Buscar

Estado, Poder e Liberdade em Maquiavel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Palavras- Chave: Estado. Poder.Violência.Liberdades individuais. 
Historicamente Estado e Liberdade nunca foram conceitos conciliáveis entre si, todavia Maquiavel aponta que é possível romper com esta contradição diante do exercício da participação política, ou seja, pelo exercício da virtú. Apesar da inexistência do Estado Constitucional na época em que Maquiavel escreveu ´´ O Príncipe ´´, não podemos excluir o conceito de um Estado uma vez que o monopólio do poder em determinado território poder ser considerado uma das características que antecedem a formação do Estado em sua forma constitucional, isto permitiu a Maquiavel pensá-lo enquanto responsável por assegurar o exercício da liberdade individual. 
Conforme o pensamento político de Maquiavel , a formação do Estado, com fronteiras territoriais delimitadas, só seria possível através do uso da força, da violência. O uso da violência permitiria entre outras características garantir um elemento essencial a formação do próprio Estado, a delimitação de suas fronteiras. Uma vez delimitadas sua população poderia viver em paz, vejamos que a violência tem um propósito fundamental no pensamento político de Maquiavel, assegurar a paz, a partir desta lógica o uso da força não conflita com os conceitos de liberdade e Democracia , pois não tem a intenção de limitar o exercício das liberdades individuais e sim garantí-las. 
Em sua obra ´´O Príncipe´´ Maquiavel aborda exatamente a formação de um Estado que só poderia ser construído com a violência, para que fossem eliminadas as competições internas e externas, mantendo o Estado a salvo das invasões estrangeiras, porque se as fronteiras não estiverem seguras há sempre uma probabilidade de guerra seja ela real ou em potencial, é imprescindível que a paz interna e externa estejam em harmonia e a população está satisfeita , apenas desta forma o Estado reúne condições favoráveis a sua permanência. Maquiavel dá conselhos a todos os dirigentes políticos de maneira diferenciada, e todas eles têm como base o reconhecimento de leis universais da luta pelo poder visando com isso resolver as lutas pelo poder, ou seja, ele é capaz de usar a violência para conseguir a vitória eficiente sobre seus concorrentes a fim de estabelecer a estabilidade de seu poder e com isso ele se torna capaz de representar os interesses sociais onde o fundamental é a liberdade.
Cabe dizer que a Itália da época de Maquiavel não possuía um Estado Nacional unificado, era fragmentada em vários e pequenos reinos que viviam constantemente em guerra, por isso deseja a unidade nacional para retirá-la desta situação. Maquiavel percebia o estado de natureza dos homens como ruim, sempre tendenciosos a fazer guerras na disputa pelo poder,para cessar estas competições seria necessário um Estado forte com expressiva capacidade militar capaz de submeter os demais ao seu domínio, mantendo os homens em convivência pacífica.
Aquele que governa ainda necessitaria de três outros elemento para garantir um Estado forte: as circunstâncias precisam ser favoráveis a ação, liderança e coragem. Conforme Maquiavel a fortuna seria um elemento que independe de sua vontade ,ou seja, as circunstâncias favoráveis a conquista do poder, todavia a virtú, consistiria na junção de duas característica que jamais poderiam faltar a um genuíno príncipe: coragem e liderança inatas. A combinação destes elementos manteriam o príncipe no poder de forma duradoura, sempre tendo em vista que o primeiro passo para tal seria o uso da violência. Maquiavel ao dizer que ´´os fins justificam os meios´´ não justificava o uso da força com um fim em si próprio, apenas para manter-se no poder de forma arbitrária, mas sim como caminho para conter o estado de natureza humano, garantir um Estado unificado e forte militarmente e mantenedor da liberdade política de seus habitantes ,pois sem ela não haveria co sustentar a existência do próprio Estado. Evitar a tirania era para Maquiavel tão necessário quanto o uso da violência na constituição do Estado, pois para ele não é possível a existência do Estado sem liberdade de manifestação. Uma vez consolidado o Estado, seria necessário adotar a forma republicana de governo para que o mesmo se mantivesse longe de guerras e se tornar-se o mais duradouro quanto possível. A república por ser o governo em que mais de um lidera evitaria que a vontade de uma só pessoa predominasse sobre as demais, evitaria a própria Tirania, o direito a oposição subtende que o poder do governante tem limites.
Influenciado pelos ideais Renascentistas do homem enquanto força criativa de seu próprio destino Maquiavel através do método da investigação empírica desenvolve sua teoria política a respeito da estabilidade do Estado propondo uma ação política que valia-se do que fosse necessário para garantir tal fim. A ação política para Maquiavel age em função do Estado , a crueldade tem por finalidade atingir um bem maior e não a interesses particulares, sempre justificada, seu objetivo foi demonstrar um caminho que sobretudo garantisse a liberdade política de se manifestar, pois Maquiavel não concebe a existência do Estado sem o exercício da liberdade.
 
.

Outros materiais