Buscar

A Importância da Estatística na Administração

Prévia do material em texto

a) A Estatística é uma ciência que se dedica ao desenvolvimento e ao uso de métodos para a coleta, resumo, organização, apresentação e análise de dados (Farias, Soares & César, 2003).
b) A Estatística na Área da Administração auxilia no planejamento e controle de produção, na estimativa de receitas, previsão de estoques e demandas, programa técnicas administrativas com eficiência, garantindo menores custos e obtendo lucros maiores. Os dados estatísticos devem conter em seu teor, informações concisas, específicas e eficazes, fornecendo os subsídios imprescindíveis nas tomadas de decisões. A Estatística fornece ferramentas aos profissionais da Administração, para que esses profissionais definam suas metas, avaliem as performances, identifique os pontos fracos e fortes, vislumbrando um melhor desempenho da empresa a qual presta seu serviço.
c) É preciso que o Administrador, tenha agregado a sua profissão valores que o diferencie dos demais profissionais, e dominar o conhecimento da estatística dará a esse profissional as soluções de vários “porquês” que cotidianamente acontece, e que podem ser explicados e solucionados através das ferramentas necessárias que o profissional usará para resolver toda a problemática de forma habilidosa e segura. A Estatística disponibiliza diversas ferramentas a serem usadas no ambiente da organização, que vai desde a aceitação de novos produtos até as compras de insumos, da avaliação do quadro funcional à análise de mercado, que essa organização está inserida. Essas ferramentas são: tabelas, gráficos, medidas descritivas, amostragem, inferências, relações entre variáveis entre outras. São elas que embasam as informações e conduzem as ideias sustentando os projetos, através delas podem ser avaliadas as probabilidades, projetar as tendências e simular situações futuras. Assim a Estatística é um dos pilares de sustentação de uma gestão descomplicada e de sucesso nas organizações.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes