Buscar

direito civil 3 res

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio FAP
Aluna: Priscilla Lima Machado Matrícula: 201301094048
Direito Civil I
Plano de Aula 3
Caso Concreto 1
Alteração do registro civil.
 
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul autorizou a alteração do nome de um transexual. A mudança no registro de nascimento poderá ser feita logo depois da cirurgia de mudança de sexo. A decisão é da 7ª Câmara Cível. Cabe recurso.
O recurso foi ajuizado por um jovem de 23 anos contra a decisão de primeira instância, que negou o pedido de retificação de registro civil. No processo, alegou que desde os 16 anos usa nome de mulher e por isso passa por situações constrangedoras.
A relatora, desembargadora Maria Berenice Dias, acolheu os argumentos. “Há um descompasso entre o sexo anatômico e o psicológico, pois o transexual acredita ter nascido num corpo que não corresponde ao gênero por ele exteriorizado social, espiritual, emocional e sexualmente”, enfatizou.
Tendo em conta o caso acima narrado, pergunta-se:
1. O que vem a ser o registro civil de uma pessoa natural?
É a formalidade e publicidade do fato jurídico que é o nascimento com vida, que trata-se do início da personalidade civil. É uma forma de apresentar o indivíduo à sociedade, assim dando eficácia à sua personalidade. 
2. A legislação civil brasileira prevê alteração de registro civil nos casos de transexualismo? 
No ordenamento jurídico não existe lei que garanta, porém, existem exceções que possibilitam a mudança do nome civil em casos de constrangimento, incluir nomes de apelidos públicos, testemunhas protegidas por lei, etc. E quanto ao registro do sexo, somente poderá ocorrer modificação mediante sentença judicial.
3. O que é transexualismo?
Diferenças entre o sexo biológico e o psicológico, é um transtorno sexual, o individuo se identifica como do sexo oposto ao que ele é biologicamente.
Caso Concreto 2
Domicílio civil. Classificação.
 
André de Lima e Silva, 17 anos, está mais do que feliz, afinal foi aprovado em Concurso Público promovido pela Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Duque de Caxias. Ocorre que André reside alguns dias da semana na capital do Estado do Rio de Janeiro e outros dias da semana reside na cidade de Saquarema, no interior do Estado do Rio, onde mora sua querida tia Lilica Lima, surfista profissional, com quem aprendeu a pegar ondas desde pequenino. Com base nas informações acima fornecidas responda:
a) Onde será(ão) considerado(s) o(s) domicílio(s) de André? Justifique sua resposta com fundamento no Novo Código Civil.
Com base no artigo 71 do CC, André poderá fixar seu domicílio tanto na capital do Estado do Rio de Janeiro como na cidade de Saquarema.
 
b) Qual(is) a(s) espécie(s) de domicílio(s) se apresenta(m) no caso em tela?
Domicílio voluntário, pluralidade de domicílios.
 
Caso Concreto 3
Término da existência da Pessoa Natural. Ausência
Após um dia normal de trabalho em seu escritório, JOÃO DE DEUS HONÓRIO DOS SANTOS, advogado bem sucedido no ramo do direito empresarial, 40 anos, chega em casa avisando a mulher e aos filhos que estava muito feliz, pois sua escola de samba ganhou o campeonato depois de 16 anos de espera e que ia à padaria comprar umas cervejas para comemorarem juntos. João saiu e nunca mais voltou, já faz nove anos, oito meses e quinze longos dias. Sendo certo que não deixou representante ou procurador. 
Pergunta-se:
a) O caso de João se trata de ausência ou morte presumida?
Segundo o art. 22 do CC, “desaparecendo uma pessoa do seu domicílio sem dela haver notícia, se não houver deixado representante ou procurador a quem caiba administrar-lhe os bens, o juiz, a requerimento de qualquer interessado ou do Ministério Público, declarará a ausência, e nomear-lhe-á curador”.
b) Após todo esse tempo desaparecido, é correto afirmar que a propriedade dos bens de João poderá ser definitivamente entregue aos seus herdeiros?
Não, apenas após 10 anos do transito em julgado da abertura da Sucessão Provisória, ou provando-se que o ausente já possui mais de oitenta anos de idade e que cinco datam as últimas notícias dele, aí sim é autorizada a abertura da Sucessão Definitiva (art. 37 e 38 CC)
c) E se João Batista aparecer nove anos e onze meses depois alegando que fora abduzido por alienígenas, terá direito a ter seus bens de volta?
Segundo o art. 39 do CC, João poderá reaver seus bens existentes no estado em que se acharem, os sub-rogados em seu lugar, ou o preço que os herdeiros e demais interessados houverem recebido pelos bens alienados depois daquele tempo.

Outros materiais