Buscar

Princípios Estratégicos do SUS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Click to edit Master subtitle style
*
*
*
Click to edit Master title style
Princípios Estratégicos
Grupo:
Ana Carolina de Oliveira
Ana Carolina dos Santos
Chen Júlia
Guaisa Dornelas
Curso de Farmácia – 1º Período
Universidade Federal de Minas Gerais
Farmácia e Sociedade
*
*
*
Sistema Único de Saúde - SUS
		
		O SUS pode ser considerado uma das maiores conquistas sociais consagradas na Constituição de 1988. Seus princípios apontam para a democratização nas ações e nos serviços de saúde, que perdem o caráter restritivo e exclusivista e passam a se destinar a todo cidadão.
*
*
*
Sistema Único de Saúde - SUS
		O SUS representa uma nova concepção do significado de saúde no Brasil. Saúde anteriormente, era entendida como "o Estado de não doença", e isso significava que tudo funcionaria a partir do conceito de cura dos agravos à saúde, fazendo com que apenas se levasse em conta a remediação dos efeitos, deixando de lado a ênfase nas causas e em sua prevenção.
*
*
*
Sistema Único de Saúde - SUS
*
*
*
Sistema Único de Saúde - SUS
		
		A saúde, portanto, passa a ser relacionada com a qualidade de vida da população, a qual é composta pelo conjunto de bens que englobam a alimentação, o trabalho, o nível de renda, a educação, o meio ambiente, o saneamento básico, a vigilância sanitária e farmacológica, a moradia, o lazer, entre muitos outros fatores.
*
*
*
Sistema Único de Saúde - SUS
*
*
*
Princípios Estratégicos do SUS
		
		Porém, para que isso aconteça de forma efetiva e plena, garantindo o acesso universal da população a bens e serviços que garantam sua saúde e bem-estar, de forma equitativa e integral, é necessário que hajam os chamados “princípios estratégicos”, que dizem respeito à diretrizes políticas, organizativas e operacionais, que apontam “como” deve vir a ser construído o “sistema” que se pretende implementar. 
*
*
*
Princípios Estratégicos do SUS
		Esses princípios são, basicamente :
Descentralização; 
Regionalização;
Hierarquização e 
Participação social.
*
*
*
Descentralização
*
*
*
Princípios Estratégicos: Descentralização
		A descentralização da gestão do sistema implica na transferência de poder de decisão sobre a política de saúde do nível federal para os estados e municípios. Esta transferência ocorre a partir da redefinição das funções e responsabilidades de cada nível de governo com relação à condução político-administrativa do sistema de saúde em seu respectivo território (nacional, estadual, municipal), com a transferência, simultânea, de recursos financeiros, humanos e materiais para o controle das instâncias governamentais correspondentes. 
*
*
*
Princípios Estratégicos: Descentralização
		O emprego dessa forma de descentralização melhora a utilização de recursos, permite identificar com mais precisão as necessidades de cada comunidade, reduz o desperdício, inibe a fraude e aproxima os cidadãos dos gestores responsáveis, aumentando o controle social. Isso permite que até mesmo as ações e serviços de promoção da saúde também se descentralizem, contribuindo para que possam atingir as mais diversas áreas do território brasileiro.
*
*
*
Regionalização
*
*
*
Princípios Estratégicos: Regionalização
		A regionalização dos serviços implica a delimitação de uma base territorial para o sistema de saúde, que leva em conta a divisão político-administrativa do país, mas também contempla a delimitação de espaços territoriais específicos para a organização das ações de saúde, sub-divisões ou agregações do espaço político-administrativo. 
*
*
*
Princípios Estratégicos: Regionalização
	Para se garantir a eficiência, a eficácia e a efetividade do SUS, as palavras chaves são a organização, união e a parceria. Portanto, é preciso analisar as necessidades específicas de cada região para que essas características sejam garantidas. Como não é toda a população de todo o município que necessita, por exemplo, de cirurgias no coração, um hospital com essa capacidade pode atender a toda uma região ou mesmo a um estado, não se restringindo apenas ao município que está localizado.
*
*
*
Hierarquização
*
*
*
Princípios Estratégicos: Hierarquização
		A hierarquização dos serviços, por sua vez, diz respeito à possibilidade de organização das unidades segundo grau de complexidade tecnológica dos serviços, isto é, o estabelecimento de uma rede que articula as unidades mais simples às unidades mais complexas, através de um sistema de referência e contra-referência de usuários e de informações. 
*
*
*
Princípios Estratégicos: Hierarquização
		O processo de estabelecimento de redes hierarquizadas pode também implicar o estabelecimento de vínculos específicos entre unidades (de distintos graus de complexidade tecnológica) que prestam serviços de determinada natureza, como por exemplo, a rede de atendimento a urgências/emergências, ou a rede de atenção à saúde mental. 
*
*
*
Participação Social
*
*
*
Princípios Estratégicos: Participação Social
		Ao estabelecer como princípio organizativo/estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS) a participação comunitária, a Constituição Federal de 1988 apontou para a relevância da inserção da população brasileira na formulação de políticas públicas em defesa do direito à saúde. Além disso, atribuiu importância a instâncias populares na fiscalização e controle das ações do Estado, considerando as especificidades de cada região brasileira.
*
*
*
Princípios Estratégicos: Participação Social
		A participação social é também denominada “participação comunitária” no contexto da saúde, sendo estabelecida e regulada pela Lei nº 8.142/90, a partir da criação de Conselhos de Saúde e Conferências de Saúde, nas três esferas de governo, bem como de colegiados de gestão nos serviços de saúde. Busca-se, desta maneira, que atores sociais historicamente não incluídos nos processos decisórios do país participem, com o objetivo de influenciarem a definição e a execução da política de saúde.
*
*
*
Princípios Estratégicos: Participação Social
		Os Conselhos de Saúde são órgãos deliberativos que atuam como espaços participativos estratégicos na reivindicação, formulação, controle e avaliação da execução das políticas públicas de saúde. Já as Conferências de Saúde consistem em fóruns públicos que acontecem de quatro em quatro anos, por meio de discussões realizadas em etapas locais, estaduais e nacional, com a participação de segmentos sociais representativos do SUS (prestadores, gestores, trabalhadores e usuários), para avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. 
*
*
*
Princípios Estratégicos: Participação Social
		Os conselhos de saúde tem impulsionado a sociedade a participar dos rumos tomados pelo SUS. Atualmente o Conselho Nacional de Saúde existe e atua de forma efetiva. Os conselhos estaduais de saúde também existem em sua maioria e cada vez mais inserem-se e qualificam-se para melhorar a participação, o controle e a harmonização das políticas de saúde.
*
*
*
Princípios Estratégicos: Participação Social
		O diagnóstico construído evidencia que, apesar dos significativos avanços em sua ação, quanto ao processo de formulação e controle da política pública de saúde, os conselhos ainda enfrentam obstáculos importantes. Juntamente com a gestão destas instâncias e de outras redes de articulação em prol da garantia da participação social, o desafio que se coloca é a criação de uma eficiente rede de informação e comunicação ao cidadão sobre estes espaços de participação. E mais, do cidadão perceber-se como ator fundamental na reivindicação pelo direito à saúde.
*
*
*
*
*
*
Dados do SUS
No ano de 2014
*
*
*
*
*
*
Sistema Único de Saúde - SUS
		Portanto o SUS não pode ser visto como um programa ruim, segundo seus princípios ele deveria ser considerado o melhor sistema de saúde integrada
do mundo. No entanto, os investimentos do governo ainda não são suficiente para atender a toda a demanda do país, porém muito ainda está sendo trabalhado para sua efetiva melhoria e atendimento a todos os cidadãos brasileiros. 
*
*
*
Referências Bibliográficas
http://www.brasil.gov.br/saude/2015/06/grandes-numeros-do-sus/view - Data de Acesso: 30/10/15 às 16:30hr
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_estrategica_participasus_2ed.pdf - Data de Acesso: 30/10/15 às 16:50hr
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sus_principios.pdf - Data de Acesso: 30/10/15 às 17:40hr
http://www.saude.ba.gov.br/pdf/OS_PRINCIPIOS_DO_SUS.pdf - Data de Acesso: 30/10/15 às 18:15hr
http://pensesus.fiocruz.br/participacao-social - Data de Acesso: 30/10/15 às 18:30
Dados do SUS
No ano de 2014

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais