Buscar

APOL-3[1]

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Assinale a proposição que define corretamente o que é população para a Estatística:
	
	A
	( ) População é o conjunto de elementos que desejamos observar para obter
        determinada informação.
Você acertou!
	
	B
	( ) População é um subconjunto da amostra.
	
	C
	(   ) População é o conjunto de habitantes de um país.
	
	D
	( ) População é a amostra que desejamos observar para obter determinada informação.
Questão 2/5
Alguns fatores são condicionantes da estrutura organizacional. Levando em consideração esses fatores assinale V para as asserções a seguir indicadas e que você considera como verdadeiras e, ainda sobre elas, marque F para as asserções que você considera como falsa. A seguir, dentre as cinco alternativas apresentadas, marque a única alternativa que contem a sequência correta das respostas.
As asserções são:
(   ) as pessoas são elementos importantes na constituição da estrutura organizacional e se deve compreender e levar em consideração seu conhecimento, comportamento e contribuição para reconhecermos a importância deles como condicionantes da estrutura organizacional
(   ) todas as empresas sofrem influência dos ambientes internos e externos que envolvem seus negócios; nos ambientes internos as empresas conseguem controlar, por exemplo, problemas relacionados com seus clientes, impostos, taxa de juros, etc. e no ambiente externo ela controla as ações dos fornecedores e prestadores de serviços, por exemplo
(   ) a fator tecnologia impõe, cada vez mais, necessidade de mudança e atualização nos processos operacionais de fabricação, de administração, de atendimento a clientes, de atendimento a fornecedores, de atendimento as inúmeras operações e negócios empresariais, internos e externos;
(  ) o objetivo representa o alvo que se pretende seja atingido e a estratégia representa o modo de como se deve agir para se alcançar as metas.
Agora, dentre as alternativas a seguir apresentadas, marque a única alternativa que contem a sequência correta de respostas.
	
	A
	V, V, F, F
	
	B
	V, V, V, F
	
	C
	V, F, V, F
Você acertou!
Pois é verdadeira a primeira asserção que considera:
“As pessoas são elementos importantes na constituição da estrutura organizacional e se deve compreender e levar em consideração seu conhecimento, comportamento e contribuição para reconhecermos a importância deles como condicionantes da estrutura organizacional”
Esta informação consta presente no texto, nos dois últimos parágrafos do item 3.1 que diz:
Mas porque eu preciso saber disto para estruturar meus métodos e sistemas da empresa?
Por que se você não compreender que deve levar em consideração o comportamento, o conhecimento e a contribuição das pessoas para promover a organização, os sistemas e os métodos das empresas, você não conseguirá mapear os processos adequadamente para atribuir as responsabilidades e atividades a serem desempenhadas para o “resultado finalístico” desejado pelas empresas
Também é verdadeira a terceira asserção que considera:
“a fator tecnologia impõe, cada vez mais, necessidade de mudança e atualização nos processos operacionais de fabricação, de administração, de atendimento a clientes, de atendimento a fornecedores, de atendimento as inúmeras operações e negócios empresariais, internos e externos”
Esta afirmação está presente no texto, no último parágrafo do item 3.4. que diz:
           
O fator tecnologia impõe mudança e atualização nos processos operacionais de fabricação, de administração, de atendimento a clientes, de atendimento a fornecedores, de atendimento as inúmeras operações e negócios empresariais, internos e externos, indispensáveis ao correto e adequado funcionamento da empresa.
           
É falsa a segunda asserção
pois apesar de ser verdadeira a afirmação de que as empresas sofrem influência dos ambientes internos e externos os ambientes internos citados como exemplo (nos ambientes internos as empresas conseguem controlar, por exemplo, problemas relacionados com seus clientes, impostos, taxa de juros, etc.) não estão corretos; estes ambientes são ambientes externos da organização.
É também é falsa a quarta asserção
pois o autor Oliveira cita no texto que OBJETIVO “é “o alvo ou a situação que se pretende atingir” e NÃO O ALVO ATINGIDO COMO AFIRMADO.
e estratégia, segundo o mesmo autor é “ a definição do caminho mais adequado para alcançar o objetivo”. e não O MODO DE COMO SE DEVE AGIR, e isto são coisas e conceitos diferentes (como fazer e qual direção seguir). 
 
 
	
	D
	F, F, V, V
Questão 3/5
Os conceitos e compreensão sobre o que é autoridade e responsabilidade desafiam a realização e tarefas que levam a correta constituição das estruturas organizacionais. Mostre que você compreendeu corretamente estes conceitos e que consegue demonstrar a diferença entre eles. Pede-se, portanto, que você escolha dentre as alternativas abaixo apresentadas a única que contém a resposta correta sobre os conceitos de autoridade e responsabilidade.
	
	A
	A autoridade compreende uma ordem formal de direito que foi atribuído a alguém para fazer alguma coisa e que deve exerce-lo mediante seu poder de responsabilidade informal compreendido pelo exercício de obrigações que ele realiza quando julgar adequado, exercendo sua autoridade.
	
	B
	A responsabilidade é uma espécie de autoridade informal, que é inerente ao cargo e para o qual também se atribui autoridade em função do exercício de cargos superiores em uma organização
	
	C
	A autoridade compreende uma ordem informal de poder, que determina necessariamente o poder hierárquico vertical, que deve ser respeitado e para o que se atribuem responsabilidades de ação para fazer algumas coisas e em razão desta responsabilidade determinar ordens de comando e tomada de decisão.
	
	D
	a responsabilidade compreende-se como um conjunto de obrigações que determinado colaborador precisa fazer para cumprir com suas tarefas, prestando contas delas à pessoa que lhe atribui estas responsabilidades e a autoridade entende-se como sendo o direito atribuído a alguém para fazer alguma coisa, como tomar decisões, dar ordens, ou desempenhar um trabalho que lhe foi designado.
Você acertou!
Sob o ponto de vista do autor OLIVEIRA (2002) citando Jucius e Schelender (1968,232) a “responsabilidade refere-se à obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa para outrem”.
A autoridade, seguindo-se a mesma linha de raciocínio dos autores que nos ensinaram sobre a responsabilidade, OLIVEIRA (2002) citando Jucius e Schelender (1968,232), significa:
“o direito para fazer alguma coisa. Ela pode ser o direito de tomar decisões, de dar ordens e requerer obediência, ou simplesmente o direito de desempenhar um trabalho que foi designado. A autoridade pode ser formal ou informal”
 
Questão 4/5
Suponha que foi realizado um teste de Estatística em uma turma constituída por 40 alunos e se obteve os seguintes resultados (dados brutos):
7  -  6  -  8  -  7  -  6  -  4  -  5  -  7  -  7  -  8  -  5    10  -  6  -  7  -  8  -  5  -  10  -  4  -  6  -  7  -  7  -  9  -  5  -  6  -  8  -  6  -  7  -  10  -  4  -  6  -  9  -  5  -  8  -  9  -  10  -  7  -  7  -   5  -   9  -  10.
Qual o resultado que apareceu com maior frequência?
	
	A
	( ) 10
	
	B
	( ) 9
	
	C
	( ) 8
	
	D
	( ) 7
Você acertou!
Questão 5/5
Observe a tabela:
	Ano
	Vendas  (em R$1.000,00)
	2006
	   204
	2007
	   234
	2008
	   652
	2009
	   888
	2010
	1.205
Fonte: dados fictícios do autor.
A série estatística representada é:
	
	A
	( ) cronológica
Você acertou!
	
	B
	( ) geográfica
	
	C
	( ) conjugada
	
	D
	( ) espacial GABARIT0 1=A 2=C 3=D 4=D 5=A

Outros materiais

Perguntas Recentes