Buscar

AV2 ANÁLISE ORGANIZACIONAL 2015

Prévia do material em texto

AV2  ANÁLISE ORGANIZACIONAL 2015 
	
	 1a Questão (Ref.: 201503852048)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	A estrutura linear possui como característica principal a verticalização onde a hierarquia é um fator marcante. O poder se apresenta de forma centralizada na cúpula. Explique como seria o perfil dos chefes que comandam os setores abaixo da presidência. 
		
	
Resposta: Cada chefe tem seus subordinados e eles se dirigem a ele caso haja qualquer problema ou para resolver da melhor forma os problemas ja existentes. Os chefes são mais objetivos pois estão preocupados com resultados para reportar a presidência.
	
Gabarito: A presidência seria centralizadora e seus subordinados seriam chefes generalistas. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503854005)
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Oliveira (2006), define Rede de Integração entre Empresas, como sendo a cooperação estruturada visando consolidar fortes e internacionais vantagens competitivas, sustentadas por otimizadas tecnologias, melhor utilização dos ativos, bem como maiores produtividades, flexibilidade, qualidade, rentabilidade e lucratividade das empresas participantes. Descreva a importância das Redes.
		
	
	Gabarito: O aluno deverá citar os seguintes pontos: As redes permitem maior flexibilidade, menor comprometimento de recursos e maior capacidade de lidar com conhecimentos/informações, além de viabilizar o acesso a novas tecnologias e recursos provenientes de parceiros. Cada vez mais se constata que uma proporção crescente das inovações não é gerada por empresas individuais, mais pela combinação de empresas e outras instituições. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503529824)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Cada empresa dependendo ou não do seu nicho de atividade pode ter ou não o mesmo tipo de desenho organizacional, poderemos observar empresas do mesmo ramo de atividades com desenhos organizacionais diferentes. Marque a opção que confirma a afirmação acima.
		
	
	O desenho dependerá de quantos funcionários a empresa terá, e, desta forma, está diretamente ligada a amplitude de controle.
	
	O desenho organizacional deve ser o mais parecido possível com o da concorrência, já que se esta estiver em vantagem poderemos ter ao menos a paridade.
	
	O desenho será criado de acordo com as aspirações do criador, o que em alguns casos pode fazer a empresa não ter um bom desempenho.
	
	O desempenho organizacional, dependerá da proposta de planejamento estratégico, o desenho tem que proporcionar que a empresa consiga alcançar os objetivos propostos.
	
	Dependerá do lay out da empresa, essa característica será de suma importância para confirmar o desenho organizacional.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503994963)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Evidência a hierarquia e as relações de autoridade que compõe a organização, os relacionamentos formais entre os cargos e acima de todo os processos decisórios, portanto, não define apenas o poder para a tomada de decisão, mas os processos decisórios. Marque a opção correta. 
		
	
	Mecanismo de comunicação. 
	
	Mecanismo de operação. 
	
	Mecanismo de decisão. 
	
	Mecanismo de coordenação. 
	
	Mecanismo de organização. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503836097)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	As estruturas descrevem a hierarquia da autoridade e das responsabilidades em uma organização, resultando em três tipos básicos de estrutura: linear, funcional e linha-staff, havendo, ainda, dois outros tipos adequados a algumas situações mais complexas: a estrutura matricial e a estrutura em redes. A empresa Sabonetes Bom Perfume tem uma estrutura em que é aplicado o princípio da especialização de funções, estrutura essa defendida por Taylor. Assim entendido, assinale a estrutura adotada pelo Sabonete Bom Perfume. 
		
	
	linha-staff.
	
	funcional.
	
	matricial.
	
	em redes.
	
	linear. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503282619)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A formalização refere-se a existência de regras e regulamentos para prescrever como e quando e por quem as tarefas serão executadas. Quanto maior a formalização mais a empresa se torna burocrática , rotineira e fechada. Conclui-se assim, que a empresa torna-se :
		
	
	Decorrente de um modelo de organização descentralizada
	
	Formal e dependente de modelos de gestão centralizada
	
	Rígida e obediente elimina a liberdade pessoal, a fim de assegurar que as coisas sejam feitas exatamente de acordo com o previsto
	
	Flexível e adaptável as mudanças do mundo globalizado
	
	Rígida mas dá oportunidade de expressão da equipe funcional
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503282654)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Aponte qual a vantagem da departamentalização funcional:
		
	
	Garante o máximo de utilização das habilidades técnicas dos colaboradore
	
	Aumenta o riscos de obsolescência técnica entre as áreas
	
	Cria bitolamento das pessoas contribuindo para comportamentos paroquiais 
	
	Colabora para o conflito de interesses e aumento de competitividade
	
	Contribui para a inovação, requer cooperação de todos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504016220)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O ambiente que as organizações trabalham está cada vez mais competitivo, dinâmico e exigente, obrigando as organizações a adotarem em suas estruturas e formas de trabalhar, ações, políticas e modelos de gestão que venham a atender essas características. O objetivo principal é manter ou aumentar a sua participação no mercado. Estamos nos referindo à uma estrutura denominada como Departamentalização por Processos.Diante dessa realidade, podemos afirmar que esse tipo de departamentalização tem: I - Foco nas áreas em que o processo é desenvolvido; II - Foco na sequência das ações; III - A responsabilidade sobre todo o processo é do gestor da área onde o processo tem a maior quantidade de ações; IV - A sequência das ações (integradas ou não) facilita o trabalho do início ao fim. Estão corretas as seguintes afirmativas: 
		
	
	I e II
	
	IV
	
	III
	
	I
	
	II e III
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503937942)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A governança corporativa é um conjunto de práticas que têm por objetivo otimizar o desempenho de uma organização para:
		
	
	Governar a organização;
	
	Proteger apenas os interesses dos empregados e da sociedade;
	
	Atender principalmente aos interesses de grupos de preocupados com a proteção do meio ambiente.
	
	Reduzir os custos de produção;
	
	Proteger os interesses de acionistas, empregados e sociedade, facilitando o acesso ao capital;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201503868108)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O desenho do cargo e das tarefas, assim como o desenho organizacional ou departamental, são orientados pelos:
		
	
	Diretores e colaboradores 
	
	Diretores da organização. 
	
	Colaboradores, através da gestão participativa. 
	
	Objetivos e estratégias da empresa. 
	
	Gestores dos setores/departamentos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes