Buscar

ADM 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ADM 1
	Carlos atualmente trabalha em uma Refinaria de Petróleo SOL LTDA. Sempre está pronto e atento as suas atribuições como Operador de Empilhadeira. Ao longo do dia de trabalho, movimenta cargas de um lugar para o outro - sempre com muito cuidado com esses deslocamentos. Na última semana participou de um treinamento de Planejamento Operacional - que foi ministrado pelo seu gerente de turno. Agora relacione (em foma de texto digitado) DOIS aspectos básicos do Planejamento Operacional que o Carlos aprendeu em seu treinamento.
	
Gabarito: O aluno (a) deve ARGUMENTAR - (em texto digitado) os seguintes tópicos em relação ao aspectos básicos do Planejamento Operacional: - identificação e análise dos objetivo, planejamento do uso do tempo para as operações de trabalho, planejamento dos recursos que devem ser usados para a operação da atividade programada e avaliação do risco das operações - (contribuindo para a segurança do trabalho).
	
	
	Para a concepção de produtos e serviços e a sua comercialização muitas empresas desenvolvem a segmentação de mercado.  Porque as empresas que operam em grandes mercados decidem realizar esta segmentação? Não seria mais vantajoso praticar o atendimento de massa? Comente sobre estas questões justificando o seu entendimento.
	
Gabarito:
As empresas que operam em grandes mercados possuem muitos compradores espalhados geograficamente e diferentes quanto às suas necessidades e hábitos de compra, não podendo oferecer seus produtos e serviços de uma forma igual a todos os tipos de clientes. Em vez de praticar o atendimento em massa, buscam então identificar fatias do mercado mais atraentes para seus produtos e serviços, a fim de atender a estes nichos de mercado de forma diferenciada.   
	As empresas operam onde existem forças, também chamadas de ambientes ou forças ambientais, que estão muitas vezes superpostas, isto é, ocorrem ao mesmo tempo, devendo ser monitoradas.
PORQUE
Nestas forças encontramos as variáveis tecnológicas, políticas, legais, sociais, econômicas, que estão em constante mudança e envolvem todo o sistema, incluindo seus fornecedores, seus consumidores, seus concorrentes, portanto podem levar as organizações ao sucesso ou ao fracasso.
Analisando-se essas afirmativas, conclui-se que:
		
	
	As duas afirmativas são falsas.
	 
	As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira.
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	As duas afirmativas são verdadeiras mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As organizações precisam de um Planejamento como etapa inicial do Processo Administrativo. Com relação a esta importante etapa podemos afirmar:
		
	
	É o planejamento Tático que se refere a cada tarefa ou atividade em particular, e não precisa estar subordinado ao Planejamento estratégico.
	 
	O Planejamento Estratégico é o planejamento mais amplo. Envolve e abrange toda a organização como um sistema único e aberto.
	
	A análise SWOT, é um instrumento que auxilia na definição do planejamento estratégico, organiza-se em torno de quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.
	
	O planejamento Operacional é o planejamento que abrange cada departamento no nível intermediário da organização.
	
	O BSC é uma ferramenta largamente utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa.
	
	
	De acordo com Samuel C. Certo (2005), "Planejamento é o processo de determinar os objetivos da organização e os meios para alcançá-los". O planejamento pode ser estratégico, tático ou operacional. Assinale a alternativa correta:
		
	
	O planejamento operacional é feito para curto prazo, aborda a organização como um todo e é detalhado e analítico.
	
	O planejamento estratégico é feito para médio prazo, aborda cada unidade organizacional em separado e é detalhado e analítico.
	 
	O planejamento tático é feito para médio prazo, aborda cada unidade organizacional em separado e é menos genérico e mais detalhado.
	
	O planejamento tático é feito para longo prazo, aborda cada unidade organizacional em separado e é genérico e sintético.
	
	O planejamento operacional é feito para longo prazo, aborda a organização como um todo e é genérico e sintético.
	
	
	Segundo Sobral e Peci (2008, p.4): ¿As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns.¿ Elas fazem parte de nossas vidas, uma vez que existem para satisfazer as nossas necessidades. Não há duas organizações iguais. Portanto, as organizações estabelecidas sem exigências burocráticas para determinado fim, que pode ser provisório ou não, como grupos para jogar futebol, vôlei etc., são classificadas como:
		
	
	Organizações formais
	
	Organizações tradicionais
	
	Organizações dinâmicas
	 
	Organizações informais
	
	Organizações inovadoras
	A função administrativa de direção no nível intermediário recebe o nome de gerência e se incumbe de dirigir o comportamento das pessoas para o alcance dos objetivos empresariais. A gerência é uma atividade voltada para as pessoas e se fundamenta na:
		
	
	Planejamento, Liderança e Comunicação.
	
	Motivação, Liderança e Planejamento.
	 
	Motivação, Liderança e Comunicação.
	 
	Motivação, Liderança e Controle.
	
	Motivação, Planejamento e Comunicação.
	Através de uma cuidadosa monitorização dos orçamentos financeiros de uma empresa, os gerentes podem detectar possíveis problemas em alcançar seus objetivos financeiros e tomar medidas para reverter o problema. Este é um exemplo da função de gestão:
		
	 
	controle
	
	organização
	
	orçamentação
	
	planejamento
	
	liderança
	"As prioridades dos clientes quase sempre são diferentes daquilo que se espera. Sua decisão de compra(cliente) é influenciada por vários fatores, como família e amigos, e não apenas pelo preço. Cada cliente possui uma necessidade específica e é preciso reconhecer os diferentes tipos de clientes para que se possa oferecer o produto certo". (Gestão Empresarial, 2008). A área da Administração que tem por finalidade resolver tal situação é:
		
	
	Operações
	 
	Marketing
	
	Planejamento
	
	Recursos Humanos
	
	Finanças
	Tem por finalidade fornecer informações para decisões relacionadas a salários, promoções e demissões, além de constituir-se em documento para uma eventual justificativa dessas decisões perante tribunais. Neste âmbito estamos tratando de:
		
	
	Planejamento de carreira e sucessões
	 
	Avaliação de desempenho
	
	Direito trabalhista
	 
	Plano de cargos e salários
	
	Relações trabalhistas

Outros materiais