Buscar

Fichamento do livro O que é Sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB
Centro de Artes Humanidade e Letras-CHAL
Disciplina: 
Docente: Bruno
 
Discente: Caliane Patrícia Silva dos Santos
	MARTINS. Carlos Benedito.O surgimento in: ______ O que é Sociologia. 4.ed. São Paulo, Brasiliense.Cap.1,p.10- 49.
Resumo:
	Carlos Martins pretende com o primeiro e o segundo capítulo de seu livro mostrar como ocorreu o surgimento da sociologia e como ela foi se desenvolvendo como uma disciplina distinta da economia e da filosofia. A principal tese defendida por Martins nesses capítulos e que a sociologia surge de dois fatores a exploração e a mudança de pensamento. A sociologia já nasceu com caráter de interferir no rumo da civilização, tanto para reafirmar a ordem social vigente, como para tentar transformá-la e foi se formando através da corrente que foram surgindo na época. . O autor defende que a sociologia deve se preocupar com os fatos sociais que correspondem ao conjunto de combinações sociais que são impostos a todos os indivíduos assim que nascem, tais como forma de se comportar, se vestir, costumes por exemplo. Ao afirmar isso, Durkheim ignorou a criatividade humana e apresentou o indivíduo como ser invariavelmente passivo incapaz de produzir alguma mudança. 
	CITAÇÃO
	PAG.
	“Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno.”
 
“ O surgimento [“...] coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.”
	10
	 “O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia.”
“ A dupla revolução que este século testemunha - a industrial e a francesa – constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista.”
 
	
11
	“Cada avanço com relação à consolidação da sociedade capitalista representava a desintegração, o solapamento de costumes e instituições até então existentes e a introdução de novas formas de organizar a vida social.”
“[...] entre 1780 e 1860,a Inglaterra havia mudado de forma marcante sua fisionomia. Pais com pequenas cidades [...] passou a comportar enormes cidades, nas quais se concentravam grande indústrias[...]. Tais modificações não poderiam deixar de produzir novas realidades para os homens dessa época.”
	12
	“A transformação da atividade artesanal [...] em atividade fabril, desencadeou uma maciça emigração do campo para a cidade, assim como engajou mulheres e crianças em jornadas de trabalho de pelo menos doze horas [...] ganhando um salário de subsistência.” 
	12-13
	“Um dos fatos de maior importância relacionados com a revolução industrial é sem dúvida o aparecimento do proletariado e o papel histórico que ele desempenharia na sociedade capitalista. Os efeitos catastróficos que esta revolução acarretava para a classe trabalhadora levaram-na a negar suas condições de vida. As manifestações de revolta dos trabalhadores atravessaram diversas fases, [...] evoluindo para a criação de associações livres, formações de sindicatos etc.”
	14
	“[...] a profundidade das transformações em curso colocava a sociedade num plano de análise, ou seja, esta passava a se constituir em "problema",em "objeto" que deveria ser investigado.”
	14-15
	“Pensadores [...] daquele momento histórico podiam discordar entre si ao julgarem as novas condições que deveriam ser realizadas na nascente sociedade industrial, mas todos eles concordavam que ela produzira fenômenos inteiramente novos que mereciam ser analisados.”
	15
	“A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial.”
“Não é por mero acaso que a sociologia, enquanto instrumento de análise, inexistia nas relativamente estáveis sociedades pré-capitalistas, uma vez que o ritmo e o nível das mudanças que aí se verificavam não chegavam a colocar a sociedade como "um problema" a ser investigado.”
“O surgimento da sociologia, como se pode perceber, prende-se em parte aos abalos provocados pela revolução industrial, pelas novas condições de existência por ela criadas. Mas uma outra circunstância concorreria também para a sua formação.Trata-se das modificações que vinham ocorrendo nas formas de pensamento”
	16
	“ O emprego sistemático da razão do livre exame da realidade [...] representou um grande avanço para libertar o conhecimento do controle teológico [...] para a formulação de uma nova atitude intelectual diante dos fenômenos da natureza e da cultura “
	18
	“A pressuposição de que o processo histórico possui uma lógica passível de ser apreendida constituiu um aconteci mento que abria novas pistas para a investigação racional da sociedade.”
“Data também dessa época a disposição de tratar a sociedade a partir do estudo de seus grupos e não dos indivíduos isolados.”
	19
	“ [...] os iluministas insistiam numa explicação da realidade baseada no modelo das ciências da natureza.”
	20
	“Combinando o uso da razão e da observação os iluministas analisaram quase todos os aspectos da sociedade.”
“O objetivo dos iluministas, ao estudar as instituições de sua época, era demonstrar que elas eram irracionais e injustas [...]”
“Ora, se as instituições existentes constituíram um obstáculo à liberdade do indivíduo e à sua plena realização, elas segundo eles, deveriam ser eliminadas. “
	21
	“O conhecimento da realidade e a disposição de transformá-la eram, portanto, uma só coisa.” 
“O “homem comum” dessa época também deixava de ser, cada vez mais, de encarar as instituições sociais como fenômenos sagrados e imutáveis, submetidos a forças sobrenaturais, passando a percebê-las como produtos da atividade humana, portanto passíveis de serem conhecidas e transformadas.”
	22
	 Durkheim [...] um dos fundadores da sociologia, afirmou [...] que a partir do momento em que “a tempestade revolucionária passou, constitui-se como que por encanto a noção de ciência social”.[...] A tarefa que esses pensadores se propõem é a de racionalizar a nova ordem, encontrando soluções para [..] restabelecer a “ordem e a paz”[...]”
	26 - 27
	“A sociologia procurava desvincular de qualquer ciência e torna-se de fato uma “nova”, criando seu próprio objeto de estudo desprendendo a economia política da filosofia. Sendo desejado neste inicio que esta “física social” construísse modelos inéditos de analises, mas tomado como base as ciências físicas co-naturais. “[...] o termo “física social”, utilizado por Comte para referir-se à nova ciência, uma vez que ele expressa o desejo construí-la a partir dos moldes das ciências conaturais. [...] Separando a filosofia e a economia política, isolando-as do estudo da sociedade, esta sociologia procura criar um objeto autônomo, “o social”, postulando uma independência dos fenômenos sociais em faces dos econômicos “ 
	32
	“A falta de um entendimento comum por parte dos sociólogos sobre a sua ciência, em boa media, uma relação com a formação de uma sociedade dividida pelo antagonismo de classe.”
	34-35
	“As ideias dos conservadores constituíam um ponto de referencia para os pioneiros da sociologia [...]. Estes, no entanto, modificariam algumas das concepções dos “profetas do passado”, adaptando-as às novas circunstâncias históricas “
	39
	 “Ele percebia novas forças atuantes na sociedade, capazes de propiciar uma nova coesão social. [...]. Acreditava também que o progresso econômico acabaria com os conflitos sociais e traria segurança para os homens.” 
	41
	“[...] para Durkheim (1858-1917) a questão social seria uma preocupação constante. De forma sistemática, ocupou-se também com estabelecer o objeto de estudo da sociologia [...]”
“Para ele, seria de fundamental importância encontrar novas ideias morais capazes de guiar a conduta dos indivíduos. Considerava que a ciência poderia, através de suas investigações, encontrar soluções nesse sentido.” 
	46
	“ Ao enfatizar ao longo de sua obra o caráter exteriore coercitivo dos fatos sociais, Durkhein menosprezou a criatividade dos homens no processo histórico.”
	49
Comentários:
	O autor vai tratando dos caminhos que levaram a Sociologia ser criada, apesar de usar uma linguagem difícil fica claro a ideia de que com a expansão do capitalismo a sociedade começa a ser explorada e começa a ter novos pensamentos sobre a falta de condição, os baixos salários, e muitos outros problemas sócias que levam a criação de corrente ideológicas.
Questionamentos:
	Alguns pensadores da época acreditava que para reorganizar a sociedade seria preciso fundar uma nova ciência .O surgimento de uma nova ciência contribui de fato para mudanças, mas iria solucionar as questões sociais?

Outros materiais