Buscar

Conceitos de Farmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202132457)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A.C., ciclista, estava internado num hospital devido a queimaduras severas que sofreu num acidente no percurso de seu treino. Ao administrar um medicamento na dose correta (usual), entrou em estado de intoxicação. E os exames laboratoriais revelaram diferença na concentração de proteínas. a) Qual a relação da queimadura com a intoxicação? b) Como poderíamos reverter a situação?
		
	
Resposta: Na queimadura ocorre vasodilatação e ação enzimática, aumentando assim a quantidade de proteínas na reação inflamatória. Trocando a classe do fármaco administrado.
	
Gabarito: a) As quimaduras diminuem a concentração de proteínas plasmáticas na região. Com a redução das mesmas, o fármaco fica mais biodisponível para atuar nos diversos receptores, o que provoca efeitos indesejáveis, inclusive a intoxicação. b) Para revertermos a situação poderíamos administrar carvão ativado para adsorver o medicamento e com isso reduzir seus efeitos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202132454)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com referência às vias de administração de fármacos são dadas as afirmativas: I. A via de administração intravenosa é capaz de desencadear efeitos rápidos, sendo particularmente útil em situações de emergência. Deve-se, porém, ter cuidado quanto ao veículo dos medicamentos administrados e, também, ao maior risco de ocorrência de efeitos colaterais. II) A administração de fármacos por via oral é bastante segura e econômica. Além disso, devido às características do epitélio do trato gastrointestinal (área de capacidade absortiva), não há variações importantes quanto ao percentual de absorção em função da natureza do medicamento. III) A via intramuscular é útil para a administração de volumes moderados de fármacos que contenham veículos que impeçam o uso de outras vias (soluções oleosas). Apesar de ser destituída de riscos de dor ou de lesões localizadas, a absorção do fármaco por essa via é relativamente lenta. IV) A administração subcutânea de fármacos permite uma absorção lenta e sustentada dos mesmos, principalmente quando são utilizadas formas farmacêuticas de liberação prolongada. V. A absorção de medicamentos tópicos aplicados na pele é geralmente muito rápida devido às características da epiderme, não sendo a ação dos mesmos afetada pelas propriedades da molécula administrada. Estão corretas:
		
	
	III e V
	 
	I e III
	
	II e IV
	
	II e V
	 
	I e IV
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202254703)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As prostaglandinas, prostaciclinas e tromboxanos são chamados de prostanoides, isto é, são ácidos graxos de cadeia longa e produzidos a partir do ácido aracdônico. Sobre eles, podemos afirmar: I- Possuem tanto ações inflamatórias quanto ações fisiológicas. II- São bloqueados por fármacos inibidores da COX. III- Possuem ações restritas anti-alérgicas. IV- Possuem ações anti-inflamatórias somente.
		
	 
	Somente a afirmativa II está correta.
	 
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas II e III estão corretas
	 
	Somente a afirmativa I está correta.
	 
	Somente as afirmativas III e IV estão corretas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202203299)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A interação de fármacos com receptores transmembrana é um dos tipos de interações fármaco-receptor que podem ocorrer. Dentre este tipo de receptores podemos citar os canais iônicos, que participam de diversos processos fisiológicos como, por exemplo, a neurotransmissão e o acoplamento excitação-contração nos músculos, e os receptores acoplados a proteína G, que possuem a capacidade de amplificar sua ação pela ativação de mensageiros intracelulares. Segundo as características específicas dos receptores transmembrana citados acima podemos afirmar:
		
	
	Ambos podem ser ativados por ligantes, mas só a ativação do canal iônico leva à alteração da condutância iônica da membrana.
	
	A interação do fármaco com os diferentes tipos de receptores ocasiona respostas intracelulares iguais.
	
	A interação fármaco-receptor ocorre na porção intracelular para ambos os receptores.
	 
	Ambos podem ser ativados por ligantes, e a ativação tanto do canal iônico quanto do receptor acoplado à proteína G leva à alteração da condutância iônica da membrana.
	
	A interação fármaco-receptor ocorre somente na porção extracelular para ambos os receptores.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202204460)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O efeito de um fármaco pode ser diminuído ou abolido na presença de um outro fármaco. Esse mecanismo é chamado de antagonismo e pode ser classificado em antagonismo químico, antagonismo _____________, antagonismo não-competitivo, antagonismo ______________ e antagonismo ______________. Assinale a alternativa com as respostas que preenchem as lacunas corretamente.
		
	
	farmacocinético, por impedimento estéril, fisiológico.
	
	por impedimento estéril, por bloqueio de receptores, psicológico.
	 
	fisiológico, por bloqueio de receptores, farmacocinético.
	
	por bloqueio de receptores, hidrofóbico, farmacocinético.
	
	por bloqueio de receptores, fisiológico, anestésico.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202593836)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os fármacos anticolinesterásicos atuam como:
		
	 
	Antagonistas diretos dos receptores beta adrenérgicos
	
	Antagonistas muscarínicos diretos
	
	Agonistas adrenérgicos
	
	Bloqueadores ganglionares
	 
	Agonistas muscarínicos indiretos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202130863)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação aos anti-inflamatórios esteroidais, assinale a alternativa correta: I- Estão relacionados quimicamente com o hormônio testosterona. II- Possuem ações supressoras sobre o sistema imunológico como a inibição da fagocitose por macrófagos. III- Estimulam o crescimento muscular por hipertrofia. IV- Estimulam a a produção do surfactante pelos pneumócitos do tipo II a partir do 6 mês de gestação. V- Seu uso causa supressão do eixo hipotálamo-hipófise-supra-renal o que faz com que sua retirada NÃO possa ser abrupta.
		
	
	As afirmativas II, III e IV estão corretas
	
	As afirmativas III, IV e V estão corretas
	 
	As afirmativas II, IV e V estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I e V estão corretas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202132475)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Para uma criança com hipertensão arterial e alergia com focos de inflamação foi indicado um β-bloqueador e um corticóide. Qual o problema dessa associação? O que poderia se fazer para reverter o problema? Justifique
		
	
Resposta: O beta bloqueador é um fármaco liberador de enzimas e o corticóide reabsorve (hipertensor). Deve ser feita a troca de classe dos fármacos administrados.
	
Gabarito: O betabloqueador reduz os níveis pressóricos, porém o corticóide reabsorve sódio (hipertensor), não sendo interessante. Para reverter o problema, deveria substituir a classe de anti-hipertensivo ou antiinflamatório.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202132466)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As drogas β2-adrenérgicas são usadas para o tratamento de:
		
	
	Insuficiência cardíaca congestiva
	
	Hipertensão arterial
	
	Insuficiência renal crônica
	 
	Asma brônquica
	
	Miastenia gravis
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202257922)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A acne consiste de uma doença inflamatória dos fplículos por oclusão e aumento da produção de sêbo. Ocorre também o envolvimento de bactérias e do hormônio testosterona na patogenia da doença. Vários fármacos foram desenvolvidos com o objetivo de tratar a acne, sendo que um deles é usado somente na acne grave, possui ação teratogênica, causa ressecamento e prurido na pelee mucosas, cefaléia, anorexia, alopécia entre outrossistomas. Esse fármaco é:
		
	
	Metoxaleno
	
	Peróxido de benzoíla
	 
	Tretinoína
	 
	Isotretinoína
	
	Trioxaleno

Outros materiais