Buscar

Avs Introduçao administração estacio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0580_AV_201509173277 » INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	
	
	
	
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 2        Data: 14/11/2015 11:32:51
	
	 1a Questão (Ref.: 201509433382)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	As empresas não agem na pura improvisação e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é planejado para que possa ser feito da melhor maneira possível, da primeira vez e sem erro. Assim, caracterize os tipos de planejamento que você conhece.
		
	
Resposta: Os tipos de planejamentos são: estrategicos, taticos e operacionais Estrategicos são feitos a longo prazo e considera a organização como um todo. Taticos são feitos á medio prazo esta relacionado com o nivel institucional da organização Operacionais são feitos a curto prazo e envolve as atividades a serem realizadas pelos funcionarios .
	
Gabarito:
O planejamento estratégico é elaborado a partir de três atividades básicas: a análise ambiental, a análise empresarial e a formulação de estratégias capazes de compatibilizar as condições internas da empresa às condições externas do ambiente. Normalmente a longo prazo. Aborda a empresa em sua totalidade.
O planejamento tático da empresa apresenta três características principais: é projetado no médio prazo, está voltado para as relações entre a empresa e o seu ambiente de tarefa.
O planejamento operacional está relacionado com as atividades operacionais, de curto prazo, aborda cada tarefa ou operação isoladamente e é detalhado e analístico.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509427091)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Quando algumas empresas decidem operar em diferentes regiões de um país, ou mesmo em países diferentes, não é raro que elas criem produtos diferenciados para estes concumidores, ou mesmo adapte-os com o objetivo de atender àquelas necessidades específicas. A Natura criou linhas de produtos diferenciados em cores e aromas quando optou por operar maciçamente no norte do Brasil. O McDonald's adaptou o cardápio para atuar em países árabes e em Israel onde as carnes de bovinos e suínos não são encontradas, ou são recusadas pelos consumidores. Na China, a Starbuks ampliou o espaço físico de suas lojas e instalou sofás confortáveis. Com base nos estudos sobre comportamento do consumidor, identifique que aspectos são considerados pelas empresas para tomarem decisões como as descritas no enunciado e explique como estes influenciam o consumo.
		
	
Resposta: Aspectos: geograficos, culturais, contigencionais, de sustentabilidade, ambiental.
	
Gabarito:
PADRÃO DE RESPOSTA: para o caso descrito no enunciado, as empresas consideraram o aspecto cultural de cada país, ou região de um país. A cultura define o comportamento do indivíduo sobre praticamente tudo o que ele faz, inclusive sobre como e o que comer, vestir, ler, etc. O aluno deverá ser capaz de fazer esta correlação entre CULTURA e HÁBITOS DE CONSUMO.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509235740)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As atividades vinculadas diretamente à missão da empresa, por manterem uma relação direta com a razão de ser da organização, são chamadas de:
		
	
	Atividades da Missão
	
	Atividades da Visão
	 
	Atividades-fim
	
	Atividades-direção
	 
	Atividades-meio
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509421587)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As empresas não agem na pura improvisação e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é planejado para que possa ser feito da melhor maneira possível, da primeira vez e sem erro. Assim, sobre planejamento podemos afirmar:
		
	
	O planejamento tático é elaborado a partir de três atividades básicas: a análise ambiental, a análise empresarial e a formulação de estratégias capazes de compatibilizar as condições internas da empresa às condições externas do ambiente.
	
	O planejamento é feito de modo igual nos vários níveis organizacionais.
	
	Lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los de forma eficiente e eficaz. Os planos operacionais estão relacionados no nível institucional da organização.
	 
	O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções (organização, direção e controle).
	
	O planejamento estratégico da empresa apresenta três características principais: é projetado no médio prazo, está voltado para as relações entre a empresa e o seu ambiente de tarefa, e envolve o departamento da empresa, sem considerar sua totalidade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509208425)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com Samuel C. Certo (2005), "Planejamento é o processo de determinar os objetivos da organização e os meios para alcançá-los". O planejamento pode ser estratégico, tático ou operacional. Assinale a alternativa correta:
		
	
	O planejamento tático é feito para longo prazo, aborda cada unidade organizacional em separado e é genérico e sintético.
	
	O planejamento operacional é feito para longo prazo, aborda a organização como um todo e é genérico e sintético.
	
	O planejamento operacional é feito para curto prazo, aborda a organização como um todo e é detalhado e analítico.
	
	O planejamento estratégico é feito para médio prazo, aborda cada unidade organizacional em separado e é detalhado e analítico.
	 
	O planejamento tático é feito para médio prazo, aborda cada unidade organizacional em separado e é menos genérico e mais detalhado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509840476)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As organizações contemporâneas atuam em ambientes cada vez mais dinâmicos, complexos e competitivos. As organizações fazem parte de nossas vidas, uma vez que existem para satisfazer as nos¬sas necessidades. Não há duas organizações iguais. Um administrador bem-sucedido em uma organização pode não sê-lo em outra, pois não existe uma única maneira certa de um administrador agir ou de conduzir. Com base nesta afirmativa, assinale a única resposta incorreta.
		
	
	As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Podem ser formais ou informais.
	
	Organizações também fornecem meios de subsistência para muitas pessoas (remuneração) em retribuição ao seu trabalho
	 
	Organizações formais são aquelas que se juntam sem exigências burocráticas para determinado fim, que pode ser provisório ou não, como grupos para jogar futebol, vôlei etc.
	
	Pessoas, informações, conhecimentos, objetivos fazem parte da estrutura de uma organização, portanto são componentes das organizações.
	 
	Os objetivos organizacionais são ¿resultados finais que uma organização, departamento ou indivíduo desejam atingir.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201509943914)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Há um conjunto de funções da administração, denominado processo administrativo, que deve ser realizado de forma integrada e cíclica. Entre as funções da administração definidas por Fayol, a que se refere diretamente ao elemento humano nas organizações é a de:
		
	 
	A motivação, pois não é característica individual, mas resultado da interação entre a pessoa e determinada situação.
	 
	Direção, pois esta função refere-se às relações interpessoais dos gestores em todos os níveis da organização e os seus respectivos subordinados, envolve todos os processos por meio dos quais se procura influenciar os empregados para que ajam dentro das expectativas e consigam atingir ou mesmo superar os objetivos planejados pela empresa.
	
	Planejamento, pois constitui a função de acionar, de fazer acontecer, de planejar a empresa, portanto está relacionada com a ação.
	
	Organização ou planejamento, porque decorre a ênfase na organização ou planejamento de programas de envolvimento das pessoas, como a administração participativa, a participação representativa, as forças-tarefas,os círculos de qualidade e os planos de aquisição de ações das companhias.
	
	Controle, porque é preciso controlar as pessoas, já que segundo McGregor, as pessoas evitam o trabalho, evitam assumir responsabilidade e são preguiçosas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201509457978)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre a Função Administrativa Controle, podemos afirmar que: I - Deve ser analisada como um processo coercivo e repressivo, não como um mecanismo na orientação e planejamento das organizações. II - É uma atividade cíclica e contínua e envolve várias etapas sequenciais. III - Pode ser estratégico, tático e operacional.
		
	
	I e II estão corretas
	
	I e III estão corretas
	
	Somente a III está correta
	 
	Somente a II está correta
	 
	II e III estão corretas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509761291)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"É importante ressaltar que o conceito de produto não se refere exclusivamente a objetos físicos, mas também a serviços, informações, organização, ideias, eventos, ou seja, tudo aquilo que possa satisfazer uma necessidade ou um desejo." Dessa forma, o conceito de produto é diretamente ligado ao benefício obtido pelo cliente quando este o adquire. São três as categorias de benefícios do produto: benefícios funcionais , sociais e psicológicos. O funcionamento de uma televisāo e um corte de cabelo, por exemplo, correspondem a que benefícios respectivamente? Assinale a alternativa correta.
		
	
	psicológicos e funcionais
	 
	funcionais e psicológicos
	
	psicológicos e sociais
	
	sociais e psicológicos
	
	psicológico e funcional
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201509434291)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que diversos fatores ambientais externos influenciam as organizações, impactando especialmente o processo de Administração de Recursos Humanos (ARH). Assinale a opção que apresenta importantes influências do ambiente que incidem sobre o processo de ARH:
		
	
	Hidrografia, tecnologia, globalização, legislação.
	
	Internacionalização, globalização, demografia, tecnologia.
	
	Tecnologia, demografia, hidrografia, internacionalização.
	 
	Globalização, legislação, tecnologia, demografia.
	
	Legislação, internacionalização, hidrografia, globalização.

Outros materiais