Buscar

AV2 - Metodologia da Pesquisa

Prévia do material em texto

� Fechar�
Avaliação: CEL0125_AV2_ » METODOLOGIA DA PESQUISA
Tipo de Avaliação: AV2
Aluno: Passei Direto
Professor:
Passei Direto
Turma: 
Nota da Prova: 5,5 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 23/11/2015 
�
 1a Questão 
Pontos: 1,5  / 1,5
Objetivos representam a base racional de qualquer planejamento.  Eles se relacionam diretamente com o tema e o problema de pesquisa. Objetivos podem ser gerais - indicam os resultados pretendidos; ou específicos - indicam as etapas para a realização do objetivo geral.
 
Sendo assim, tendo como tema: Manifestações populares no Brasil; e 
como problema de pesquisa:Quais as causas possíveis para as ações violentas na Cidade do Rio de Janeiro?
 
Elabore um objetivo geral e um objetivo específico utilizando verbos adequados.
 
Resposta: OBJETIVO GERAL - O presente trabalho visa explicar as causas possíveis de ações violentas em Manifestações populares que ocorram no Estado do Rio de Janeiro. OBJETIVO ESPECÍFICO - Este trabalho tem como objetivo inicial o esclarecimento do que são as ações violentas em manifestações públicas. Desta feita, abordar-se-á, assim, o que, de fato, poderá dar causa à ações violentas nos movimentos populares urbanos. Por fim, será observado a ocorrência destes movimentos na cidade do Rio de Janeiro e no Brasil.
Gabarito:
 Sugestão: Geral - Indicar  as causas das manifestações no Rio de Janeiro. Específico - Levantar dados sobre as condições sociais dos manifestantes do Rio de Janeiro.
 
�
 2a Questão 
Pontos: 1,0  / 1,5
TCC é a sigla para trabalho de conclusão de curso que engloba quatro tipos diferentes. Sabendo-se que a tese é o tipo de TCC exclusivo para o doutorado, indique os outros três tipos de TCC restantes.
Resposta: Dissertação de Mestrado, Monografia (para graduação), e a pesquisa científica para a pós-graduação lato eu estrito senso.
Gabarito: São eles:  artigo científico, monografia e dissertação de mestrado.
Fundamentação do(a) Professor(a): A resposta não corresponde completamente ao gabarito.
�
 3a Questão 
Pontos: 0,5  / 0,5
Trata-se de um procedimento de pesquisa quanto à abordagem em que no enfoque não há medição numérica, como as descrições, mas o seu propósito está em reconsiderar ou reconstruir a realidade observada, buscando dar significado às relações entre os fenômenos mediante análise das conexões/relações. Este tipo de pesquisa é denominada (o):
 
Qualitativa
Quantitativa
Aplicada
Descritiva
Explicativa
�
 4a Questão 
Pontos: 0,0  / 0,5
A trajetória de elaboração de um trabalho científico, como por exemplo o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), é composta por várias fases inter-relacionadas, mas, que possuem uma determinada ordenação . Sinalize a sequência que representa o desenvolvimento inicial correspondente as primeiras etapas deste tipo de trabalho acadêmico:
 
Escolha do tema e Delimitação do tema .
Delimitação do Tema e Bibliografia.
 
Escolha do tema e Problematização do tema.
Escolha do Tema e Revisão de Literatura
Delimitação do tema e Problematização do tema
�
 5a Questão 
Pontos: 0,0  / 0,5
Do tema ao objeto de pesquisa, estabelecemos um recorte específico que orienta nossos passos na realização da pesquisa. Nesse sentido, transformamos:
discurso em ação
projeto em pré-projeto
 
tema em assunto
 
assunto em tema
ação em discurso
�
 6a Questão 
Pontos: 0,5  / 0,5
As hipóteses científicas, em geral, são as premissas dentro de uma determinada teoria, que podem ser validadas ou não com base em um método científico. Assinale suas principais características: I. Constituem proposições especulativas que se aceita de forma provisória como ponto de partida de uma investigação. II. A confirmação ou a negação de uma hipótese é determinada graças a raciocínios ou experiências com base em métodos científicos. III. Se uma hipótese é verdadeira, se transforma em fundamentação de uma teoria científica, se é refutada, se transforma em um contra-argumento.
Apenas as alternativas I e III estão corretas
Apenas as alternativas II e III estão corretas
Todas as alternativas estão incorretas
Apenas as alternativas I e II estão corretas
 
Todas as alternativas estão corretas
�
 7a Questão 
Pontos: 0,5  / 0,5
A importância da proposição dos objetivos da pesquisa e técnicas para a sua elaboração são um dos objetivos da disciplina. Recebe o nome de geral o objetivo que abrange a temática de todo o trabalho, ao passo que específicos são os objetivos de partes dele. Assim, podemos dizer que em relação aos objetivos:
o tema do TCC não está diretamamente ligado aos objetivos específicos que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
 
o tema do TCC terá um único objetivo geral, enquanto cada subdivisão deste tema terá o seu próprio objetivo, que será específico àquela etapa do trabalho.
o tema do TCC deverá ter mais de um objetivo geral que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
o tema do TCC não está diretamamente ligado aos objetivos gerais que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
o tema do TCC deverá ter mais de um objetivo geral e específico que apresente qual o propósito da pesquisa e os objetivos específicos tratariam das várias divisões do objetivo geral.
�
 8a Questão 
Pontos: 0,5  / 0,5
Em uma pesquisa, o marco teórico é construído a partir de dois momentos importantes: a revisão da literatura e a posterior escolha de uma perspectiva teórica como referência. Entende-se por revisão de literatura:
a tarefa de formular o problema científico a partir da escolha dos objetivos da pesquisa.
a tarefa de construir objetivos gerais e específicos como parte integrante da justificativa do trabalho.
 
a tarefa de identificar, obter e consultar a bibliografia, bem como outros materiais disponíveis e úteis ao objeto de estudo.
a tarefa de justificativa do projeto de pesquisa.
a tarefa de referenciar ao lista de documentos utilizados, no final do trabalho de pesquisa.
�
 9a Questão 
Pontos: 1,0  / 1,0
Observe a referência indicada e marque a opção correta:
MEDEIROS, João Bosco.Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 323 p.
Não é necessário fazer a indicação da edição da obra.
O sobrenome do autor não precisa aparecer com letras maiúsculas.
 
Deveria ter sido informado: Editora Ática.
 
O título deveria estar destacado com itálico, aspas ou sublinhado
 
A indicação da cidade - São Paulo - poderia ser SP.
 
�
 10a Questão 
Pontos: 0,0  / 1,0
FORMATAÇÃO É UM PRINCÍPIO ESSENCIAL PARA REALIZAÇÃO DE UM TCC. NESSE SENTIDO HÁ UM CRITÉRIO ESPECÍFICO QUANTO ÀS MARGENS QUE DETERMINA A SEGUINTE MEDIDA:
4CM SUPERIOR, 2CM INFERIOR, 3CM ESQUERDA, 3CM DIREITA
2CM SUPERIOR, 3CM INFERIOR, 2CM ESQUERDA, 3CM DIREITA
 
3CM SUPERIOR, 2CM INFERIOR, 3CM ESQUERDA, 2CM DIREITA
 
3CM SUPERIOR, 3CM INFERIOR, 3CM ESQUERDA, 2CM DIREITA
3CM SUPERIOR, 3CM INFERIOR, 3CM ESQUERDA, 3CM DIREITA

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes