Buscar

Projeto de pesquisa cientifica em educação ambiental

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MABIO
PROJETO DE PESQUISA DA EDUCAÇÃO
Professor: José Isaías Venera
Alunos: Evelyn Alves, Julio Rank, Tainara Mello e Wueliton Maia
Metodologia da pesquisa em educação
JOINVILLE
2015
EVELYN ALVES
JULIO RANK
TAINARA MELLO
WUELITON MAIA
Trabalho da disciplina de Metodologia da Pesquisa em Educação apresentado ao curso de Ciências Biológicas – Bacharelado da Universidade da Região de Joinville, tendo como orientador o Professor José Isaías Venera.
Joinville/SC
2015
SUMÁRIO
RESUMO
A educação ambiental surge como uma das possíveis estratégias para o enfrentamento da crise que acomete o mundo. A mudança de princípios da comunidade escolar coloca o estado como parceiro desta no processo de transformação. O tal estado cumpre o papel de fortalecer a comunidade escolar como nova sede dessa nova reforma educacional. No campo ambiental a educação tem papel fundamental, tentando portanto, contribuir com o processo. Nesse sentido, a construção da educação ambiental como política pública, implementada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), todo ensino deveria ter processos de intervenção direta dos professores, regulamentando a acessibilidade que fortaleça a argumentação de diferentes fatores sociais e sua capacidade de desempenhar uma nova e saudável gestão sustentável e educadora, a formação de educadores ambientais, e a preparação para a introdução do conceito no cotidiano dos alunos. A política pública em educação ambiental implicará uma nova e crescente capacidade da escola de responder às demandas que surgem de cada localidade, conjunto, região e estado. A urgente transformação social educacional de que trata a educação ambiental visa à superação das injustiças ambientais, da desigualdade social, da apropriação capitalista e funcionalista da natureza e da própria humanidade. Vivemos épocas de exclusão nos quais há uma ampla degradação ambiental socializada com uma maioria submetida de uma certa forma a apropriação privada dos benefícios materiais gerados onde manda quem pode e obedece quem tem juízo.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Estado; Ensino; Educação; Meio Ambiente.
TEMA
Educação ambiental e as dificuldades enfrentadas pelo educador na EEB Prefeito Higino Aguiar e o papel estratégico na transformação de hábitos e práticas sociais e formação da cidadania ambiental.
PROBLEMA
Como agente transformador o educador tem o papel de despertar o censo ético e crítico no processo pedagógico, seja lúdico ou formal. Assim procuramos a dificuldade enfrentada pelo educador na inserção de práticas socioambientais no ensino fundamental dessa instituição?
JUSTIFICATIVA
A lei de 1999 dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.
Art. 1o Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Art. 2o A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.
Art. 3o Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental, incumbindo.
Vivemos em dias de uma época com acontecimentos estranhos e fatos inusitados que se manifestam em relação ao clima, desastres geológicos, falta de água doce, mudanças climáticas, desaparecimento de espécies e outros incontáveis problemas. O tema mostra os desafios da educação ambiental nas escolas, mais especificamente nos primeiros anos do ensino fundamental, a escola consiste em um espaço privilegiado para o desenvolvimento da educação dos futuros seres humanos que irão compor a sociedade, a questão que move a pesquisa é indagar como a educação ambiental pode ser aplicada ao ensino fundamental nas mais variadas matérias para formação de uma sólida consciência ecológica, iniciando assim a construção de uma boa consciência ambiental de uma criança, adulto questionador. Tratando-se de que os gestores tenham essa capacidade e liberdade de realizar tal trabalho nas escolas o retorno será sempre positivo, a prática de convencimento nas séries iniciais onde o desenvolvimento dessas crianças é realizado é o melhor momento de implantar o desejo pelo saudável, pelo correto e pelo coletivo. Essas pequenas mudanças no rumo educacional devem ser implementadas através de programas capazes de promover a importância da educação ambiental e a importância da adoção de práticas que visem a sustentabilidade e a diminuição de impactos no ecossistema que nos cercam.
OBJETIVO
Investigar as dificuldades do educador na EEB Prefeito Higino Aguiar e por que a educação ambiental é um tema não definido e pouco disseminado na educação fundamental.
OBJETIVOS GERAIS
Analisar e posteriormente descrever as características dos problemas enfrentados pelos educadores e gestores do ensino fundamental da EEB Prefeito Higino Aguiar, através de aplicação das didáticas voltadas ao tema ambiental, por meio de entrevistas e visita até as instituições e comunidades, além disso tentar buscar em nossas próprias escolas de ensinos primários para uma notável diferença do currículo de educação atual e o que tivemos até a formação e buscar melhor compreender que mudanças podem ser feitas, elaboração de projetos voltados diretamente para solução dos problemas de cada região. 
METODOLOGIA
Para a realização da educação ambiental, primeiramente se propõe, pelo grupo de alunos deste trabalho a entrevista em educadores e posteriormente debate conjunto entre professores e alunos para tentar visualizar que futuras mudanças eles almejam. A criação de um cronograma de trabalho que explore de limitadamente todas as matérias escolares propostas em grade pelo estado no ensino fundamental, encontros regulares dos educadores com especialistas e uma reforma ou curso destes para que possam aplicar futuramente. Com o intuito de construir o conhecimento significativo, assim nossa argumentação vai no sentido de reforçar que as práticas educativas articuladas com a problemática ambiental não devem ser vistas como um adjetivo, mas como parte componente de um processo educativo que reforce um pensar da educação orientado para refletir a educação ambiental num contexto de crise ambiental, de crescente insegurança e incerteza aos riscos produzidos pela sociedade global, o que, em síntese, pode ser resumido como uma crise, também uma mudança significativa nos escritos didáticos deve ser seriamente realizado, urgentemente, pois trata-se de informações ultrapassadas que causam conflito futuramente no ingresso dos alunos em outros cursos ou superiores, uma boa iniciativa é a criação da base curricular comum que mostra o índice elevado dos países que já a utilizam.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A palavra reforma, sempre presente no vocabulário educacional, é definida em âmbito internacional como "uma iniciativa do Estado que estabelece objetivos e critérios claros e ambiciosos, recorre a todas as instâncias políticas para apoiá-la, estimulando iniciativas no nível das escolas e mobilizando recursos humanos e financeiros para sustentar as mudanças propostas" (Timpane e White, 1998).	A competitividade educacional do país é um tópico que nos coloca muito atrás de nossos próprios vizinhos da américa do sul. A solução para os problemas educacionais está longe de ser uma realidade, o ensino de ciências, assim com a educação em geral, precisa ser aperfeiçoado no Brasil. A gestão das redes escolaresé deficiente. A formação de professores é inadequada e insuficiente. Os currículos e a metodologia em sala de aula precisam ser atualizados. As ciências podem e devem ser ensinadas, baseadas em investigação, desde as primeiras séries escolares. A divulgação científica em museus e centros de ciência e nos meios de comunicação pode ser um recurso importante para o ensino. O pesquisador Cesar Zucco afirma “Quatro séculos e meio de total abandono e uma melhora nos últimos 50 anos derivaram na má qualidade do ensino básico brasileiro". São múltiplos os aspectos a serem melhorados no sistema educacional. A gestão das redes escolares é deficiente e até perversa, bloqueando inovações e melhorias, qualificação, burocracia governamental, descaso, salários baixos, educadores desqualificados, falta de material e falta de avaliação de carreira dos educadores estão por cima entre os mais comuns dos problemas. “As escolas têm um punhado de papéis reunidos sob o nome de ‘proposta político-pedagógica’, seja lá o que isso queira dizer” Paulo Freire (2012). De fato, quando se trata de decidir e agir com relação à qualidade de vida das pessoas, é fundamental trabalhar a partir da visão que cada grupo social tem do significado meio ambiente e, principalmente, de como cada grupo percebe sua economia, o seu ambiente e os ambientes mais abrangentes em que está inserido. São fundamentais, na formação de opiniões e no estabelecimento de atitudes individuais, as representações coletivas dos grupos sociais aos quais os indivíduos pertencem. Estas representações sociais são diretas e se desenvolvem rapidamente, daí a importância de se identificar qual representação social cada parcela da sociedade tem sobre o conceito ambiental para se trabalhar tanto com alunos como nas relações escola/comunidade. A Educação Ambiental tenta resgatar a necessidade de participação dos educandos na solução dos problemas. 
REFERÊNCIAS
BRASIL. Programa Nacional das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA. Disponível em: http://www.un.org/spanish/News. Acesso em: 28/10/2015.
BRASIL. Educação Ambiental > Comunicação: http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/educomunicacao/plataforma-educares. Acesso em: 28/10/2015.
Brasil. Educação Ambiental em ação: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=108. Acesso em: 20/11/2015.
Brasil. Academia Brasileira de Letras: http://www.abc.org.br/article.php3?id_article=2132. Acesso em: 20/11/2015.
Brasil. Revista Veja online: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/enfim-um-diagnostico-lucido-sobre-o-desastre-do-ensino-publico-fundamental-e-medio-no-brasil-ou-reformando-o-ensino-com-parede-cor-de-rosa-teatro-e-tablets-funciona-e-claro-que-nao/. Acesso em: 21/11/2015.
Ruscheinsky, Aloísio. Educação Ambiental. Porto alegre, RS Brasil

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes