Buscar

QUERO SER INCENTIVADO, MAS COMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ARTES
QUERO SER INCENTIVADO, MAS COMO?
MARCELO TAVARES DOS SANTOS
THIAGO GARCIA
Trabalho apresentado na disciplina Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Arte Dramática, sob a orientação do Prof. Guilherme Vidal
SÃO PAULO
2015
Incentivos fiscais
Isenção, redução de alíquota, bonificação, suspensão de imposto.
Estímulos governamentais 
Corrigir desequilíbrios econômicos
Compra de ingressos (distribuição gratuita), Fundo Nacional de Cultura (FNC), programas gratuitos
Lei Rouanet - 8313/91
Concessão de bolsas e de prêmios
Realização de espetáculos de artes cênicas
Pesquisas na área da cultura
FNC: projetos que foquem a cultura regional, de menor possibilidade de desenvolvimento de recursos, atendendo a interesses da coletividade
Selecionar programas
Celebrar convênios com entidades públicas ou privadas
Financiamento de até oitenta por cento
Lei Rouanet 8313/91
Mecenato: apoio a projetos culturais, através da aplicação de parcelas do Imposto de Renda (IR) de pessoas físicas (PF) ou jurídicas (PJ). 
Modalidades: doação ou patrocínio (PJ com finalidade lucrativa)
Doação: transferência definitiva de bens em favor de proponente para PF ou PJ sem fins lucrativos, vedado o uso de publicidade paga.
Patrocínio: aplicação de recursos com a possibilidade do uso de publicidade 
Tramitação: número de acompanhamento - PRONAC, parecer técnico, Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), portaria
Formulário: sítio MINC (tipo de apoio, título, localidade, identificação do proponente, objetivos, justificativa, estratégia de ação, orçamento)
Preferência a projetos: preços mais acessíveis, acessibilidade a idosos e a pessoas com deficiência
Abatimento no IR: 6% (PF), 4% (PJ)
Lei Rouanet - 8313/91
Documentos necessários:
PF: cópias autenticadas do registro de identidade e do Cadastro de Pessoas Físicas – CPF, comprovante de regularidade fiscal na Receita Federal. 
PJ com fins lucrativos: cópia autenticada do contrato social e do cartão do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), cópia autenticada da identidade e do CPF do sócio-gerente, currículo da empresa (focando a atuação na esfera cultural), comprovações de regularidade fiscal, negativa de débitos com o Fundo de Garantia de Tempo do Serviço (FGTS), com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e de tributos (estaduais e municipais). 
PJ sem fins lucrativos: cópias autenticadas do estatuto, da ata de constituição, do cartão do CNPJ, da identidade e CPF do dirigente; currículo, comprovações de regularidade fiscal, negativas de débitos com o FGTS, com o INSS e de tributos. Pessoas jurídicas de direito público: cópias autenticadas do termo de posse do governante, do cartão de CNPJ, da cédula de identidade e do CPF do governante, lei criadora da instituição, comprovações de regularidade fiscal, negativas de débitos com o FGTS e com o INSS.
Lei Rouanet - 8313/91
Informações: roteiro do texto, autorização dos autores, ficha técnica da montagem, período da temporada, número de apresentações, lotação dos teatros, plano de distribuição de ingressos, participantes ilustres
Gestão: recibo (nome do projeto e patrocinador), previsão no orçamento, preço de mercado; movimentação pela solicitação do proponente; renovação automática, igual ao período inicial; suplemento orçamentário; prestação de contas; relatório final
Infração: efetuada a pessoa ou instituição vinculada ao agente (cônjuge, parente até terceiro grau, sócio, acionista, gerente, administrador, titular)
Lei de incentivo à cultura do Estado de São Paulo - PROAC
Fundo Estadual de Cultura e mecenato
Cadastro Geral do Proponente
Benefício fiscal: incentivador (PJ) até 3% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), cadastro na Secretaria da Fazenda
Critérios: interesse público, compatibilidade de custos, capacidade para a realização do projeto
Documentos: certidão de regularidade perante o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Receita Federal e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)
Conta-corrente específica, notas emitidas em nome do proponente
Certificado de Incentivo Cultural
Lei Mendonça – 10923/90
Abatimento de 20% do valor devido do Imposto Sobre Serviços (ISS) ou Imposto Predial e Território Urbano (IPTU)
Projeto: capacidade de autossustentação, atingir comunidades com menor acesso à Cultura, relação com o setor turístico. Prioridade àqueles em que os incentivadores participem. 
Tramitação: edital para recepção, análise, Certificado de Investimento por 2 anos
Documentos: manifestação do incentivador (montante e forma – bens, serviços ou em pecúnia), comprovante de regularidade (empreendedor e incentivador) de ISS, IPTU e Previdência Social
Prestação de contas: todos os comprovantes de despesa, notas fiscais ou recibos (nome e endereço do empreendedor), aquisição de material permanente (PJ sem fins lucrativos)
Dificuldades da pesquisa
Tempo inapropriado para um maior aprofundamento
Ausência de conhecimento anterior
O tema aborda vários ramos do conhecimento, como o Direito
Referências principais
CESNIK, Fábio de Sá. Guia do incentivo à cultura. Barueri: Manole, 2007.
Ministério da Cultura. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/>. Acesso em: 1 abr. 2015.
SÃO PAULO (Município). Lei nº 10.923, de 30 de dezembro de 1990. Dispõe sobre incentivo fiscal para a realização de projetos culturais, no âmbito do Município de São Paulo. Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/lei_de_incentivo/index.php?p=6>. Acesso em: 1 abr. 2015.
Secretaria de Estado de Cultura. Disponível em: <http://www.cultura.sp.gov.br/>. Acesso em: 1 abr. 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais