Buscar

GEOTECNIA AMBIENTAL 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201401485254)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa que contém equipamentos e utensílios empregados para a realização do ensaio de granulometria.
		
	 
	Peneiras, bandejas, densímetro e estufa.
	 
	Bandejas, soquete compactador e permeâmetro.
	
	Picnômetro, balança hidromática e banho-maria.
	
	Mão de Gral, compactador mecânico e molde metálico.
	
	Balança hidrostática, soquete metálico e molde metálico.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401407227)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para evitar problemas de emanação de maus odores, fumaça e contaminação, foram criados os aterros sanitários. Assinale das alternativas abaixo, aquelas Falsas ou Verdadeiras na conformidade com o texto:
		
	 
	Consiste na escolha de um lugar determinado, não ao acaso, de forma que nem os maus odores, nem as fumaças, nem a contaminação cheguem aos núcleos urbanos, evitando assim a lixiviação dos efluentes líquidos.
	 
	No passado, o termo aterro sanitário controlado era utilizado para denominar um aterro no qual se cobria os resíduos depositados assim que finalizada cada operação.
	 
	Atualmente, o conceito de aterro sanitário está ligado a uma instalação de engenharia destinada ao recebimento de RSU, desenhada e explorada para minimizar os impactos ambientais e sobre a saúde pública.
	 
	O aterro sanitário consiste na escolha de um lugar disponível ao acaso, de forma que nem os maus odores, nem as fumaças, nem a contaminação cheguem aos núcleos urbanos, evitando assim a lixiviação dos efluentes líquidos.
	 
	Os aterros para deposição de resíduos perigosos são conhecidos como aterros de segurança.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401407277)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O esgotamento das reservas permite que os recursos se convertam em novas reservas. Mas nem sempre isto será possível. Assinale, das alternativas abaixo, quais podem ser consideradas Falsas ou Verdadeiras na conformidade com o texto:
		
	 
	Além de serem recursos não renováveis (isto é, que algum dia podem se esgotar), os combustíveis fósseis se convertem, ao se queimá-los, em vapor d'água e CO2.
	 
	Como recursos não renováveis (isto é, que algum dia podem se esgotar), os combustíveis fósseis se convertem ao se queimá-los em vapor d'água e CO2 mas não contribuem para o efeito estufa.
	 
	Hoje em dia, a redução no uso do petróleo apresenta-se como sendo tecnicamente possível, adotando-se medidas tais como uma maior atenção no projeto de edifícios, dos equipamentos e dos processos industriais, assim como o emprego de sistemas de controle mais sofisticados, o uso de energias renováveis, de materiais de menor custo energético de fabricação, de processos biológicos, etc.
	 
	No sistema de combustão são geradas escórias e cinzas voláteis que devem ser adequadamente tratadas para evitar um impacto sobre o meio.
	 
	Nos países mais avançados, as tecnologias relativas à eficiência energética vão se instalando pouco a pouco de maneira que, com um pequeno e adicional esforço tecnológico, seja possível reduzir a um quarto o consumo energético atual, e ainda assim, suprir as mesmas necessidades.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401485225)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O termo "rocha" designa materiais naturais consolidados, duros e compactos, da crosta terrestre ou litosfera. Existem três grandes categorias de rochas: sedimentares, eruptivas e metamórfi cas. O granito e o arenito são, respectivamente, rochas do tipo:
		
	 
	eruptiva e sedimentar
	
	metamórfica e eruptiva
	 
	sedimentar e metamórfi ca
	
	metamórfica e sedimentar
	
	sedimentar e eruptiva
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401407189)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A erosão é um problema grave para o solo, pois este perde características como a fertilidade e a sua produtividade primária. Que ações preventivas podem ser tomadas para evitar que esse fenômeno ocorra? Conforme a pergunta, assinale as respostas que são Falsas ou Verdadeiras?
		
	 
	Entre as medidas preventivas, mais eficazes e muito aplicadas nas zonas rurais, temos estruturas para desvio que terminem em poços para infiltração das águas.
	 
	Entre as medidas preventivas, mais eficazes e muito aplicadas nas zonas rurais, temos o terraceamento.
	 
	Entre as medidas preventivas, mais eficazes e muito aplicadas nas zonas rurais, temos preservação da vegetação nas áreas de grande declive.
	 
	Entre as medidas preventivas, mais eficazes e muito aplicadas nas zonas rurais, temos o preparo do solo para o plantio em curvas de nível.
	 
	Entre as medidas preventivas, mais eficazes e muito aplicadas nas zonas rurais, temos preservação da vegetação nas margens dos cursos d¿água.

Outros materiais