Buscar

CASO CONCRETO 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 13 - PSICOLOGIA
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê medidas de proteção aplicáveis quando direitos forem ameaçados ou violados, determinando medidas específicas. Com base no ECA, é correto afirmar que essas medidas de proteção:
e) Não requerem avaliação psicológica para determinar os seus casos de aplicação, bastando a interpretação da norma, que deve ser de conhecimento do psicólogo.
Em atendimento psicológico, a cuidadora de José , de nove anos de idade, relatou que ele apresenta comportamentos agressivos, dificuldade em acatar regras e limites e baixa tolerância à frustração. Contou, ainda, que, aos cinco anos, José fora levado pelo Conselho Tutelar para um abrigo infantil, que seu pai era alcóolatra, não possuía moradia, e carregava José em um carrinho de supermercado, de modo que a criança passava o dia sentado ou deitado. Da mãe de José, nada se sabe. (Analista Judiciário - Psicologia - TJ - RO - 2012) A partir da situação hipotética acima apresentada, assinale a opção correta:
b. A presença de psicólogo é fundamental nos abrigos, para promover um espaço terapêutico de escuta, permitindo o desabafo, ofertando contenção da angústia e oferecendo apoio
Marque a resposta correta:
(Prova para Conselheiros Tutelares ?FUNETEC- PB ? 2012)
 Quanto à adoção, o Estatuto da Criança e do Adolescente afirma que:
D. A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.

Outros materiais