Buscar

arg 6 res

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio FAP
Aluna: Priscilla Lima Machado Matrícula: 201301094048
Teoria e Prática da Argumentação Jurídica
Plano de Aula 6:
QUESTÃO DISCURSIVA
Leia o caso concreto indicado para esta aula e recorra às fontes sugeridas. Redija três parágrafos argumentativos: um argumento pró-tese, um argumento de autoridade e um argumento de oposição. Vale observar que, normalmente, após o argumento de autoridade é sugerida a produção do argumento de oposição; entretanto, devido à sua complexidade, esse argumento será reservado para a próxima aula.
Deve prosperar a ação por lesão corporal e tentativa de homicídio em face de Marcos Andrade da Silva e de Rodrigo Alvinho Silveira porque agrediram covardemente o vendedor Cristian Valério e o jornalista Dario Amorim, no Terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim, sendo presos em flagrante; e também porque, devido às agressões sofridas, Cristian Valério tem suspeita de fraturas na face e se acha internado e sob observação no Hospital Santa Maria Madalena, na Ilha do Governador. Além disso, Marcos Andrade da Silva teria agredido a vítima quando ela já estava caída, sem qualquer chance de defesa. 
Ressalte-se que incorre no Art. 129 do CP aquele que ofende a integridade corporal ou a saúde de outrem, sendo considerada lesão corporal de natureza grave se da agressão resulta incapacidade para as ocupações habituais, por mais de trinta dias, ou perigo de vida. 
Tendo as agressões conotação claramente homofóbica, haja vista as vítimas terem sido ofendidas por causa da sua opção sexual – fato que desencadeou toda a confusão –, deve-se considerar que atitudes preconceituosas como essas vão contra os valores que definem uma sociedade civilizada e moderna, na qual o respeito à diversidade é um item fundamental.

Outros materiais