Buscar

direito civil 2 res

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio FAP
Aluna: Priscilla Lima Machado Matrícula: 201301094048
Direito Civil I
Plano de Aula 2
Caso Concreto 1
Personalidade jurídica: modos de aquisição.
O registro civil de nascimento é gratuito para todos os brasileiros, e também é de graça a primeira certidão de nascimento que o cartório fornece. Apesar disso ainda é grande o número de brasileiros que não possuem o registro civil de nascimento, por isso o governo federal instituiu A Campanha do Dia Nacional pelo Registro Civil de Nascimento que movimenta centenas de cartórios por todo o país. 
MARIA DAS DORES DE SOUSA, 65 anos, portanto, maior e capaz, chegou cedo ao local para garantir a primeira via de sua certidão de nascimento. "Nasci em Cuiabá e ainda quando criança fui levada para morar no sítio. Para minha família era difícil vir à cidade e ter acesso a este serviço, por isso, não tenho a certidão até hoje. Tenho uma filha de 18 anos e não pude registrá-la até agora. A falta do documento me prejudicou. Tive sempre que trabalhar em casa, lavando roupa ou limpando quintais da vizinhança. Fiquei muito feliz em saber desta ação, que facilitará minha vida", disse emocionada.
Pergunta-se:
a) O fato de MARIA DAS DORES até os 65 anos de idade não possuir registro civil faz com que não possua personalidade jurídica? Por quê?
Não, pois a personalidade é garantida desde o nascimento da pessoa com vida.
b) Qual a função do registro civil das pessoas naturais?
Identificar a pessoa e a distinguir, com seus dados pessoais. Provar a situação jurídica da pessoa e torná-la conhecida por terceiros. É um registro necessário para o Estado reconhecer a existência jurídica do indivíduo.
c) Qual a relação entre personalidade jurídica e capacidade jurídica?
O direito subjetivo da personalidade dá a possibilidade de ser sujeito de direitos e adquirir novos direitos subjetivos por meio de relações jurídicas. Elas compõem-se, a capacidade jurídica dá a possibilidade para a pessoa exercer de fato os atos da vida civil. 
Caso Concreto 2
Personalidade jurídica: aquisição e perda
BETO ESCALIBUR JR., playboy milionário e famoso, freqüentador conhecido da noite paulista e de preferências sexuais peculiares, aos trinta anos de idade, solteiro, sem filhos, descobriu ser portador de mal incurável e que lhe restavam poucos meses de vida. 
Em razão desse fato, dispôs sobre seu valioso patrimônio (um terreno de 10.000 metros quadrados em Búzios/RJ, uma mansão no bairro dos Jardins/SP, dois apartamentos na Riviera francesa, uma frota de 30 caminhões e 57 ônibus de turismo e um abrigo para alpinistas nos Alpes suíços) em testamento público, determinando que o mesmo fosse distribuído; sendo um terço para seu cão de estimação, da raça chow chow, chamado? Good Dick? E os dois terços restantes para seus pais Giovanna e Roberto. 
Tendo em vista que pouco tempo depois de testar Beto faleceu, pergunta-se:
a) Como é diagnosticado o evento biológico morte de Beto e quais as consequências jurídicas desse diagnóstico?
A morte é ocorrida quando há a ausência total das funções cerebrais, atestada por um médico profissional. A partir de então termina a personalidade jurídica da pessoa e ocorre a sucessão.
b) O cão "Good Dick" pode receber a parte que lhe cabe da herança de Beto sob a forma de cuidados efetuados por pessoal especializado e ração canina de primeira qualidade?
Não. Pois ele não tem capacidade sucessória por ser um animal, não tem personalidade e nem capacidade jurídica.
c) "Good Dick" poderia ser representado por um curador?
Animais também não possuem a capacidade para ser representado por um curador, que é apenas aplicado a pessoas que não têm condições para administrar seus bens.
QUESTÃO OBJETIVA
Natureza jurídica do nascituro.
Assinale a alternativa correta e justifique sua escolha.
Em relação a aquisição da personalidade jurídica, no ordenamento jurídico brasileiro, podemos dizer que:
(a) para Maria Helena Diniz, o nascituro possui personalidade jurídica material;
(b) o registro do nascimento é um dos requisitos legais para aquisição da personalidade;
(c) o natimorto adquire a personalidade jurídica depois de nascer com vida;
(d) a teoria natalista não reconhece os direitos que a lei põe à salvo ao nascituro;
(e) começa para a pessoa natural, do nascimento com vida, segundo teoria natalista.
Segundo essa teoria, a pessoa só tem personalidade jurídica após o nascimento com vida, antes ela tem mera expectativa de vida e direitos. Pode ser comprovada a utilização dela no ordenamento jurídico brasileiro pela leitura do art. 4 caput do Código Civil.

Outros materiais