Buscar

CASO CONCRETO 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED
PROFESSORA: SATINA PRISCILA MARCONDES PIMENTA MELLO
ACADÊMICO: UBIRAJARA BARBOSA JORGE
CASO CONCRETO 05
A Lei Maria da Penha possui validade material forma, porque foi feita pelo congresso Nacional, tendo obedecido todo o processo da legislação, por isso também está em vigor. Porém, mesmo estando em vigor, a lei não garante a proteção da violência doméstica a mulher, porque é praticamente nula a fiscalização de agressão. 
A Vigência vem a ser "a executoriedade compulsória de uma norma jurídica, por haver preenchido os requisitos essenciais à sua feitura ou elaboração" (Miguel Reale). Desta forma, a norma jurídica tem vigência quando pode ser executada compulsoriamente pelo fato de ter sido elaborada com observância aos requisitos essenciais exigidos: 1) emanada de órgão competente, 2) com obediência aos trâmites legais, 3) e cuja matéria seja da competência do órgão elaborador. 
A VALIDADE SOCIAL OU EFICÁCIA. Sob o prisma técnico-formal, uma norma jurídica pode ter validade e vigência, ainda que seu conteúdo não seja cumprido; mesmo descumprida, ela vale formalmente. Porém, o Direito autêntico é aquele que também é reconhecido e vivido pela sociedade, como algo que se incorpora ao seu comportamento. Assim, a regra do Direito deve ser não só formalmente válida, mas também socialmente eficaz. 
A Eficácia vem a ser o reconhecimento e vivência do Direito pela sociedade, “é a regra jurídica enquanto monumento da conduta humana” (Miguel Reale). Desta forma, quando as normas jurídicas são acatadas nas relações intersubjetivas e aplicadas pelas autoridades administrativas ou judiciárias, há eficácia.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes