Buscar

AV_Novembro 2015 - ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0583_AV_201504612043 » ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	KELLY MESQUITA BARROSO
	Turma: 9019/AN
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 0  Data: 19/11/2015 13:06:07
	
	 1a Questão (Ref.: 201504917092)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Sabe-se que os administradores devem possuir três tipos de habilidades profissionais. Descreva o perfil da habilidade técnica exigida de um administrador profissional.
		
	
Resposta: A habilidade técnica é ter o conhecimento específico e detalhado da função, ou seja, é garantir que sabe exercer o que foi designado.
	
Gabarito: Consiste na compreensão e domínio de determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento especializado, habilidade analítica sobre a especialidade e domínio de ferramentas, instrumentos específicos da disciplina/especialidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504836343)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Segundo Chiavenato (1999), ¿a empregabilidade surgiu devido o alto índice de desemprego. Ela provém, portanto, da diferença entre a velocidade das mudanças tecnológicas, as quais exigem do indivíduo novos conhecimentos e a velocidade da reaprendizagem. A empregabilidade exige do profissional a busca constante pelo aprimoramento de seus conhecimentos, sendo esta uma exigência fundamental para se inserir no mercado de trabalho¿. Dentro do que aprendemos nas aulas, e segundo a abordagem salientada pelo texto acima, apresente dois fatores determinantes para que o profissional de hoje mantenha-se empregado. Escolha um dos dois fatores e comente.
		
	
Resposta: -Ter um nível elevado de educação, pois o alto conhecimento hoje é imprescindível para o mercado de trabalho. -Ser criativo e inovador, uma vez que o mercado de trabalho esta em busca de profissionais que fazem a diferença.
	
Gabarito: Fatores: Competências e Habilidades (1,0 ponto) Comentários valem 05, ponto e poderão girar em torno de ideias semelhantes às que se seguem: o profissional que tem competências e habilidades diversas é capaz de atuar em qualquer ambiente organizacional, proporcionando mudança e visão renovada. Diante do mundo atual e globalizado, o mercado de trabalho exige constantes mudanças e atualização dos profissionais, por isso o ideal é preparar-se para exercer novas funções, caso contrário o profissional será considerado ultrapassado e sem valor para o mercado de trabalho.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504686694)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Administrador tem como benefício a oportunidade de pensar criativamente, de inovar e de utilizar a imaginação, mas para isso necessita compreender que:
		
	
	As organizações precisam desenvolver tarefas menos complicadas e menos técnicas para desburocratizar e simplificar a vida nas empresas públicas e privadas.
	
	As organizações precisam reduzir o número de objetivos para que as empresas não se tornem complicadas pela heterogeneidade de tarefas e de atividades.
	
	Os administradores precisam conceber a organização como "um arranjo rígido e estático de peças", como em uma máquina.
	
	As organizações precisam exigir de seus empregados um baixo nível de educação, pois são substituídos pelas máquinas e equipamentos (como computador, por exemplo), que fazem todo o trabalho mais complexo e importante.
	 
	As organizações precisam desenvolver um elevado nível de educação dos seus empregados para compensar a rápida obsolescência profissional.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504919790)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A atuação do administrador no trabalho dos outros está contida em quatro funções, às quais denominamos Funções do Administrador ou Funções da Administração. Estas funções são:
		
	
	marketing, gestão, finanças e contabilidade
	
	marketing, finanças, contabilidade e produção
	
	contratação, treinamento, avaliação e procedimentos
	
	planejamento, operações, trabalho e contratação
	 
	planejamento, organização, direção e controle
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505244841)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O gestor especialista configura qual das seguintes situações?
		
	
	conhecimento operacional
	
	conhecimento global da empresa
	
	conhecimento competitivo de uma área de negócio
	
	conhecimento funcional
	 
	conhecimento específico de uma área de atuação particular
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504912657)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marta é líder de uma equipe multidisciplinar. Nessa equipe, percebe-se que, em diversos momentos, existe uma passividade frente às orientações de Marta. Os liderados não são proativos e aguardam as ordens de Marta para agirem de acordo com o desejado. Essa situação pode ser considerada como um exemplo de um traço cultural do brasileiro, segundo Barros e Prates. Qual é o traço cultural exemplificado na situação acima?
		
	
	Lealdade Pessoal.
	
	Paternalismo.
	
	Impunidade.
	 
	Postura de Espectador.
	
	Personalismo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504688773)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando se fala em globalização, fala-se também em competitividade ou em organizações competitivas, algumas características marcantes da globalização pressionam as empresas a serem cada vez mais competitivas. São alguns exemplos das características do fenômeno da globalização, EXCETO:
		
	
	O desenvolvimento e intensificação da tecnologia da informação (TI) e dos transportes, fazendo do mundo uma verdadeira aldeia global.
	 
	A expansão de empresas locais, valorizando a cultural e identidade cultural local. Evitando a chamada diversidade cultural.
	
	Atualmente a ênfase se dá mais no conhecimento e não mais nas matérias-primas básicas.
	
	Internacionalização do sistema produtivo, do capital e dos investimentos.
	
	O predomínio das formas democráticas do mundo desenvolvido.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504919803)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A globalização é um desafio a ser vencido com boa administração principalmente para
		
	
	grandes empresas transnacionais
	 
	todas as empresas
	
	empresas nacionais com as vendas no exterior
	
	pequenas empresas transnacionais
	
	empresas transnacionais de médio porte
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201505245097)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A empresa XYZ é líder em seu mercado mas está enfrentando um grande desafio pela entrada de novos competidores no seu setor de atuação. O desafio torna-se ainda mais complexo, uma vez que a empresa XYZ não possui políticas de valorização e capacitação do seu pessoal. Baseado nos conhecimentos obtidos durante essa disciplina, indique o caminho que a empresa XYZ deve tomar para enfrentar esse desafio.
		
	
	Não será necessário realizar nenhuma mudança, uma vez que o tempo de mercado da empresa XYZ garante sua posição de liderança.
	
	Não há o que fazer, uma vez que a entrada de novas empresas mais capacitadas não pode ser impedida e não é possível alcançar o nível dessas empresas.
	 
	Deve valorizar o seu capital humano por meio de capacitações e de uma política de valorização do conhecimento, alavancando seu desempenho.
	
	Deve adquirir novos equipamentos e computadores, pois somente com a tecnologia intensiva basta para evitar essa ameaça.
	
	Deve alavancar seu desempenho, conseguindo empréstimos junto a bancos comerciais, uma vez que o capital financeiro é o mais importante dos capitais no mundo atual.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201505246792)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o estudo O Retorno da Educação no Mercado de Trabalho, divulgado em 28/01/2010, pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), quais profissões estão no topo da lista de mais bem pagas do país:
		
	 
	Administradores e Médicos.
	
	Contadores e Engenheiros.
	
	Advogados e Contadores.
	
	Médicos e Advogados.
	
	Médicos e Contadores.

Outros materiais