Buscar

Responsabilidade Social Empresarial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Responsabilidade Social Empresarial 
Um marco no estudo da responsabilidade social foi a publicação do livro Social Responsibilities of the Businessman de autoria de Howard Bowen, em 1953 nos EstadosUnidos;
“Segundo Howard Bowen, as primeiras manifestações desta idéia surgiram no início do século, em trabalhos de Charles Eliot (1906), Arthur Hakley (1907) e John Clark (1916). Tais idéias, porém, não tiveram maior aceitação nos meios acadêmicos e empresariais, onde deviam soar - considerando a época – como heresias socialistas” (DIAS; DUARTE, 1985, p. 41).
*
Histórico de Estudos
Pode-se considerar que os estudos voltados para a formulação do conceito de responsabilidade social empresarial tiveram três importantes marcos:
O primeiro, que corresponde até a primeira metade da década de 1960, trata a responsabilidade social da empresa com enfoque meramente econômico. 
No segundo marco, que inicia também na década de 1960 e engloba a década seguinte, surgem diálogos de que a empresa possui uma responsabilidade pública, ou seja, além de gerar lucro, empregos e cumprir com as obrigações jurídicas, há a responsabilidade com o bem estar da comunidade. 
E, por fim, o terceiro marco compreende os estudos formulados entre 1970 e 1990, que estendem ao conceito de responsabilidade social empresarial o compromisso da empresa também com o bem estar do seu público interno (CARROL, 1999; COCHRAN; WARTICK, 1985).
*
De acordo com Sethi (1975 apud DIAS; DUARTE, 1985), há três estágios do comportamento empresarial: 
o estágio da obrigação social (prescritiva), 
o estágio da responsabilidade social (normativa) 
o estágio da responsividade ou resposta social (antecipatória e preventiva). 
Charnov e Montana (1998), também realizaram estudos na mesma linha, destacando a diferença entre a ausência de responsabilidade social, exceto da exigida por lei e a adoção de uma postura socialmente responsável mais ampla, criando três níveis de abordagem da responsabilidade social conforme representado na Figura desenhada no quadro ao lado - Adaptado de Donnelly, Gibson e Ivancevich (2000), baseados em Charnov e Montana (1998 apud LOURENÇO; SCHRÖDER, 2003, p. 89)
*
Descrevendo o desenho
O círculo menor corresponde à perspectiva da obrigação social: de acordo com a qual, a empresa cumpri suas obrigações sociais ao criar bens e serviços em troca de lucro e dentro dos limites legais;
O círculo médio representa a abordagem da reação social. Segundo essa abordagem as empresas assumem uma posição reativa quando pressionadas por certos grupos sociais como sindicatos, ativistas sociais, consumidores, dentre outros. Essa posição demonstra o reconhecimento, por parte do empresariado de que as organizações dependem da aceitação da sociedade para existirem e que ignorar os problemas sociais pode ser prejudicial à imagem da organização; 
*
O círculo maior representa a abordagem da sensibilidade social, ou seja, um comportamento antecipador e preventivo. Nessa abordagem, problemas futuros são previstos e ações são tomadas para evitá-los ou minimizar seus reflexos (DONNELLY et al., 2000 apud LOURENÇO; SCHRÖDER, 2003).
Hoje, Segundo Kassai (2002, p. 6) “para perpetuar-se, além de cumprir sua missão e buscar o lucro, ou atender a seus objetivos econômicos, a empresa precisa responder aos anseios do ambiente no qual está inserida, ou aos objetivos sociais”.
*
Segundo Srour (2000) a responsabilidade social pode ser definida como uma tentativa de compatibilizar os interesses e exigências das organizações e dos seus diversos stakeholders, remetendo a uma cidadania organizacional, no que concerne ao âmbito interno da empresa e, no âmbito externo, à implementação de direitos sociais. 
Para Ferrell et al. (2001) a responsabilidade social seria uma espécie de obrigação que a empresa assume junto à sociedade, com a finalidade de maximizar os efeitos positivos e minimizar os impactos negativos gerados por ela. 
Froes e Melo Neto (1999) explicam que a responsabilidade social de uma empresa consiste na participação da mesma em ações diretamente relacionadas à comunidade, sem descuidar dos interesses dos stakeholders internos e buscando minorar as externalidades negativas decorrentes de suas atividades.
*
Diferenças entre ação social e aspectos de
responsabilidade social
De acordo com Oliveira (2008, 69) “ a ação social pode até ser parte das ações de responsabilidade social de uma empresa, mas a RSC não se limita a ela”. 
Enquanto as ações sociais são os investimentos em projetos não ligados diretamente à empresa, visando apenas o bem estar da comunidade, as ações de responsabilidade social configuram-se como investimentos em ações portadoras de valores considerados mais consistentes e fomentadores de capital social direcionadas aos diversos stakeholders da organização.
*
Ações filantrópicas X Responsabilidade Social
As motivações são humanitárias
A participação é reativa e as ações isoladas 
A relação com o público-alvo é de demandante/doador 
A ação social decorre de uma opção pessoal dos dirigentes
Os resultados resumem-se à gratificação pessoal de poder ajudar
Não há preocupação em associar a imagem da empresa à ação social
Não há preocupação em relacionar-se ao Estado
Fonte: Garcia (2004, p. 25)
O sentimento é de responsabilidade
A participação é pró-ativa e as ações mais integradas
A relação com o público-alvo é de parceria
A ação social é incorporada na cultura da empresa e envolve todos os colaboradores
Os resultados são preestabelecidos e há preocupação com o cumprimento dos objetivos propostos
Busca-se dar transparência à atuação e multiplicar as iniciativas sociais
Busca-se complementar a ação do estado, numa relação de parceria e controle.
*
Outra diferenciação necessária para a formação do conceito de responsabilidade social é a sua distinção de filantropia. 
De acordo com Goldstein (2007, p. 57): “A filantropia, além disso, é uma espécie de versão leiga da caridade cristã, na qual o apoio ao próximo costuma basear-se em boas intenções e donativos materiais, sem exigência de contrapartidas e pouca intenção de divulgação. Na gestão da responsabilidade social, a empresa, ao contrário, tende a acompanhar seus investimentos no projeto, direcionar os objetivos de maneira estratégica, identificar os pontos críticos e buscar a sustentabilidade, sempre com a preocupação de dar visibilidade a suas ações”
*
Segundo Oliveira (2008, p. 71): “(...) não há uma definição unânime de responsabilidade social. Porém, alguns modelos mais clássicos têm aparecido nos debates da literatura nos últimos anos. Esses modelos assumem que existem responsabilidades sociais da empresa que vão além da pura responsabilidade econômica de maximizar o lucro ou retorno para os acionistas, como propôs Milton Friedman. Incluem, além das questões legais, questões sociais, ambientais e éticas relacionadas aos diversos stakeholders que influenciam ou são influenciados pela empresa.
*
Vale destacar que: Embora as definições de RSE variem de acordo com o contexto histórico e social em que são formuladas, e sobretudo em função dos interesses e da posição ocupada no espaço social pelo grupo que as formula - o qual tende a ressaltar determinados aspectos e princípios em detrimento de outros - existe um razoável entendimento, ou “consenso mínimo”, hoje em dia, quanto ao fato de que uma empresa socialmente responsável deve demonstrar três características básicas: a) reconhecer o impacto que causam suas atividades sobre a sociedade na qual está inserida; b) gerenciar os impactos econômicos, sociais e ambientais de suas operações, tanto a nível local como global; c) realizar esses propósitos através do diálogo permanente com suas partes interessadas, às vezes através de parcerias com outros grupos e organizações (KREITLON, 2004). 
*
No Brasil
O termo responsabilidade social ganhou visibilidade em 1997, quando o sociólogo Hebert de Souza, “Betinho”, representando o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), em
parceria com outras organizações, lançou uma campanha para a divulgação anual do relatório de responsabilidade social, o Balanço Social (SUCUPIRA, 2009).
*
 O Que É Relatório de Sustentabilidade, ou Balanço Social
É um instrumento que visa dar maior transparência às atividades empresariais e ampliar o diálogo da organização com a sociedade, tendo em vista a necessidade que as empresas e organizações têm de comunicar o sucesso e os desafios de suas estratégias socioambientais e a coerência ética das suas operações;
Ele pode ser definido como um documento anual produzido voluntariamente pela empresa após um esforço de “auditoria interna” para mapear seu grau de responsabilidade social, buscando entender a gestão do empreendimento e avaliá-la, segundo critérios ambientais, sociais e econômicos em diversos níveis (valores, visão de futuro, avaliação de desempenho, desafios propostos, etc.)
*
Algumas Razões para Publicação
O Balanço Social traz dados quantitativos e qualitativos que, além de demonstrar o andamento das atividades da empresa no ano anterior, podem orientar o planejamento para o ano seguinte;
A publicação de um balanço social oferece uma proposta de diálogo com os diferentes públicos envolvidos no negócio da empresa que o adota: público interno, fornecedores, consumidores/clientes, comunidade, meio ambiente, governo e sociedade. 
*
Atua como uma ferramenta de gestão e planejamento, que, por meio de um autodiagnóstico, auxilia as empresas, independente de porte ou setor de atuação, a gerenciarem os impactos sociais e ambientais decorrentes de suas atividades;
É importante enfatizar que não há um modelo fixo, mas algumas propostas de estrutura que podem ser usadas como base (Ex: Indicadores Ethos e IBASE).
*
Modelo de Balanço Social IBASE
O modelo de balanço social do Ibase foi criado em 1997 de forma pioneira pelo sociólogo Herbert de Souza, Betinho, na época presidente do Instituto, para incentivar a divulgação voluntária do balanço social. O modelo simplificado que foi desenvolvido (em parceria com diversos representantes de empresas públicas e privadas, a partir de inúmeras reuniões e debates com vários setores da sociedade) tem a vantagem de estimular todas as empresas a divulgar seu balanço social, independentemente do tamanho e setor.
Este instrumento, que deve ser resultado de um amplo processo participativo que envolva comunidade interna e externa, visa dar transparência às atividades das empresas e apresentar os projetos efetivamente. Ou seja, sua função principal é tornar pública a responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente.
*
Balanço Social Instituto Ethos
Com o propósito de apoiar e consolidar o movimento pela responsabilidade social no Brasil, o Instituto Ethos criou, com a participação de colaboradores, os “Indicadores Ethos de Responsabilidade Social”. Esses indicadores são apresentados em forma de um questionário dividido em sete grandes temas: valores, transparência e governança; público interno; meio ambiente; fornecedores; consumidores e clientes; comunidade, governo e sociedade (INSTITUTO ETHOS, 2009).
O relatório deve apresentar também um demonstrativo do Balanço Social desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), iniciativas de interesse da sociedade (projetos sociais) e de promoção da responsabilidade social em nível local, nacional e global, entre outros indicadores de desempenho da gestão como geração de riqueza, produtividade e investimentos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais