Buscar

Planejamento aula 03

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*28/04/2011
*
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
PEDAGOGIA – DALTA MOTTA
AULA 03
Rio de Janeiro, 23 de Agosto de 2011 
*28/04/2011
*
Planejamento - Aula 03 
2
PLANEJAMENTO
Um Passo a Mais 
Para Gandin (1994), antes de planejarmos algo é necessário termos um ideal, pois ao fixar uma meta, torna-se mais acessível planejar ou encontrar caminhos a serem seguidos. 
*28/04/2011
*
3
Planejamento - Aula 03 
Planeja-se de todos os jeitos porque planejar é inerente ao pensar humano. Mas a utilização de conceitos, modelos, técnicas e instrumentos cientificamente fundamentados e adaptados ao que vai ser planejar tem trazido resultados evidentes e compensadores.
*28/04/2011
*
4
– Japão – qualidade nos processos. Este modelo cria, incorpora e fundamenta as idéias de missão e participação (colaboração), porém, se limita ao cumprimento da missão e acaba por ser operacional e não inclui proposta social ou pedagógica. 
Planejamento - Aula 03 
Gandin (ibid), aponta três grandes linhas no Planejamento:
A ) Gerenciamento da Qualidade Total
*28/04/2011
*
B ) Planejamento Estratégico 
- Enfatiza a mobilização de recursos para alcance dos objetivos, tendo como referência:
Conhecer a natureza do próprio negócio e as potencialidades dos mercados e da empresa; 
Procurar visualizar o futuro e se preparar para enfrentá-lo.
Planejamento - Aula 03 
5
Para o nosso teórico as propostas de participação no planejamento estratégico não são claras.
*
*
6
Aproveitando esse conceito no âmbito escolar, é possível dizer que, nesse espaço, o planejamento estratégico poderia envolver a definição das diretrizes gerais e/ou dos princípios básicos, norteadores da ação, a definição dos objetivos também gerais e da programação geral, tendo sempre presente a realidade na qual está inserida e os sujeitos a quem se destina.
Planejamento - Aula 03 
*
*
7
 Também o estabelecimento de estratégias, no sentido de contribuir para reduzir as incertezas, superar as dificuldades, minimizar os pontos fracos constatados, segundo o diagnóstico realizado no interior do próprio processo de planejamento. São estratégias ou procedimentos estratégicos concebidos, portanto, na perspectiva de superar os obstáculos e vencer os desafios que se colocam para a viabilização das propostas de trabalho.
Planejamento - Aula 03 
*
*
8
Planejamento - Aula 03 
C ) Planejamento Participativo 
- Desde a década de 1990 começaram a surgir movimentos de participação da sociedade civil na Gestão Pública. Diante desses movimentos, muitos canais de participação foram criados como Fóruns, Conselhos e outros, representando assim, um passo importante no exercício da cidadania, desde então se iniciam os movimentos de participação, inclusive na escola.
*
*
9
Planejamento - Aula 03
Planejamento Participativo é o instrumental teórico-prático capaz de realizar o refletir e o agir da instituição, podendo ser considerado como um instrumento pedagógico e político de mudança, onde se pode propor e implementar intervenções coletivas sobre o social, de forma refletida e consciente.
Os sujeitos são considerados seres em construção, pois fazem parte do cotidiano da instituição, convivem e assimilam a todo momento, os valores do ser contexto social.
Um conceito:
*
*
10
Partindo do princípio de que cada instituição possui uma realidade específica, o que se propõe é a discussão de um processo de planejamento que incorpore os diferentes “olhares” presentes no seu dia-a-dia, através de efetiva participação de seus atores, que no caso da escola seriam os pais, alunos, funcionários, especialistas.
Planejamento - Aula 03
*
*
11
Quando não existe participação, pode ocorrer um processo de fragmentação dos “olhares”, ou seja, no caso da escola, a que é vista pelo pai, não necessariamente corresponde aquela analisada e vivenciada pelo professor, que pode não corresponder a do diretor, que por sua vez, também pode pouco te a ver com aquela ditada pela política educacional elaborada pelos órgãos centrais do sistema educacional.
Planejamento - Aula 03
*
*
12
Planejamento - Aula 03 
Por sua vez, planejar na escola pode ser uma oportunidade para superar a fragmentação e/ou a justaposição das práticas ali vividas, valorizando a integração entre elas, bem como potencializar os esforços, os tempos e os recursos necessários à sua concretização.
A participação de todos os envolvidos garante a produção de um planejamento em que estejam contempladas todas as diferentes maneiras de ver a realidade institucional, favorecendo a execução de ações que contemplem os compromissos assumidos.
*
*
13
Planejamento - Aula 03 
Entender o planejamento participativo como princípio implica estimular a convivência, a troca de experiências, o intercâmbio entre dirigentes, especialistas, professores, alunos, suas famílias e outros segmentos da comunidade, que discutem, decidem, executam e avaliam todos os aspectos e/ou elementos que compõem o planejamento - desde os pressupostos básicos norteadores das ações/atividades, passando por objetivos, conteúdos, programações, modos e/ou estratégias. Tudo isso para implementar as ações/atividades, recursos até os mecanismos de acompanhamento e avaliação, entre outros.
*
*
14
Cuidados:
Planejamento - Aula 03
- É indispensável a interligação entre os fins e meios, para que se possa definir onde se deseja ir e de que maneira, isto é, ação-reflexão;
- É necessário que antes do planejamento ser participativo, que seja científico, sendo a elaboração e definição de um referencial teórico, condições primordiais.;
- Percebemos que o “novo” é sempre um mistério a ser desvendado na vida das pessoas, assim também é o planejamento como possibilidade de participação, pode provocar também, a manipulação das pessoas;
*
*
15
Planejamento - Aula 03 
 A utilização de metodologia inadequada pode acarretar desgaste da idéia e levar a falta de compreensão do que seja a participação;
 A hierarquia e as desigualdades estabelecem poder e confiança nos mais fortes, mais sábios ou mais ricos, o que inviabiliza a verdadeira construção em conjunto.
Planejar significa operar transformações decisivas na realidade existente, baseadas em um ideal previamente determinado. As metas propostas serão fundamentadas neste mesmo ideal e a partir daí será estabelecido um projeto cuja administração tratará de cumprir, a fim de realizar o sonho ou aproximar-se dele o mais possível.
*
*
Planejamento - Aula 03 
16
O Planejamento Participativo parte de uma leitura do nosso mundo na qual é fundamental a idéia de que nossa realidade é injusta e de que essa injustiça se deve a falta de participação em todos os níveis e aspectos da atividade humana. A instauração da justiça social passa pela participação de todos no poder. Isto quer dizer que a construção de uma sociedade nova, a superação da crise, passa pela participação de todos. 
*
*
Esta preparação não significa apenas, contribuir com uma proposta preparada pos algumas pessoas e sim com a representação de uma construção conjunta, incluindo também, a participação no poder que é o domínio de recursos para realizar a sua própria vida, não apenas individualmente, mas grupalmente. ( GANDIN, 2010).
Planejamento - Aula 03 
17
*
*
Cabe sublinhar que o planejamento de caráter participativo se aplica a todos os âmbitos e/ou níveis de decisão/elaboração/realização, abrindo espaços para todos os envolvidos – desde o planejamento educacional mais amplo até o planejamento do processo de ensino-aprendizagem, mais especificamente – e, consequentemente, exigindo que todos esses sujeitos e/ou atores assumam suas responsabilidades individuais e coletivas, bem como os seus compromissos decorrentes dos planos e dos projetos que eles mesmos formularam e/ou definiram.
Planejamento - Aula 03 
18
*
*
19
Planejamento - Aula 03 
A implantação desses mecanismos é muito mais uma tarefa dos membros da direção e
da coordenação da escola, embora, a qualquer momento, eles possam solicitar o apoio de outros integrantes da sua equipe.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais