Buscar

A lei orgânica do Assistente Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A lei orgânica do Assistente Social-LOAS
Mas do que as astenues concessões da teoria neoliberal, os teóricos da conommia, após os primeiros resultados da globalização tem plena consciência de que esses designos somente podem ser relativamente atingidos com a intervenção do estado, por meio de politicas publicas, para reduzir a desigualdade social a níveis moralmente aceitáveis. Ou seja esse sistema econômico já existia desde a revolução industrial, apartir do final do seclo XIX, também já registrava crises na Inglaterra, onde se deu origem a ela com isso a crise dos anos 30 confirmava, de maneira trágica, três efeitos os perversos que se tornaram um ponto decisivo na historia e principalmente no pensamento econômico .
A atual plitica monetária e a politica do FED, inspiradas na realidade dos anos 1930, em lugar de minorarem, aprofundaram a crise. Com essa teoria econômica eles viam que todos os trabalhadores se dispusessem a trabalhar em troca de salario real de equilíbrio e a ortodoxia neoliberal atual ainda persiste nessa posição, para eles o emprego deveria ser voluntario principalmente na área da educação, indolência e outros.
A tecnologia disponível e os interesses dos agentes econômicos, regulando o desenvolvimento do processo produtivo, entretanto são condicionados por relações objetivas. Marx e, antes dele Sturat mell já haviam percebido que os critérios de repartição dos bens produzidos não são, propriamente uma questão técnica que o lvre funcionamento do mercado possa assegurar mais politica, regulada pelas normas constitucionais.
Sendo assim, o objetivo da máxima era incentivo dos agentes dos agentes econômicos era a eficiência do produto e do lucro, além disso, o objetivo de todos era uma sociedade a liberdade e o respeito aos direitos de cidadania e principalmente ser compatível com uma economia com máxima eficiência econômica.
Mas o neoliberalismo falhou de modo irremediável, ao maximizar o individualismo e principalmente o livre funcionamento da mao invisível do mercado. Mas eles achavam que com o tempo suficiente compatibilizariam, o melhor possível em três objetivos: a máxima eficiência produtiva; a ampla liberdade individual; e a relativa justiça social.
Segundo Bucci , diferentemente das leis que são gerais e abstratas as politicas, ao contrario são forjadas para a realização dos objetivos determinadas. Sendo assim, toda politica publica é um instrumento de planejamento, racionalização e participação popular sendo assim seus elementos são a finalidade da ação governamental.
As polticas publicas tem dois objetivosas que regulam atividades econômicas de interesse publico ou seja estatais ou privadas assim atendendo a demandas sociais gerais( energia, transporte e etc) e as que implementam os direitos sociais ou seja demandas sociais especificas.
Já as politicas sociais são instituídas pelo conselho e executados diretamemte pela administração publica, seus ministérios e secretarias nós três níveis federativos, instituído planos e programas com a participação de entidades e organizações sociais mediante convênios . ou seja ele so se viabiliza por meio de politicas governo que estejam previstas na constituição decorrendo do programa do partido ou coalização no poder que adote essa diretiva.
A eficácia dessas politicas, apartir do LOAS, passou a exigir um novo padrão de relacionamento entre os entes federativos no que se refere ao papel das administrações estaduais e suas corresponsabilidade tendo em vista politicas implatandas e dirigidas pelo governo federal. Sendo assim repassa os recursos diretamente ao beneficio e gerencia os programas, sendo os estados responsáveis por promover e viabilizarem a gestão intersetorial e e articulação com os gestores minicipais, dando apoio técnico.
Agora pode se observar que a maior parte dos gastos sociais, no sistema brasileiro , ao contrario da europa, efetua-se a maior parte por provesao de serviços públicos universais, como educação e saúde.
A Constituição Federal concebe a assistência social com politica de seguridade social de responsabilidade do estado e direito do cidadão. O LOAS e instituído como direito publico subjetivo, porem também declara que a assistência é um dever do estado, porem de fato a sua invocação com direito subjetivo configura-se na instituição de procedimentos judiciais que tornem eficaz o direito subjetivo.
Tanto o LOSS como o LOAS declara que o direito a assistência idepende de contribuição sendo assi o conceito de cidadania somente e adquirido no conjunto da assistencinalidade jurídico constitucional da assistência scial, por meio da efetividade das politicas sociais. O LOAS torna explicito, com relação a LOSS alguns outros pontos fundamentais, definidores institucional.

Outros materiais