, porém o Código de Defesa do Consumidor ao responsabilizar objetivamente o fornecedor, concede ao consumidor um rol de direitos que promove a equidade dessas relações.
	Referências bibliográficas
Código de Defesa do Consumidor.
Material Disponibilizado online no Curso de Direito do Consumidor
�PAGE �
�PAGE �1�

Outros materiais