Buscar

O PARAGRAFO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Avançado prefeito Walter de Sá Leitão – CAWSL
Departamento de Letras
Componente Curricular: Produção textual
Professor: Milton Guilherme Ramos
Alexsandra Paiva de Souza Fernandes
Andrea Giovanna Pimentel Leandro
Juliana Coelho da Silva
Maria Geizi Silva Pinto
O PARÁGRAFO 
Introdução
	O parágrafo é organizado em torno de uma ideia-núcleo, que é desenvolvida por ideias secundárias. O parágrafo pode ser formado por uma ou mais frases, sendo seu tamanho variável. Embora existam diferentes formas de organização de parágrafos, os textos dissertativo-argumentativos e alguns gêneros jornalísticos apresentam uma estrutura-padrão.
Objetivos
	Entender (explicar) o conceito do parágrafo, como é apresentado sua estrutura, quais são os tipos de parágrafo, como iniciamos e desenvolvemos o mesmo.
Definição
	O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido.
Tópico frasal
	Constituído habitualmente por um ou dois períodos curtos iniciais, o tópico frasal encerra de modo geral e conciso a ideia-núcleo do parágrafo. É certo que nem todo parágrafo apresenta essa característica: algumas vezes a ideia-núcleo está como que diluída nele ou já expressa num dos precedentes, sendo apenas evocada por palavras de referência (certos pronomes).
“A distribuição de renda no Brasil é injusta. Embora a renda per capita brasileira seja estimada em U$$2.000 anuais, a maioria do povo ganha menos, enquanto uma minoria ganha dezenas ou centena de vezes mais. A maioria dos trabalhadores ganha o salário mínimo, que vale U$$112 mensais; muitos nordestinos recebem a metade do salário mínimo.”
5
Tipos de parágrafo
Dissertativo;
Narrativo;
Descritivo.
Estrutura do parágrafo
	Muito comum nos textos de natureza dissertativa, que trabalham ideias e exigem maior rigor e objetividade na composição, o parágrafo-padrão.
Introdução;
Desenvolvimento;
Conclusão.
Observação: Parágrafos muito longos não são muito recomendados - a não ser nos tipos de texto que necessitam de maiores detalhes - pois confundem e dispersam a atenção do leitor. Em uma dissertação, por exemplo, o ideal é transmitir um argumento de cada vez, de modo conciso e simples.
Mas afinal, como iniciar um parágrafo?
Declaração inicial;
Definição;
Divisão;
Alusão histórica;
Interrogação.
Descrição em detalhes
	“Era o casarão clássico das antigas fazendas negreiras. Assombrado, erguia-se em alicerces o muramento, de pedra até meia altura e, dali em diante, de pau-a-pique (...) ? porta da entrada ia ter uma escadaria dupla, com alpendre e parapeito desgastado.”
(Monteiro Lobato) 
Como desenvolver o parágrafo?
Confronto
	“Embora a vida real não seja um jogo, mas algo muito sério, o xadrez pode ilustrar o fato de que, numa relação entre pais e filhos, não se pode planejar mais que uns poucos lances adiante. No xadrez, cada jogada depende da resposta à anterior, pois o jogador não pode seguir seu planos sem considerar os contra-ataques do adversário, senão será prontamente abatido. O mesmo acontecerá com um pai que tentar seguir um plano preconcebido, sem adaptar sua forma de agir às respostas do filho, sem reavaliar as constantes mudanças da situação geral, na medida em que se apresentam.”
(Bruno Betelheim, adaptado) 
Enumeração
	“A televisão, apesar das críticas que recebe, tem trazido muitos benefícios às pessoas, tais como: informação, por meio de noticiários que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo; diversão, através de programas de entretenimento (shows, competições esportivas); cultura, por meio de filmes, debates, cursos.”
Exemplificação
	“A imaginação utópica e inerente ao homem, sempre existiu e continuará existindo. Sua presença é uma constante em diferentes momentos históricos: nas sociedades primitivas, sob a forma de lendas e crenças que apontam para um lugar melhor; nas formas do pensamento religioso que falam de um paraíso a alcançar; nas teorias de filósofos e cientistas...”. 
(Teixeira Coelho, adaptado)
Analogia e comparação
	“O Sol é muitíssimo maior do que a Terra, e está ainda tão quente que é como uma enorme bola incandescente, que inunda o espaço em torno com luz e calor. Nós aqui na Terra não poderíamos passar muito tempo sem a luz e o calor que nos vêm do Sol, apesar de sabermos produzir aqui mesmo tanto luz como calor.”
(Oswaldo Frota Pessoa, Iniciação à ciência, p. 35)
Causas e consequências
		“A maior parte da classe política não goza de muito prestígio e confiabilidade por parte da população. A causa para isso pode ser o fato dos inúmeros escândalos de corrupção e o enriquecimento ilícito por parte dos eleitos. Em consequência, os grandes problemas que afligem o povo brasileiro deixam de ser convenientemente discutidos”
Considerações finais
		Consideramos, a importância de apreendermos a desenvolver parágrafos segundo as necessidades impostas pelos diferentes tipos e gêneros textuais, observando o tamanho, a estrutura e a linguagem .
Referências
GARCIA, Othon M.; Comunicação em Prosa Moderna. Fundação Getúlio Vargas, 1997.
http://www.brasilescola.com/redacao/paragrafo.htm
http://www.colegioweb.com.br/redacao/partesdeumadissertacao.html#ixzz3bGKrIih5
Obrigada, pela atenção!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes