Buscar

II - Principais Conceitos_20130822085656

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Principais Conceitos
Bens: Mercadorias que resultam da produção econômica e que direta ou indiretamente satisfazem as necessidades humanas, como alimentos, roupas, pontes, etc.
Serviços: São determinados atos executados por indivíduos ou empresas, que satisfazem as necessidades humanas, mas não tem uma existência concreta ou tangível, como uma consulta médica, um telefone, etc.
Fatores de Produção: São os recursos empregados pelo homem para produzir os bens e serviços. Compreendem o trabalho humano, o capital, os recursos tecnológicos e os recursos naturais.
Agentes Econômicos: São os indivíduos que fazem parte da economia e desempenham diferentes papéis, FAMÍLIAS, EMPRESA e GOVERNO.
Teoria Econômica: É o ramo do conhecimento humano que estuda as leis que regem a produção, a distribuição, o consumo e a circulação de bens e serviços numa sociedade.
Riqueza: A riqueza de um país num determinado momento é a soma dos recursos naturais disponíveis, mais sua população e mais tudo o que foi produzido e preservado pela economia do país durante sua existência.
Método Dedutivo: Parte da elaboração de pressupostos gerais a respeito de um determinado objeto de estudo para atingir o conhecimento do fato isolado, do detalhe. Parte do geral para o particular. (Teorização)
Método Indutivo: Parte da observação direta do detalhe para, através de seu conhecimento, estabelecer os princípios gerais que regem a matéria em estudo. Parte do particular para o geral. (Métodos Quantitativos)
Economia Positiva: É o conjunto de métodos e esquemas teóricos que permitem determinar e entender como se dão os fenômenos econômicos. Estuda a atividade econômica como ela é.
Economia Normativa: Parte da constatação de como a realidade é, ou seja, do entendimento dos mecanismos economicos, para em seguida propor um estado de coisas, considerado melhor pelo observador. Estuda a atividade econômica como ela deveria ser.
Problema Fundamental da Economia
É a impossibilidade de se produzir bens e serviços em quantidades ilimitadas para satisfazer as necessidades humanas permanentemente ampliadas, pois os fatores da produção existem em quantidades limitadas. Este fato também é conhecido como lei da escassez.
Quatro Perguntas Fundamentais
O que produzir? Indica que é necessário identificar a natureza das necessidades humanas, para saber quais os bens e serviços a produzir;
Quanto produzir? Reconhece a limitação existente na disponibilidade dos fatores produtivos;
Como produzir? É uma questão técnica, que indica que há várias maneiras de se combinar os fatores de produção para se obter bens e serviços.
Para quem produzir? Envolve a questão da distribuição dos bens e dos serviços produzidos entre os elementos da sociedade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais